Mestrado: Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, de acordo com a Comissão de Avaliação da área, e julgado pelo CTC/CAPES, na sua 192ª Reunião, que aconteceu no período de 04 a 06 de março de 2020. Reconhecido pela Portaria Ministerial de número 997, de 23 de novembro de 2020, e pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Parecer CNE/CES de número 351/2020, de 17 de junho de 2020, conforme publicação no Diário Oficial da União, de 24 de novembro de 2020, Seção 1 - ISSN 1677-7042, pág. 224.
O Programa
O Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental propõe a formação de profissionais capazes de compreender e intervir nos determinantes institucionais da saúde mental, a partir de uma perspectiva integradora entre sujeitos, práticas e contextos. Fundamentado em uma abordagem biopsicossocial, o Programa investiga como as instituições — compreendidas em seu sentido ampliado, como sistemas de normas, valores, saberes e modos de funcionamento — impactam os processos de adoecimento e cuidado ao longo do ciclo vital. Por meio de atividades acadêmicas e técnico-científicas voltadas para a análise crítica e o aprimoramento das práticas institucionais, o mestrado busca contribuir para a qualificação de ações em políticas públicas, educação, saúde e assistência social, com ênfase na promoção da saúde mental e na transformação das condições de vulnerabilidade psicossocial. O Programa se organiza em duas linhas de pesquisa, que enfocam os diferentes estágios do desenvolvimento humano: infância e adolescência, e vida adulta.
Público-Alvo
Profissionais com formação de nível superior em diversas áreas — como psicologia, saúde, educação, serviço social, justiça, gestão pública ou outras afins — que atuam ou tenham interesse em atuar em instituições voltadas à promoção, prevenção e cuidado em saúde mental. O Programa acolhe diferentes formações acadêmicas, compreendendo que o cuidado em saúde mental exige uma abordagem interdisciplinar. Assim, os projetos desenvolvidos no curso partem da formação original do estudante, valorizando sua experiência e seu campo de atuação profissional.
O Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental (PPG-PISM) surgiu a partir das experiências acumuladas por docentes do curso de Psicologia da UNIP Ribeirão Preto, com foco em ações psicossociais em instituições.
Em 2015, foi criado o primeiro grupo de pesquisa do curso, evoluindo em 2018 para o “Grupo de Pesquisas em Saúde Mental nos Contextos Institucionais”, com forte atuação nacional e internacional, inclusive em cooperação com o Professor Marc Corbière da UQAM (Canadá).
Além das pesquisas, atividades práticas em saúde e assistência social eram desenvolvidas por meio de estágios e projetos de extensão. Com base nessas experiências, dez docentes formularam e submeteram a proposta do PPG-PISM em 2019, aprovada pela CAPES em 2020 e implementada em 2022 devido à pandemia.
O PPG-PISM foi o primeiro programa profissional stricto sensu da UNIP e o único fora da capital, atendendo à carência de pós-graduação em Psicologia na região, alinhando-se ao foco institucional da universidade.
O alcance geográfico do programa superou as expectativas, atraindo candidatos de diversas cidades e estados brasileiros, ampliando sua atuação nacional.
Nos três primeiros anos, o programa formou 22 mestres e atuou em várias instituições públicas e privadas de Ribeirão Preto, outras cidades do estado de São Paulo, Minas Gerais e Roraima, fortalecendo sua missão de promover saúde mental institucional.
O PPG-PISM estabeleceu parcerias internacionais com instituições como a Universidade Autônoma de Lisboa, Universidad de Chile e Universidade Rovuma (Moçambique), promovendo intercâmbio docente, coorientações e pesquisas conjuntas.
A internacionalização se consolidou com a ampliação da Rede de Pesquisas em Estresse e Trabalho, que integra pesquisadores de Canadá, Chile e Moçambique.
O diferencial do programa é sua atuação prática em instituições sociais e de saúde, com egressos que já implementaram projetos relevantes como o “Meu Projeto Vida” no SENAC-SP e “Arte que Habita” com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Esses projetos exemplificam o objetivo do PPG de formar profissionais com competências para transformar a saúde mental institucional de forma sistêmica e integrada.
Na inserção social, destacam-se ações junto à Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto, com formação continuada para servidores, e o projeto “Ideal Acolhe” em parceria com uma empresa funerária, oferecendo suporte técnico e acolhimento ao luto.
O Programa de Mestrado Profissional em Práticas Institucionais em Saúde Mental tem por missão transformar as ações em saúde mental na sociedade, gerando um desenvolvimento saudável ao ser humano e melhor qualidade de vida ao mesmo, atuando junto a instituições diversas, a partir de referencial científico consolidado que fundamenta as suas ações de desenvolvimento de produtos técnicos e tecnológicos e de conhecimento científico, capazes de melhorar as condições de saúde mental do seu público final, a população brasileira. Essa missão se concretiza através da formação de mestres profissionais, discentes e egressos do PPG, articulada por meio de diversas ações concatenadas.
Objetivo geral
Preparar, de forma técnica, científica e inovadora, profissionais da saúde capazes de analisar, desenvolver, implantar e acompanhar políticas, métodos, instrumentos, ações e conhecimento empírico no campo da saúde mental em seus diversos contextos, fundamentado no conceito de ser humano biopsicossocial e de saúde integral, visando a transformação das ações em saúde mental na sociedade e gerando um desenvolvimento saudável ao ser humano e melhor qualidade de vida ao mesmo.
Objetivos específicos
Proporcionar capacitação técnica e científica aos recursos humanos que atendem à demanda em saúde mental regional; desenvolver, junto com os alunos, práticas inovadoras de atuação psicossocial em saúde mental; capacitar o aluno para o aprimoramento de sua atuação em equipes multidisciplinares e outras práticas de interface com os campos da saúde e social; desenvolver o senso crítico do aluno na sua atuação profissional, por meio da articulação teórico-prática e científica, para assim contribuir para o desenvolvimento da Psicologia e suas interfaces enquanto Ciência; desenvolver levantamentos diagnósticos de serviços em saúde mental e assistência social visando melhorias nos serviços; desenvolver programas e métodos aplicáveis na realidade regional dos serviços de saúde mental da região metropolitana de Ribeirão Preto, extensivos a outras regiões geográficas; proporcionar serviços técnicos e cientificamente fundamentados à população demandante por serviços em saúde mental; fomentar a transformação dos serviços regionais em saúde mental por meio de práticas inovadoras.
Perfil do egresso
Tendo como objetivo principal a preparação técnica, científica e inovadora de profissionais da saúde para que sejam capazes de analisar, desenvolver, implantar e acompanhar políticas, métodos, instrumentos, ações e conhecimento empírico no campo da saúde mental em seus diversos contextos, o egresso do mestrado profissional em Práticas de Institucionais em Saúde Mental deverá deter as habilidades técnicas e científicas de analisar, projetar, implementar e avaliar ações transformadoras no campo da saúde mental em instituições a partir de um olhar sistêmico e generalista. Tais habilidades deverão estar integralizadas no egresso por meio da competência de atuação integradora dos diferentes serviços e equipamentos, portanto deverá deter o conhecimento amplo de todo o processo sócio, político e econômico que se articula junto ao processo de saúde mental nos contextos institucionais diversos, acrescido de atitudes empreendedoras para a transformação social.
Área de Concentração: Saúde Mental nos Contextos Institucionais
A saúde é considerada na contemporaneidade como fruto de um processo biopsicossocial indissociável. Assim, falar de saúde mental pura e simplesmente, descolada de aspectos outros, é algo vazio de sentido. Ao abordar a saúde mental tem que se considerar os aspectos que estão no entorno da mesma considerando a interdependência e interdeterminação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Os fatores sociais estão organizados, e atuam sobre o indivíduo, a partir de instituições como família, escolas, organizações nas quais o indivíduo trabalha, organizações de suporte social como ONGs (Organizações não Governamentais), instituições de atendimento e atenção à saúde como UBS (Unidade Básica de Saúde), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) hospitais e CR (Centros de Referência) entre outras. Entendendo "Instituição" como um construto que engloba preceitos, valores, regras, fazeres e ações, tais instituições podem interferir positivamente ou negativamente no processo saúde-doença dos indivíduos ao longo de todo seu ciclo vital. Conhecer e atuar sobre os aspectos de interferências negativas, redirecionando-os para o desenvolvimento de interferências positivas e garantidoras de saúde mental à população é uma tarefa possível e viável e nesta atuação se concentram as atividades deste programa de mestrado profissional.
Linhas de Pesquisa
Linha 1: Saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente
Partindo do conceito biopsicossocial de saúde, esta há de ser vista de forma integral no ser humano em interação com seu entorno. Com enfoque na saúde mental, sem desconsiderar os aspectos biológicos e sociais, sabe-se que aspectos como constituição do sistema nervoso central e temperamento, a família e seus processos educativos, a interação no contexto escolar e, finalmente a interação ocorrida entre as diferentes instituições com a comunidade e a sociedade inserida em um contexto histórico cultural, podem configurar condições sociais de vulnerabilidade e interferirem nos processos de desenvolvimento psicológico, abrindo espaço para se instaurarem comprometimentos na saúde mental em longo prazo na vida do indivíduo. Por meio de estudos baseados em metodologias qualitativas, quantitativas, interventivos e mistos, esta linha de pesquisa objetiva analisar as variáveis institucionais no contexto da família, núcleo social e escolar em interação com as variáveis individuais relativas à maturação e funcionalidade do sistema neuropsicológico, a fim de gerar ações voltadas para um desenvolvimento saudável do ser humano. Esta linha atua, portanto, com trabalhos voltados a promoção, prevenção e tratamento da saúde mental ao longo do desenvolvimento psicológico, sendo seu foco final a criança e o adolescente. Tem como produtos metodologias, procedimentos, protocolos, instrumentos educativos e de intervenção, entre outros.
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Como um ser biopsicossocial não se pode descolar os aspectos orgânicos e ambientais da saúde mental do indivíduo. Entende-se que indivíduo adulto se encontra inserido numa sociedade organizada por meio de instituições com as quais estabelece uma relação de dependência existencial, tais como trabalho, família, instituições de atenção à saúde e assistência social. Tal relação de dependência atua na condição de saúde mental deste indivíduo adulto, podendo contribuir positiva ou negativamente a esta. Por meio de estudos baseados em metodologias qualitativas, quantitativas, interventivos e mistos, esta linha de pesquisa tem como foco o indivíduo adulto e objetiva analisar as variáveis da relação entre indivíduo e instituições, bem como de funcionamento interno destas instituições, com foco no desenvolvimento de procedimentos interventivos para promoção, prevenção e tratamento de problemas relativos ao processo saúde-doença mental a partir dos contextos institucionais. Apresenta como produtos finais, procedimentos de atuação, protocolos, instrumentos educativos e de intervenção, programas sistematizados de desenvolvimento institucional entre outros.Projeto 1 - Espiritualidade/Religiosidade, dor e saúde mental nos contextos institucionais
Espiritualidade/Religiosidade é um fenômeno que permeia diferentes experiências humanas, dentre elas: a dor, em sua compreensão ampliada; a saúde mental, em diferentes aspectos e contextos. Em relação a dor, que é uma das queixas mais prevalentes no mundo, diversos estudos apontam possibilidades de manejo por meio de recursos que levam em conta a espiritualidade/religiosidade. A complexidade e a subjetividade que compõe o fenômeno doloroso, podem tornar-se um desafio para profissionais no reconhecimento, na avaliação e no cuidado, revelando a necessidade de estreitamento do diálogo entre os diferentes saberes, para o manejo adequado, especialmente quando se considera o conceito de dor total, que abarca aspectos físicos, emocionais, sociais, espirituais, dentre outros. Já no que diz respeito à saúde mental, recursos ligados a espiritualidade/religiosidade também têm garantido estratégias de manejo adequadas, promovendo melhora na qualidade de vida. Assim, há reconhecidamente na literatura internacional, evidências da importância da espiritualidade/religiosidade no manejo da dor e da saúde mental, nas diversas instituições em que os indivíduos estão inseridos, o que implica na relevância de estudos que contemplem estes fenômenos. O objetivo desse projeto de pesquisa é preparar os profissionais para a identificação de recursos da espiritualidade/religiosidade que possam auxiliar no desenvolvimento de estratégias de manejo da dor e da saúde mental, pensando-se nos diferentes contextos institucionais (na família, no ensino, na saúde, no trabalho, etc.).
Docente responsável: Simone Saltareli
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Projeto 2 - A educação sexual, nas instituições, como recurso para o desenvolvimento da saúde mental e sexual
A sexualidade é parte constituinte da subjetividade humana, demandando, portanto, compreensão, reflexão e intervenção para que se possa contribuir de forma positiva durante todo o desenvolvimento da pessoa, seja criança, adolescente, adulto ou idoso. O conceito de sexualidade aqui se compreende em um sentido amplo, englobando afeto, amor, amizade, gênero, práticas sexuais, orientação sexual, reprodução e prazer; e seus desdobramentos como abuso sexual, vivência autônoma da sexualidade, diversidade de gênero, infecções sexualmente transmissíveis, dentre outros. Pretende-se neste projeto instrumentalizar o profissional de saúde e educação para realização de atividades de educação sexual nas instituições como: escolas, famílias, ONGs e comunidades, que possam levar a compreensão da importância da atuação do profissional de saúde na identificação dos fatores de risco e de proteção relacionados a conscientização de uma educação sexual ao longo do desenvolvimento. Considerando que a relação da pessoa com seu entorno pode contribuir para a construção de ideias errôneas e pré-conceitos com relação à vivência da sexualidade, ideias essas que favoreçam o desenvolvimento de psicopatologias, a ênfase dos trabalhos, nesse projeto, será nas instituições que contribuem sobremaneira para o desenvolvimento da subjetividade da pessoa. Como produtos resultantes pretende-se elaborar e implantar instrumentos e procedimentos que possibilitem o desenvolvimento saudável da sexualidade, criando recursos para a vivência de uma sexualidade autônoma.
Docente responsável: Selma Aparecida Geraldo Benzoni
Linha 1: Saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Projeto 3 - A saúde mental, o desenvolvimento e as competências sociais em contextos educacionais e em situações adversas
A literatura apresenta o impacto de algumas situações de vida, contexto e características individuais, tais como habilidades e competências, sobre desenvolvimento e saúde. A capacidade de superação diante de adversidades pode ser caracterizada como resiliência. As habilidades sociais podem atuar como fatores de proteção e, consequentemente, estar associada ao enfrentamento de adversidades, fomentando a promoção e prevenção em saúde mental. Os contextos institucionais, especialmente os educacionais, também são potenciais promotores do desenvolvimento e da saúde, e podem ser interessantes para investigação e atuação preventivas, de caráter universal e seletivo. O presente projeto tem como objetivo identificar fatores de promoção e de risco para a Saúde Mental e desenvolvimento, especificamente em contextos educacionais, como escolas e universidades, bem como em contextos que são considerados adversos, tais como estar em situação de rua, clínicas de reabilitação, acolhimento e de extrema pobreza. Espera-se que os resultados obtidos possam auxiliar na identificação de fatores de promoção e prevenção na saúde mental em contextos educacionais e em condições adversas para que sejam realizadas ações preventivas e intervencionais.
Docente responsável: Marta Regina Gonçalves Correia Zanini
Linha 1: Saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Projeto 4 - Crianças, adolescentes e adultos em contexto de risco e vulnerabilidade social
A violência é considerada, pela organização mundial de saúde, um problema de saúde pública com caráter multifatorial e multidimensional. Os países como o Brasil, em que as políticas públicas ainda estão em desenvolvimento, precisam ampliar seus estudos contemplando não só o fenômeno da violência, mas também os fatores de risco e de proteção, para que as políticas públicas possam ter mais ações que contemplem com eficácia a população que dela se beneficia. Este projeto objetiva identificar indicadores de risco e proteção a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social (crianças, adolescentes, adultos, idosos), bem como os profissionais que cuidam desta população. O projeto foca a elaboração e aplicação de práticas interventivas em contextos institucionais de baixa, média e alta complexidade propiciando desta maneira a melhoria dos contextos desenvolvimentais, salvaguardando a saúde mental e produzindo tecnologia especializada.
Docente responsável: Ana Carolina Ferreira Castanho
Linha 1: Saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Projeto 5 - Demandas e atuações de saúde mental em contextos de atenção à saúde coletiva
As instituições que correspondem à porta de entrada para o Sistema Único de Saúde - SUS, recebem uma demanda diversificada. Considerando o aspecto biopsicossocial, qualquer enfermidade que seja atendida em uma unidade de saúde deverá demandar um olhar mais complexo e sistêmico. Este estudo é orientado a identificar as necessidades prevalentes, fatores de risco e/ou proteção de saúde mental à usuários, familiares e equipe de profissionais que atuam em diferentes contextos de atenção à saúde pública. Dessa forma, serão investigadas as demandas de saúde mental, considerando os fatores biológicos, psicológicos e sociais envolvidos, com o intuito de produzir novas estratégias de promoção, prevenção e intervenção à saúde mental coletiva.
Docente responsável: Ana Paula Parada
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Projeto 6 - Envelhecimento, práticas psicossociais para qualidade de vida na longevidade e os cuidados ofertados pelas equipes de saúde
A morte é uma possibilidade na vida do todo ser humano em qualquer momento da vida. Como parte de nossa cultura ocidental, muitos adultos evitam falar sobre o envelhecimento e das possibilidades de aproximação com a morte, uma vez que não foram educados na formação para lidar com perdas e com o manejo da finitude. Esse cenário muitas vezes leva os cuidadores profissionais à impotência e ao adoecimento por não haver uma cultura de acolher e lidar com perdas. Este projeto visa investigar as intervenções do psicólogo e de outros profissionais envolvidos no cuidado ao luto perante pacientes, famílias e equipes de saúde, sobre os desafios que todos enfrentam em processos vitais do envelhecimento e a falta de ação efetiva e humanizada de cuidado com a finitude humana. O objetivo é preparar profissionais como psicólogos, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, assistentes sociais e outros que atuam, ou desejam atuar, no tema envelhecimento e luto. O projeto trabalha com estudos quanti-qualitativos, buscando desenvolver práticas mediante os diferentes métodos de pesquisa e as necessidades dos cenários de saúde, dos usuários envolvidos, das instituições e do cuidado, levantados por meio da Cartografia. Campos como a psico-oncologia, a gerontologia, a psiquiatria, a neurologia, a educação continuada de profissionais da saúde e psicologia clínica, entre outros, constituem campos de atuação do projeto.
Docente responsável: Lílian Cláudia Ulian Junqueira
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Projeto 7- Intervenção psicossocial, com foco no estresse em trabalhadores acometidos por problemas de saúde relacionados ao trabalho
No contexto de trabalho, junto a organizações públicas e privadas, observa-se a manifestação de muitos comprometimentos da saúde mental e, partindo de uma referência teórica da psicologia cognitiva comportamental, tomando o estresse como manifestação de problemas psicossociais e de saúde mental relacionada ao trabalho, o projeto busca uma compreensão ampla e transcultural das questões psicológicas e sociais que interferem negativamente na qualidade de vida, funcionalidade e capacidade produtiva de trabalhadores adoecidos. Fundamentado na CIF - Classificação Internacional da Funcionalidade e Incapacidade (OMS), o projeto é desenvolvido por meio de metodologias quantitativas, qualitativas e de intervenção, tendo como participantes trabalhadores dos setores público e privado. Tem como produtos o desenvolvimento de instrumentos de diagnóstico, metodologias de intervenção para recuperação, fortalecimento e reinserção destes trabalhadores nas atividades produtivas, bem como o desenvolvimento e implantação de programas educativos relacionados à promoção de saúde e prevenção relativas à saúde mental e trabalho.
Docente responsável: Paulo Eduardo Benzoni
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Projeto 8 - Práticas de reinserção social e de promoção da cidadania no contexto da saúde mental
Trabalho orientado pela constatação de que os trabalhadores da área de saúde mental necessitam nortear suas práticas pela Legislação atual, especialmente no que se refere aos serviços que pretendem substituir as antigas internações em hospitais psiquiátricos. Tem como objetivo a promoção da cidadania de egressos de internações psiquiátricas e/ou pessoas com demandas de ressocialização. Neste sentido, práticas clínicas institucionais a partir do referencial teórico-metodológico dos grupos operativos e da fenomenologia serão utilizadas na discussão e orientação de possíveis intervenções nos serviços de saúde mental do município. Como método de coleta e análise dos dados de pesquisas aqui desenvolvidas, também serão utilizados os mesmos referenciais, visando a loucura como um fenômeno social e passível de compreensão no contexto coletivo em que se manifesta.
Docente responsável: Isabel Cristina Carniel
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Projeto 9 - Problemas de saúde mental no contexto educacional e seus efeitos nos processos de desenvolvimento humano
Nos últimos anos um novo paradigma em saúde mental vem se consolidando nos contextos educacionais, através do qual práticas mais abrangentes e contextualizadas de prevenção e de promoção de saúde psicológica estão ganhando espaço. Crianças e adolescentes afetadas por fatores de risco apresentam com maior frequência problemas emocionais, de aprendizagem, de escolarização, de socialização, de comportamento, evasão escolar, dentre outros. Observa-se um aumento nos índices de afastamento do trabalho por profissionais da educação devido à problemas relacionados ao bem-estar no contexto educacional. Diversos são os efeitos que problemas de saúde mental vivenciados no contexto educacional podem ocasionar nos processos de desenvolvimento psicológico. A partir dos pressupostos da Psicologia Sócio Interacionista, este projeto tem dois objetivos principais: a) fazer um levantamento de indicadores produtores de problemas de saúde mental relacionados aos contextos educacionais, e investigar seus efeitos nos processos de desenvolvimento psicológico; e b) elaborar práticas interventivas buscando-se a promoção da saúde mental. Trabalhar-se-á com metodologias qualitativas, quantitativas, instrumentos de avaliação, e pesquisas com intervenção, possibilitando a construção de práticas inovadoras, em uma perspectiva crítica e interdisciplinar.
Docente responsável: Caroline Francisca Eltink
Linha 1: Saúde mental e os diferentes contextos institucionais de desenvolvimento da criança e do adolescente
Linha 2: Saúde mental do adulto nos diferentes contextos institucionais
Grupo de Pesquisa em Saúde Mental nos Contextos Institucionais: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2509995315856940
Espaço físico:
- Salas para aulas teóricas e seminários: 6 salas climatizadas, com microcomputadores, data shows, DVDs, telas, mesas e cadeiras.
- Espaço para Trabalhos Psicossociais: constituído de um edifício externo ao campus, localizado na região central da cidade de Ribeirão Preto - SP e de fácil acesso à população. O espaço conta com 5 salas privativas e com isolamento acústico para atendimento individual, climatizadas, equipadas com mesa e cadeiras almofadadas; 4 salas para atendimento em grupo, climatizadas, com isolamento acústico, mesa e cadeiras para os participantes dos grupos e uma sala de espelho, climatizada, com mesa e cadeiras, equipada com espelho translúcido para observação e microfone com som interligado à câmara escura.
- Sala de alunos: salas para reunião e estudos para alunos, climatizadas, com mesas, cadeiras, microcomputadores com acesso à internet de alta velocidade incluindo o sistema wireless, scanner e impressora.
- Sala dos professores: os docentes do programa contam com uma sala para reunião e orientação de alunos, climatizada, com mesas, cadeiras, microcomputadores com acesso à internet de alta velocidade incluindo o sistema wireless, scanner e impressora.
- Salas de trabalho dos professores permanentes: São quatro salas climatizadas, com mesa, cadeiras, microcomputador com acesso à internet de alta velocidade incluindo o sistema wireless, scanner e impressora.
- Sala para vídeo conferência: uma sala climatizada, com data show, microcomputadores, acesso para vídeo conferência (Computadores - Celeron J1800 2,5Ghz - 4gb RAM, monitores 19", Projetor - BenQ MS531 3000 lumens, Webcam - Microsoft LifeCam HD-3000, Internet - 100 megas dedicados com link redundante) com imagem, som e compartilhamento de arquivos, telas, mesa de reunião e cadeiras destinada a reuniões com parceiros internacionais do programa.
- Salas para Qualificações e Defesas: espaço climatizado, equipado com data show, microcomputadores, acesso para videoconferência, telas, cadeiras estofadas e mesa para até cinco integrantes nas bancas. Conta com 37 assentos para a audiência, além de um espaço reservado para pessoa usuária de cadeira de rodas.
- Secretaria de Pós-Graduação que dá suporte aos alunos e professores do Programa.
- Auditórios: no campus Ribeirão Preto há seis auditórios com capacidade de 150 lugares, e um anfiteatro com capacidade para 590 lugares, todos com toda a infraestrutura para a realização de cursos e eventos.
Recursos de informática
O Laboratório de Informática, salas de alunos e de professores estão equipados com computadores interligados à rede de informática da UNIP, com acesso à internet de alta velocidade, incluindo o sistema wireless, correio eletrônico e rede da biblioteca, o que permite o acesso a todo o acervo bibliográfico da Universidade.
A UNIP disponibiliza para os alunos de Pós-Graduação um laboratório de informática que contém 20 microcomputadores, 01 impressora e técnico de informática à disposição. Todos os computadores possuem softwares de última geração para a realização de análises estatísticas, confecção de material didático, banco de dados e editores de texto.
Bibliotecas
A organização das bibliotecas da UNIP tem como objetivo atender às necessidades dos cursos e demais atividades da Universidade, dando suporte ao ensino e à pesquisa. Destaca-se a disponibilização do Portal de Periódicos da CAPES para toda a comunidade acadêmica. Alunos e professores podem consultar livros, monografias, teses, vídeos, CD-ROMs e periódicos por intermédio de um sistema totalmente revolucionário, pois as bibliotecas já estão estruturadas de forma a dar suporte ao ensino e à pesquisa, dentro de uma organização multicampi. As bibliotecas setoriais (uma em cada campus) são controladas por uma unidade central de informações via. Todas as bibliotecas da instituição são interligadas on-line pela Internet, possibilitando o uso pleno dos serviços e recursos durante 24 horas por dia, e respeitando a descentralização dos acervos, necessária devido às diferentes localizações dos campi. O acervo atual possui 1.170.943 exemplares dos mais variados títulos que é franqueado aos usuários, disponibilizado para empréstimo domiciliar e consulta local, com acesso on-line 24 horas para consulta, renovação e reserva.
Parcerias Institucionais
Nos anos de 2022 a 2024, por meio de trabalhos realizados por seus alunos e professores, o Programa atuou com as seguintes instituições:
- Secretaria Municipal de Assistência Social de Ribeirão Preto.
- Centro de Atenção Psicossocial - álcool e outras drogas (CAPSad) de Ribeirão Preto
- Centro Educacional do Instituto Espírita Paulo de Tarso – IEPT.
- Congregação Cristã de Ribeirão Preto.
- Rede Ideal de Assistência Funerária.
- ONG Vitória Régia - Núcleo de Apoio Feminista de Ribeirão Preto.
- SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial nas unidades de Votuporanga – SP e Franca – SP.
- Clínica de Psicologia e Neuropsicologia de São José do Rio Pardo – SP.
- Colégio Objetivo / Centro Educacional Galilei - Colégio Integrado de Matão em Matão – SP.
- Tecer Psicologia e Intervenção Ltda em Osasco – SP.
- Colégio Origem de Cerquilho em Cerquilio – SP.
- Rede de Supermercados Estrela em Presidente Prudente – SP.
- Unidade Básica de Saúde – UBS Alfredo Alexandre em Embaúba – SP.
- Hospital de Caridade São Sebastiao em Borborema – SP.
- JB Shoes – Indústria de Calçados em Franca – SP.
- Dan Inn Hotéis de São Carlos – SP.
- Bethel Casas Lares de Sorocaba -SP.
- Núcleo de Atenção ao TEA do Sistema Vida de Saúde de Monte Alto em Monte Alto – SP.
- Unidade Básica de Saúde de Ipunhúna em Ipunhúna – MG.
- Escola Estadual Monteiro Lobato na cidade de Boa Vista – RR.
- Universidade da Amazônia na cidade de Boa Vista – RR.