A internacionalização do Programa pode ser atestada por meio das ações já realizadas com parcerias internacionais.
Projetos de pesquisa com membros participantes de instituições estrangeiras
Antonio Adami – Novos modelos de produtos culturais de narração sonora e radiofônica multimídia - digital storytelling e interatividade. Participação de MANUEL ÁNGEL FERNÁNDEZ SANDE (Universidade Complutense de Madrid, Espanha), listado no GP Mídia, Cultura e Memória;
Carla Montuori Fernandes – Tensionamentos entre Campos Sociais: as fake news e a reconfiguração do campo comunicacional. Participação de EVA CAMPOS DOMINGUES (Universidade de Valladolid, Espanha), listada no GP Mídia, Cultura e Memória;
Paolo Demuru – Futebol, mídia e novos populismos no Brasil contemporâneo: um olhar sociossemiótico. Participação de FRANCISCU SEDDA (Universidade de Roma Tor Vergata, Itália), listado no GP Semiopolítica dos Processos Socioculturais e Midiáticos;
Simone Luci Pereira – Culturas urbanas, juventudes e práticas musicais-midiáticas alternativas em São Paulo: usos da cidade, socialidades e interculturalidade. Participação de PAULA MARIA GUERRA (Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Portugal).
CESEM/ FCSH Universidade Nova de Lisboa – Participa do projeto História Temática da Música em Portugal e no Brasil, coordenado pelo Prof. Manuel Pedro Ferreira (em andamento).
Publicações de circulação internacional do Programa
ADAMI, A. Produção e memória radiofônica de São Paulo como Patrimônio Cultural Imaterial. Documentacion de las Ciencias de la Informacion, v. 43, p. 57-62, 2020.
ADAMI, A. Radio in Brazil: The Size of the Medium and the Current Stage of Research. In: J.Ignacio Gallego; Manuel Fernández-Sande; Nieves Limón. (Org.). Trends in Radio. 1ed.Newcastle - Inglaterra: Cambridge Scholars Publishing, 2018, v. 1, p. 277-287.
CONTRERA, M. S. Imaginação e dimensão simbólica da imagem. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, v. 15, p. 1-10, 2019.
CONTRERA, M. S.; BARROS, A. T. M. P. Études de l'imaginaire - l'initiation en tant que méthode. SOCIÉTÉS (PARIS), v. 142, p. 129-140, 2018.
DEMURU, P. I nuovi stadi di San Paolo. In: Ana Claudia de Oliveira. (Org.). San Paolo in divenire, tra identità, conflitti e riscritture. 1ed.Roma: Nuova Cultura, 2017, v. 1, p. 306-330.
DEMURU, P. Imágenes de la Nación y Nuevo Populismo entre Brasil y Perú: una mirada semiótico-discursiva. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, v. 16, p. 168-179, 2019.
DEMURU, P. Prendere Posizione. Actes Semiotique, v. 1, p. s/p, 2017.
DEMURU, P.; SEDDA, F. Da cosa si riconosce il populismo. Ipotesi semiopolitiche. ACTES SÉMIOTIQUES (EN LIGNE), v. 129, p. 1, 2018.
DEMURU, P.; SEDDA, F. Il corpo social-ista. Actes Sémiotiques, v. 130, p. 1-14, 2020.
DEMURU, P.; SEDDA, F. Social-ismo. Forme dell'espressione nell'era del populismo digitale. Carte Semiotiche, v. 6, p. 130-145, 2019.
DEMURU, PAOLO; SEDDA, F. La rivoluzione del linguaggio social-ista: umori, rumori, sparate e provocazioni. Rivista Italiana di Filosofia del Linguaggio, v. 13, p. 26-40, 2019.
FERNANDES, C. M.; DE OLIVEIRA, L. A.; GOMES, V. B. As notícias falsas e a reconfiguração do campo jornalístico era da pós-verdade. REVISTA DE LA ASOCIACIÓN ESPAÑOLA DE INVESTIGACIÓN DE LA COMUNICACIÓN, v. 7, p. 231-249, 2020.
FERNANDES, C. M.; OLIVEIRA, L. A.; MARTINS, T. F. A Propaganda Política na TV e o HGPE como modelo hegemônico de estratégia eleitoral: análise da eleição de 2014. Mediaciones Sociales, v. 17, p. 135-153, 2018.
FERNANDES, C. M.; SANTOS, C. Mapeamento dos Estudos sobre Debates Eleitorais pela Televisão no Brasil. RAZÓN Y PALABRA, v. 21, p. 495-510, 2017.
GRECO, C. Crítica especializada e crítica popular: autoridade e gosto no debate sobre qualidade na TV. In: FERIN, Isabel; CASTILHO, Fernanda; GUEDES, Ana Paula. (Org.). FICÇÃO SERIADA TELEVISIVA NO ESPAÇO LUSÓFONO. 1ed.Covilha, Portugal: LabCom, 2017, v. 1, p. 203-226.
GRECO, C. Noveleiros on-line: como os fãs podem transformar uma novela em cult. Palabra Clave, v. 20, p. 884-916, 2017.
GRECO, C.; LIMA, M.; PEREIRA, T. The Phenomenon of Biblical Telenvelas in Brazil and Latin America. In: Wickham Clayton. (Org.). The Bible Onscreen in the New Millennium: New Heart and New Spirit. 1ed.Manchester: Manchester University Press, 2020, v. 1, p. 1-1.
GRECO, C.; VASSALLO DE LOPES, M. I. Fanfic as adaptation: The Phantom of the Opera case. Comunicación y Sociedad (Guadalajara), v. 2020, p. 1-23, 2020.
HELLER, B.; PERAZZO, P. F.; VECCHI, C. G.; MELLO, L. G. M. M. A Construção da memória de um operário da Tribuna Metalúrgica: Histórias de vida e de militância. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS DE LA COMUNICACIÓN, v. 18, p. 61-70, 2020.
LONGHI, C. R.; OLIVEIRA, I. S. Elecciones 2018 en Brasil: análisis de las imágenes en Facebook de los candidatos en la segunda vuelta. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, v. 26, p. 1455-1469, 2020.
MARQUES, G. S. E.; FERNANDES, C. M. La telenovela Salve Jorge y la división Política respecto a la Trata de Personas en Brasil. RAZÓN Y PALABRA, v. 22, p. 168-181, 2018.
PEREIRA, S. L. Idílios, identidades e escutas na obra musical-midiática de Marina de la Riva. In: II Simposio Internacional Comunicación Y Cultura, 2017, Colima/Mexico. Memorias del II Simposio Internacional Comunicación y Cultura. Colima: Universidad de Colima, 2017.
PEREIRA, S. L.; AVELAR, M. S. Dinâmicas comunicacionais urbanas no bairro do Bixiga (São Paulo/Brasil): música, produção de multiterritórios e derivas. In: XIV Congreso de la Asosiación Latinoamericana de Investigadores en Comunicación - ALAIC, 2018, San José/Costa Rica. Memorias del XIV Congreso de la Asosiación Latinoamericana de Investigadores en Comunicación - ALAIC. San José: Alaic, 2018.
PEREIRA, S. L.; SOARES, T. Reguetón en Cuba: censura, ostentación y grietas en las políticas mediáticas. Palabra Clave, v. 22, p. 143-170, 2019.
SILVA, M. R. The eclipse of imaginary: instrumental imaginary and reducing the imaginative power of images. MATRIZES (ONLINE), v. 14, p. 119-141, 2020.
SOUZA, G. Memorias del desplazamiento en el documental brasileño: testimonio y paisaje en Aboio, de Marília Rocha. CHASQUI. REVISTA LATINOAMERICANA DA COMUNICACIÓN, v. 137, p. 245-259, 2018.
SOUZA, G. El tren, el viaje, la ruina: memoria y desplazamiento en el documental brasileño. Montajes. Revista de Análisis Cinematográfico, v. 8, p. 23-39, 2019.
SOUZA, G.; CAETANO, R. As performances do poder em Cidadão Kane: exercício, conivência e enfrentamento. RAZÓN Y PALABRA, v. 23, p. 658-684, 2020.
VALENTE, H. A. D. E la nave va... Nel blu, ti pinto di blu: Tourist cruises: floatting cities and musical soundscapes.. In: VIII Congresso AISU: La città, il viaggio, il turismo : precezione, produzionne, transformazione, 2017, Nápoles. La città, il viaggio, il turismo : precezione, produzionne, transformazione (The city, the travel, the tourism: prerception, production, processing. Nápoles: CIRICE - Centro Interdipartimentale di Ricerca sull?Iconografia della Città Europea., 2017. v. 1. p. 909-914.
VALENTE, H. A. D. 'Una musica dolce suonava....' Memory and nomadism in the Italian-Brazilian song. In: Maeder, Costantino ; Reybrouck, Mark. (Org.). Makiing sense of music: studies on musical semiotics. 1ed.Louvain/ Leuven (Bélgica): UCL Presses Universitaires de Louvain, 2017, p. 195-204.
VALENTE, H. A. D.; Coli, J. M. Memória, nomadismo e a construção da personalidade vocal no bolero. In: Luis Omar Montoya Arias, Saulo Sandro Alves Dias, Heloísa de A. Duarte Valente, Marco Aurelio Díaz Güemez. (Org.). México. Corazón musical de Latinoamérica. 1ed. Mérida: ESAY, 2018, v. 1, p. 311-340.
VALENTE, H. A. D.; Montoya, L. O. (Org.); ALVES, S. (Org.). México. Corazón Musical de Latinoamérica. 1. ed. Yucatán: Escuela Superior de Artes de Yucatán / Universidade Paulista, 2018. 628p.
VALENTE, H. A. D.; RODRIGUES, A. D. Os amantes da rancheira. México. Corazón musical de Latinoamérica. 1ed.Mérida: ESAY, 2018, v. 1, p. 64-93.
Produções do PPG resultantes de projetos de pesquisa com instituições estrangeiras
ADAMI, A.; SANDE, M. A. F.; DIAS, L. As revistas de Rádio brasileiras pioneiras e a espetacularização. In: 40 INTERCOM, 2017. 40 INTERCOM. São Paulo: Editora da Intercom, 2017.
PERAZZO, P. F.; HELLER, B.; CUELLAR, K. Y. C.; LEMOS, V. Memória, identidade e alteridade na história de vida de uma imigrante alemã (Brasil, século xx). BOLETIM - CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS (UEL), v. 75, p. 53-82, 2019.
DEMURU, P.; SEDDA, F. Da cosa si riconosce il populismo. Ipotesi semiopolitiche. ACTES SÉMIOTIQUES (EN LIGNE), v. 129, p. 1, 2018.
DEMURU, P.; SEDDA, F. Il corpo social-ista. Actes Sémiotiques, v. 130, p. 1-14, 2020.
DEMURU, P.; SEDDA, F. Social-ismo. Forme dell'espressione nell'era del populismo digitale. Carte Semiotiche, v. 6, p. 130-145, 2019.
DEMURU, PAOLO; SEDDA, F. La rivoluzione del linguaggio social-ista: umori, rumori, sparate e provocazioni. Rivista Italiana di Filosofia del Linguaggio, v. 13, p. 26-40, 2019.
VALENTE, H. A. D.; Montoya, L. O. (Org.); ALVES, S. (Org.). México. Corazón Musical de Latinoamérica. 1. ed. Yucatán: Escuela Superior de Artes de Yucatán / Universidade Paulista, 2018. 628p.
FERNANDES, C. M.; DOMÍNGUEZ, E. C. Mobilizações na rede social: o partido espanhol Podemos e o cenário eleitoral brasileiro. LUMINA (JUIZ DE FORA), v. 13, p. 85-102, 2019.
PEREIRA, S. L.; MOYA, M. M. De Músicas, Sons e Dissonâncias: Experiências de Pesquisa nas Ruas de Duas Cidades. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 2018, Joinville/SC. Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018.
Docentes ou pesquisadores visitantes estrangeiros recebidos pelo PPG
ANAHÍ ALEJANDRA RÉ (Universidad Nacional de Córdoba, Argentina), ISABEL CAPELOA GIL (Universidade Católica de Lisboa), MARISA ALEJANDRA MUÑOZ (Universidad Nacional de Cuyo, Argentina), VALENTINA BULO (Universidad de Santiago de Chile, Chile). Participaram de conferências do VI COMCULT, promovido em 2018 em parceria com o PPGCOS-PUC/SP e o PPGCOM FACASPER com financiamento FAPESP.
CLAUDIA ATTIMONELLI (Universidade Aldo Moro, Bari, Itália), VICENZO SUSCA (Universidade Paul Valéry, Montpellier e Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano Universidade de Sorbonne, França) e MCLUHAN FELLOW (Universidade de Toronto, Canadá) na mesa redonda Pornocultura, comunicação e estética. Viagem ao fundo da carne: a pornocultura como uma reação à saturação da pornografia tradicional, sob a coordenação de Solange Wajnman, em 2017;
FRANCISCU SEDDA (Universidade de Roma Tor Vergata, Itália). Participou como professor, juntamente com Paolo Demuru, do Seminário Avançado Práticas Interacionais, Linguagens e Discursos Populistas nas Redes Sociais Digitais: explorações a partir do caso italiano, realizado entre 28 de setembro e 16 de outubro com duração de 10 horas, para estudantes matriculados. O seminário foi realizado remotamente, visto que em razão da pandemia, a visita do Prof. Franciscu Sedda foi suspensa. O evento integra projeto de intercâmbio com financiamento Erasmus solicitado e com análise suspensa também em razão das condições sanitárias;
GUNTER GEBAUER (Universidade Livre de Berlim, Alemanha). Realizou a conferência: Ainda existem as massas? Emoções das massas e a questão do eu vivencial em Aula Magna comemorativa dos 20 anos da criação do PPGCOM UNIP, em 2017;
IGNÁCIO FRANCO (Programa de pós-graduação de Ciencias en Ecología y Desarrollo Sustentable do Colégio de Fronteira Sur, San Cristóbal de las Casas, Chiapas, México). Realizou a conferência: Comunicación intercultural: descolonización del pensamento, sob a coordenação de Jorge Miklos.
MARTIN LOPEZ MOYA (Centro de Estudios Superiores de México y Centroamérica da Universidad de Ciências y Artes de Chiapas, México). Participou como professor visitante de atividades do PPG durante entre 03 e 27 de setembro de 2018. No período, participou de reuniões do GP Musimid (do qual a Profa. Simone L. Pereira participava antes da criação do Ubersom), da disciplina Teoria da Comunicação e Cultura ministrada pela Profa. Simone Luci Pereira, da banca de qualificação da discente Milena Santana Signor Avelar, além de ministrar o seminário Etnografia como Método em Pesquisas de Comunicação, com duração de 16 horas, para estudantes do PPG;
MICHEL MAFFESOLI (Universidade Paris V, Sorbonne, França). Realizou a conferência: Comunicação e Pós-Modernidade em Aula Magna de abertura das atividades do PPG em 2018.
SUSANA SARDO (Universidade de Aveiro) e JOSÉ LUIS FERNÁNDEZ (Facultad de Ciencias Sociales - Universidad de Buenos Aires). Participaram de conferências de abertura e encerramento do 14° MUSIMID, promovido em 2017 com financiamento FAPESP.
CELSA ALONSO (Universidade de Oviedo, Espanha), Paulo Chagas (Universidade de Riverside, Estados Unidos), Martín de la Cruz López Moya (Universidade de Chiapas, México) participaram do 14º MusiMid (2018) (financiamento FAPESP).
SERGIO PUJOL (Universidade de La Plata, Argentina) participou do 15º MusiMid
(2019) (financiamento FAPESP).
MARIA JOÃO SERRÃO E PAULO FERREIRA DE CASTRO (Universidade Nova de Lisboa) participaram do 16º MusiMid (2020).
JUAN PABLO GONZÁLEZ (Universidade Alberto Hurtado, Chile) e Pablo Alabarces (Universidade de Buenos Aires, Argentina) participaram do 17º MusiMid.
Docentes/pesquisadores estrangeiros em bancas de defesa de teses no Programa
KARLA YOLANDA COVARRUBIAS CUELLAR (Universidad de Colima, México) / Comunicação e Memória: narrativas orais de história de vida dos produtores e distribuidores da tribuna metalúrgica no “Novo Sindicalismo” (1978 A 1985) - Cristine Gleria Vecchi (Tese): 11/11/2020;
ANGEL FERNÁNDEZ SANDE (Universidad Complutense de Madrid, Espanha) / A Paulicéia Radiofônica não contada – Luciana Antunes (Dissertação): 01/03/2019;
MANUEL ÁNGEL FERNÁNDEZ SANDE (Universidad Complutense de Madrid, Espanha) / Patrimônio Cultural Radiofônico Paulista – Renato Cesar de Souza Teixeira (Dissertação): 01/03/2019;
MANUEL ÁNGEL FERNÁNDEZ SANDE (Universidade Complutense de Madrid, Espanha) / A Revista do Rádio entre 1953 e a Cultura Do Espetáculo – Lucia Carvalho Moreira Dias (Tese): 27/06/2019;
TERESA CUNHA (Universidade de Coimbra, Portugal) - O Peso e a Mídia: uma autoetnografia da gordofobia sob o olhar da complexidade – Agnes de Souza Arruda (Tese): 17/06/2019.
Atuações do PPG em estágio/treinamento, visitas técnicas, reuniões de pesquisa e cooperação em instituição estrangeira
AGNES DE SOUSA ARRUDA, egressa (2019). Durante o doutorado realizou estágio de pesquisa em período sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Bolsa PDSE CNPq.
CARLA MONTUORI FERNANDES (2018). Participação no Seminario Internacional de Innovación Docente e Investigación en Comunicación na Universidad de Valladolid, Espanha.
CARLA MONTUORI FERNANDES (2018). Participação de atividades de investigação junto ao GP Reflexión y Estudio de la Comunicación Online da Universidade de Valladolid, Espanha.
IVETE MARIA SOARES RAMIREZ RAMIREZ, doutoranda (2020). Cursou no segundo semestre a disciplina Comunicación y Cultura, ministrada pelo Prof. Rodrigo Moulian Tesmer no Programa de Doutorado da Faculdad de Filosofía y Humanidades da Universidad Austral de Chile. A participação ocorreu de forma remota em razão da pandemia.
SIMONE LUCI PEREIRA (2018). Atuou como docente visitante e realizou reuniões de pesquisa no Centro de Estudios Superiores de México y Centroamérica (CESMECA) da Universidad de Ciências y Artes de Chiapas (México).
SIMONE LUCI PEREIRA (2019). Atuou como docente na Agenda de Juventudes da IX Escuela Internacional de Posgrado de la Red INJU, organizada pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), El Colegio de La Frontera Norte, La Red Iberoamericana de Posgrados em Infancias y Juventudes (RedINJU), Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud del CINDE-UManizales (CEANJ), El Colegio de México (El COMEX) e o Centro de Investigaciones Superiores em Antropologia Social (CIESAS).
Docentes e egressos do Programa que realizaram estágio pósdoutoral ou sênior no exterior
ANTÔNIO ADAMI realizou estágio de pesquisa na Universidad Autonoma de Barcelona e pós-doutorado na Facultad de Ciências de la Información de la Universidad Complutense de Madrid, Espanha (Bolsista FAPESP).
CARLA MONTUORI FERNANDES realizou pós-doutorado em Comunicação na Universidad de Valladolid, Espanha (Bolsista FAPESP).
CARLA REIS LONGHI realizou pós-doutorado em Comunicação na Facultad de Ciências de la Información de la Universidad Complutense de Madrid, Espanha (Bolsista FAPESP).
HELOÍSA DE ARAÚJO DUARTE VALENTE realizou estágio de pesquisa junto à École des hautes études en sciences sociales, França (Bolsista CNPq).
JORGE MIKLOS realizou estágio de pesquisa no Vilém Flusser-Archiv em Berlim (Apoio FAPESP).
MALENA SEGURA CONTRERA realizou pós-doutorado Universidade de Viena (Áustria) (Apoio FAPESP), com estágios de pesquisa na Universidade de Sevilha (Espanha) (Apoio FAPESP) e na Universidade Livre de Berlim (Alemanha) (Apoio FAPESP).
SIMONE LUCI realizou pós-doutorado no Progranma de Investigación Posdoctoral en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud da Red CLACSO de Posgrados e Red INJU, em Buenos Aires, Argentina; Tijuana, México; Medellin e Manizales, Colômbia.
SOLANGE WAJNMAN realizou pós-doutorado pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (Bolsista FAPESP) [Vínculo com o NDP somente em 2017 e 2018].
Docentes com orientação ou coorientação de discentes em Programas no exterior
ANTONIO ADAMI – coorientação de Bruno Domingues Micheletti. Nuevas Alternativas para la Gestión del Patrimonio Radiofónico: Análisis de Experiências y Prácticas en los Museos y fonotecas de Brasil y España. Início: 2018. Tese (Doctorado em Periodismo) - Universidad Complutense de Madrid, Espanha.
ANTONIO ADAMI – coorientação de David Alvarez. La rádio musical en España: Análisis de la radio fórmula comercial. Início: 2017. Tese (Doctorado en Periodismo) – Universidad Complutense de Madrid, Espanha.
HELOÍSA DE ARAÚJO DUARTE VALENTE – coorientação de Jimena Anabel Jauregui. El tango en los medios masivos. La construcción broadcasting de un género musical. 2019. Tese (Doutorado em Ciências sociais) - Universidad de Buenos Aires, Argentina.
SIMONE LUCI PEREIRA – coorientação de Tomas Frere. Raza, clase y nación en el estado actual de la canción popular brasileña. Início: 2020. Tese (Doutorado em Música) - Universidad Nacional Autónoma de Mexico, Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología, Mexico.
Discentes do PPG com coorientadores em Programas no exterior
EVERTON VITOR PONTES DA SILVA. Fluxos musicais paulistanos alternativos entre ruas e redes: territorialidades, performatividades e negociações nos ativismos queer. 2020. Tese. Coorientado por Paula Guerra (Universidade do Porto, Portugal).
PATRÍCIA CRISTINA DE LIMA. O cenário democrático através do humor memético: uma comparação entre a realidade brasileira e a espanhola. Início: 2018. Tese. Coorientada por Eva Campos Dominguez (Universidad de Valladolid, Espanha).
Docentes em comitês editoriais e em editoria de periódicos do exterior
HELOÍSA DE ARAÚJO DUARTE VALENTE
Membro do Comité asesor y de lectura da Revista DeSignis [ISSN 2462-7259] da Federación Latinoamericana de Semiótica
Docentes com atividades acadêmicas no exterior (docência, seminários, bancas, comissões, processos seletivos)
MALENA SEGURA CONTRERA (2020). Participou banca de ELADIO JARDÓN FERREIRO. El Posicionamiento Estratégico: Una Identidad Competitiva Glocal. Tese. Universitat de Valencia, Espanha.
SIMONE LUCI PEREIRA (2018). Ministrou o curso Estudios urbanos em la atualidad no Centro de Estudios Superiores de México y Centroamérica (CESMECA) da Universidad de Ciências y Artes de Chiapas (México).
SIMONE LUCI PEREIRA (2018). Arguidora principal como membro externo do júri de avaliação de projetos de tese do primeiro ano do Programa Doutoral de Música da Universidade de Aveiro, Portugal, para os alunos Ana Maria Brito Cardoso, Antônio Alberto Ruivo Ventura Martins e Eduardo dos Reis Falcão.
SIMONE LUCI PEREIRA (2019). Ministrou o curso Politicas publicas culturales no Centro de Estudios Superiores de México y Centroamérica (CESMECA) da Universidad de Ciências y Artes de Chiapas (México).