Avaliação de Aprendizagem
Manual de Informações Acadêmicas
Cursos Superiores a Distância
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM – ATÉ 2022
(Somente para os alunos matriculados no currículo 2022 e anteriores)
O aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades programadas para a disciplina.
Os critérios de promoção envolvendo simultaneamente a frequência e o aproveitamento escolar são os seguintes:
- Se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
a) Se a Média da Disciplina MD for igual ou superior a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina. A Média Final é igual à (MF = MD), sem necessidade de realizar o Exame;
b) Se MD for inferior a 6,0 (seis), o aluno deverá submeter-se ao Exame da disciplina; a Média Final (MF) da disciplina para o aluno que realiza o Exame é a média aritmética MF = (MD + EX)/2.
c) Se MF for igual ou superior a 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina;
d) O aluno estará reprovado quando obtiver MF inferior a 5,0 (cinco) e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
e) Quando a MD for maior ou igual a 5,7 (cinco vírgula sete) e menor que 6,0 (seis), a MD será arredondada para 6,0 (seis). Quando a MF for maior ou igual a 4,75 (quatro vírgula setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MF será arredondada para 5,0 (cinco).
A Avaliação Presencial (AP) de cada disciplina poderá ser composta de questões objetivas e questões discursivas, de sorte que as questões discursivas tenham peso de 50% (cinquenta por cento) do valor da AP (Avaliação Presencial).
O Exame de cada disciplina será composto de modo similar à Avaliação Presencial em estrutura e tipos de questões, excetuando-se TCC, estágios supervisionados e as disciplinas práticas.
A Avaliação Substitutiva de cada disciplina será composta de modo similar à Avaliação Presencial em estrutura, pesos e tipos de questões.
Para incentivar o uso pelo aluno das novas tecnologias de comunicação, interação e informação indispensáveis para uma formação de qualidade em um curso da EaD, as avaliações virtuais terão 10% (dez por cento) de sua composição atribuídos a título de participação e interação no ambiente virtual de aprendizagem.
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM – A PARTIR DE 2023
(Somente para os alunos matriculados no currículo 2023 em diante)
O aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às atividades programadas para a disciplina.
Os critérios de promoção envolvendo simultaneamente a frequência e o aproveitamento escolar são os seguintes:
- Se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado na disciplina;
a) Se a Média da Disciplina MD for igual ou superior a 7,0 (sete), o aluno estará aprovado na disciplina. A Média Final é igual à (MF = MD), sem necessidade de realizar o Exame;
b) Se MD for inferior a 7,0 (sete), o aluno deverá submeter-se ao Exame da disciplina; a Média Final (MF) da disciplina para o aluno que realiza o Exame é a média aritmética MF = (MD + EX)/2.
c) Se MF for igual ou superior a 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina;
d) O aluno estará reprovado quando obtiver MF inferior a 5,0 (cinco) e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
e) Quando a MD for maior ou igual a 6,7 (seis vírgula sete) e menor que 7,0 (sete), a MD será arredondada para 7,0 (sete). Quando a MF for maior ou igual a 4,75 (quatro vírgula setenta e cinco) e menor que 5,0 (cinco), a MF será arredondada para 5,0 (cinco).
A Avaliação Presencial (AP) de cada disciplina poderá ser composta de questões objetivas e questões discursivas, de sorte que as questões discursivas tenham peso de 50% (cinquenta por cento) do valor da AP (Avaliação Presencial).
O Exame de cada disciplina será composto de modo similar à Avaliação Presencial em estrutura e tipos de questões, excetuando-se TCC, estágios supervisionados e as disciplinas práticas.
A Avaliação Substitutiva de cada disciplina será composta de modo similar à Avaliação Presencial em estrutura, pesos e tipos de questões.
Para incentivar o uso pelo aluno das novas tecnologias de comunicação, interação e informação indispensáveis para uma formação de qualidade em um curso da EaD, as avaliações virtuais terão 10% (dez por cento) de sua composição atribuídos a título de participação e interação no ambiente virtual de aprendizagem.
COMPOSIÇÃO DA MÉDIA
I – Disciplinas Teóricas e Estudos Disciplinares– Cursos Tradicionais
Regular
9 x Prova + 1 x AVA
MD = ———–––––––––––––––– .
10
(MD + EX)
MF = ———–––––––––––––––– .
2
DP
MD = PROVA
(MD + EX)
MF = ———–––––––––––.
2
II - Disciplinas Teóricas e Estudos Disciplinares – Cursos Tecnológicos – exceto disciplinas práticas de Radiologia e Estética
Regular
7 x Prova + 2 x PIM + 1 x AVA
MD = ———––––––––––––––––––––– .
10
MD + EX
MF = ———–––––––––––––––– .
2
DP/AD
MD: PROVA
MD + EX
MF = ———–––––––––––.
2
III - Disciplinas Cunho Prático / Prática Docente: Licenciaturas, Farmácia e Enfermagem
Regular
2 x Relatório + 7 x Relatório Final + 1 x CHAT
MD = ———––––––––––––––––––––––––––––––––––– .
10
(MD + Exame)
MF = ———–––––––––––––––– .
2
DP
MD: 3 x Relatório + 7 x Relatório Final
MD = ———––––––––––––––––––––––––––––––––––– .
10
MD + EX
MF = ———–––––––––––––––– .
2
IV - Disciplinas Práticas (laboratórios)
Cursos: Biomedicina-CST / Estética e Cosmética / Educação Física / Enfermagem / Farmácia / Física / Fisioterapia / Nutrição / Química / Ciências Biológicas / Engenharia Civil e Produção / Radiologia
Regular
3 x Relatório + 7 x Prova
MD = ———––––––––––––––––––––– .
10
MD + EX
MF = ———–––––––––––– .
2
DP
MD: PROVA
MD + EX
MF = ———–––––––––––––––– .
2
V - Trabalho de Curso
Regular e DP
7 x Trabalho + 3 x Banca
MD = ———––––––––––––––––––––––––––––––––––– .
10
VI – Estágio Curricular
Administração e Ciências Contábeis: MA (média de Aproveitamento)
Serviço social e Licenciaturas: CH – Carga Horária
VII – Projeto Intergrado Multidisciplinar – PIM
Regular e DP: MA (média de Aproveitamento)