Inserção Social

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia

Desenvolvimento de Material Educativo/Informativo

1. Manual Informativo - “Como ajudar as crianças com transtorno do espectro autista a vencer o medo e ter uma experiência positiva no dentista”

A dissertação da aluna Cristina Nunes Arruda, orientanda da Profa. Vanessa Pecorari, evidenciou a influência dos pais no medo e na ansiedade das crianças em relação ao dentista. Esse impacto, possivelmente, também se estende às crianças com transtorno do espectro autista (TEA), embora as evidências científicas sobre essa relação ainda sejam limitadas. Crianças com TEA costumam enfrentar desafios ao lidar com situações novas ou imprevisíveis, o que pode intensificar a ansiedade e o medo. No consultório odontológico, onde os estímulos sensoriais são intensos, essa experiência pode se tornar ainda mais desafiadora. Para transformar esse cenário, foi desenvolvido o manual “Como ajudar crianças com transtorno do espectro autista a vencer o medo e ter uma experiência positiva no dentista”. O material reúne informações e estratégias eficazes para reduzir a ansiedade e proporcionar um atendimento mais acolhedor e adaptado às necessidades dessas crianças. Ao tornar a ida ao dentista uma experiência mais tranquila e positiva, o manual contribui diretamente para a qualidade de vida infantil. O manual foi cuidadosamente elaborado para atender pais, cuidadores e professores que convivem com crianças autistas. Apresenta uma linguagem acessível e didática, além de conter inúmeras ilustrações e pictogramas que facilitam a interação com a criança.

Impacto: considerando as particularidades e individualidades das crianças com TEA, o manual propõe estratégias específicas para o manejo do medo durante o tratamento odontológico. Além de contribuir para a inclusão social, trata-se de uma ferramenta essencial para a educação e promoção da saúde, melhorando significativamente a qualidade de vida das crianças autistas.

2. Manual de Saúde Bucal – “O atendimento integral às pessoas vivendo com HIV/Aids e outras IST na Rede Municipal Especializada em IST/Aids da Cidade de São Paulo”

Patrocinado pela UNESCO, SUS, Coordenadoria IST/Aids e Secretaria Municipal da Saúde do Município de São Paulo. Esse importante Manual de 40 páginas, em sua 2ª edição, é um documento norteador para os profissionais da área da saúde que atendem esse nicho da população. Elaborado pelo Prof. Élcio Magdalena Giovani, foi disponibilizado a todos os cirurgiões-dentistas da rede municipal e demais profissionais que procurem por informações. O lançamento dessa 2ª edição foi realizado em março de 2023 no Hotel Pergamon, em São Paulo.

3. Saúde Bucal – O Atendimento Integral – Protocolos terapêuticos no tratamento das manifestações orais em pacientes vivendo com HIV/Aids e outras IST. Giovani EM (DO)

Publicado em maio de 2023 na página do site da Secretaria Municipal da Saúde da Coordenadoria IST/Aids, de domínio público, este documento serve como norteador aos profissionais e funcionários da Secretaria Municipal da Saúde – Coordenadoria IST/Aids e aos demais cirurgiões-dentistas que recorrem a essa página em busca de informações e condutas para promoção de saúde e melhoria na qualidade de vida dessa população estigmatizada pelo preconceito existente.
Saiba Mais: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/istaids/index.php?p=26576

4. Por que é Importante Escovar os Dentes? Prevenção da Saúde Bucal. ALCIATI CAS, Ortolani CLF (DO)

O e-book é um material educativo desenvolvido dentro do PPGO para promover a saúde bucal infantil de forma acessível e lúdica. Ele conscientiza crianças e seus responsáveis sobre a importância da higiene oral desde cedo, incentivando hábitos saudáveis para a prevenção de doenças bucais.

O conteúdo aborda a função e o desenvolvimento dos dentes, os principais problemas bucais, como cárie e gengivite, e estratégias preventivas, incluindo técnicas corretas de escovação, uso do fio dental e a influência da alimentação na saúde oral. Além disso, apresenta atividades interativas para tornar o aprendizado mais envolvente.

Sua relevância reside no impacto social e na inovação em odontologia preventiva. O material une educação e extensão universitária, demonstrando a aplicação prática do conhecimento acadêmico na promoção da saúde pública. Com potencial para reduzir índices de doenças bucais na infância, ele reforça a importância da formação de profissionais comprometidos com a transformação social, consolidando a relevância do Programa de Pós-Graduação na geração de conhecimento e impacto comunitário.

5. Saúde Bucal: Conceitos e Orientações para Educadores. Ortolani CLF (DO)

O livro representa um recurso valioso para a promoção da saúde bucal, com um enfoque educativo e preventivo voltado para crianças e adolescentes. A obra apresenta conceitos essenciais sobre odontologia e fornece ferramentas para que educadores possam atuar como agentes de disseminação do conhecimento em saúde bucal.

A publicação aborda temas fundamentais como a estrutura e função dos dentes, cáries, biofilme, doenças periodontais, influência da dieta na saúde bucal e métodos de prevenção, incluindo o uso do flúor e a importância do fio dental. Além disso, discute hábitos bucais deletérios, como sucção digital, uso de chupeta e bruxismo, além de desmistificar crenças comuns por meio de um capítulo dedicado a mitos e verdades. Para potencializar o aprendizado, o livro inclui atividades didáticas que facilitam a assimilação dos conteúdos por crianças e adolescentes.

A relevância desta obra para a pós-graduação em Odontologia reside em sua abordagem interdisciplinar, unindo conceitos odontológicos a estratégias de promoção de saúde pública. Ao fornecer subsídios teóricos e práticos para a educação em saúde bucal, o livro contribui diretamente para ações de prevenção e impacto social. Seu conteúdo é alinhado às diretrizes da Organização Mundial da Saúde e às políticas públicas brasileiras, reforçando a importância da educação como ferramenta para a redução das desigualdades em saúde bucal.

6. Orientações para o Incentivo ao Aleitamento Materno. ALMEIDA KR; Ortolani CLF (DO)

O e-book destaca a importância do aleitamento materno como estratégia essencial para a promoção da saúde infantil e materna. Com base em evidências científicas atualizadas, enfatiza a relevância da amamentação na prevenção de doenças, no desenvolvimento infantil e na redução de desigualdades em saúde. Aborda aspectos importantes, como os benefícios nutricionais e imunológicos do leite materno, orientações sobre técnicas adequadas de amamentação, desafios enfrentados pelas mães e estratégias para superá-los. Ressalta que o aleitamento materno influencia o desenvolvimento orofacial, prevenindo más oclusões, respiração bucal e outros problemas odontológicos na infância, demonstrando a interface entre saúde bucal e saúde materno-infantil.

7. Cuidados Odontológicos Preventivos e Corretivos em Pacientes com Síndrome de Down. SOUZA HM; ALVES CCB; Ortolani CLF (DO)

O e-book é um guia essencial para pais e cuidadores, abordando a importância de um atendimento odontológico especializado e personalizado para essa população. A obra destaca como características orofaciais específicas, como hipotonia muscular, hipoplasia maxilar e má oclusão dentária, podem impactar a mastigação, a deglutição e a fala, tornando o tratamento odontológico fundamental para a qualidade de vida desses pacientes. A avaliação inicial criteriosa é um dos pontos centrais do livro, ressaltando a necessidade de um histórico médico e odontológico completo, exame clínico detalhado, radiografias e avaliação da função oral. A cooperação do paciente e o envolvimento da família são aspectos essenciais para o sucesso do tratamento, visto que desafios comportamentais podem exigir estratégias específicas.

Além disso, o livro enfatiza a importância da higiene bucal rigorosa, com técnicas adaptadas de escovação e uso do fio dental, além da supervisão dos pais e cuidadores. A alimentação equilibrada e o controle do consumo de açúcares são fatores determinantes na prevenção de cáries e doenças gengivais. O tratamento ortodôntico e ortopédico facial é amplamente abordado, apresentando os diferentes tipos de aparelhos, como os funcionais, fixos e removíveis, e sua importância no alinhamento dentário e na melhora da função oral. O acompanhamento frequente e a manutenção do tratamento são fundamentais para garantir resultados eficazes. O livro também traz estratégias para o sucesso do tratamento, como comunicação adaptada, reforço positivo, controle da ansiedade e participação ativa da família.

Com uma abordagem multidisciplinar, humanizada e inclusiva, esta obra se torna uma referência indispensável para o cuidado odontológico de pacientes com Síndrome de Down, promovendo mais qualidade de vida e um atendimento acessível e eficaz.

8. Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares: Quando Iniciar? SILVA LA; Ortolani CLF (DO)

O e-book aborda de forma didática e acessível a importância da prevenção e do tratamento precoce das más oclusões e outras alterações no desenvolvimento dentário e ósseo em crianças. Com uma linguagem clara e embasada cientificamente, o material orienta pais sobre o momento ideal para consultar um cirurgião-dentista para avaliar e intervir em problemas ortodônticos e ortopédicos faciais, promovendo o crescimento adequado das bases ósseas e a correta acomodação dos dentes permanentes. Além disso, o e-book traz orientações práticas para os pais, reforçando a importância de bons hábitos de higiene bucal, o uso responsável de chupetas e o acompanhamento odontológico preventivo. Reforça ainda o compromisso da pós-graduação com a ciência aplicada à saúde pública, traduzindo conhecimento técnico em ações preventivas e ampliando o impacto social do Programa.

Capacitação de Profissionais do Serviço Público

1. Parceria do PPGO (Prof. Élcio Magdalena Giovani) com a OPAS (Organização Pan-Americana De Saúde) /OMS (2018 A 2024) e com a Coordenadoria IST/Aids do Município de São Paulo, na Área da Assistência

Concomitantemente ao projeto de inserção social e de promoção da saúde realizados por essa parceria, também foram desenvolvidos cursos de educação continuada, com o intuito de socializar conhecimentos e atualizar todos os cirurgiões-dentistas da RME (Rede Municipal Especializada), da Atenção Básica e os cirurgiões-dentistas que atuam em clínicas particulares. Essas ações refletem diretamente na melhoria do conhecimento dos profissionais, o que repercute na qualidade do atendimento à população. Durante o quadriênio, foram realizados 29 cursos/encontros, com média de participação de 35 cirurgiões-dentistas por evento, totalizando uma média geral de 1.015 profissionais capacitados. Os cursos e encontros foram ministrados por professores, discentes ou egressos da UNIP, orientados pelo Prof. Élcio M. Giovani.

2. Parceria do PPGO (Profa. Cristina Ortolani), com a Secretaria de Saúde de Maceió (2023, 2024)

Concomitantemente ao projeto de inserção social e de promoção da saúde realizados a partir dessa parceria, também foi realizada uma capacitação sobre atendimento odontológico de crianças com microcefalia, com o intuito de socializar conhecimentos e atualizar todos os cirurgiões-dentistas da Atenção Básica e os cirurgiões-dentistas da Universidade Federal de Alagoas. Participaram dessa ação em torno de 70 dentistas. Essas ações refletem diretamente na melhoria da qualidade do atendimento dos profissionais do serviço público e particulares a esse nicho populacional. A parceria foi destaque em reportagem e página da Prefeitura de Maceió (link disponibilizado no item entrevistas). Foram disponibilizados os e-books desenvolvidos no Programa para distribuição nas unidades básicas de saúde de Maceió. Visando disseminar conhecimento de forma prática, esses materiais empoderam a população para cuidar melhor da própria saúde, garantindo uma melhora da qualidade de vida para todos.

Interface com a Educação Básica PIBIC/EM

Durante o quadriênio, foi concedida à UNIP e ao PPGO uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, PIBIC/EM, sob a orientação da Profa. Cristina F. Ortolani, como resultado das ações sociais já desenvolvidas por essa docente e seus orientandos.

A escola participante é a Escola Estadual Alexandre de Gusmão, e a pesquisa desenvolvida foi intitulada: “A Internet e as redes sociais como espaço de educação em saúde bucal”.

A digitalização da sociedade transformou a forma como a informação em saúde é disseminada. Na Odontologia, a Internet e as redes sociais apresentam um grande potencial para a educação em saúde bucal, ampliando o acesso a conteúdo científico e incentivando práticas preventivas. Esta pesquisa investiga como essas plataformas influenciam o conhecimento e o comportamento da população. O estudo analisa estratégias de comunicação utilizadas por profissionais e instituições, identificando boas práticas e desafios na produção de conteúdos educativos acessíveis e confiáveis. A relevância do projeto está na sua capacidade de unir inovação tecnológica e promoção da saúde, alinhando-se a diretrizes contemporâneas de ensino e extensão universitária.

Projeto Sorria na Escola

Alinhado às diretrizes da CAPES para inserção dos programas de pós-graduação no ensino básico e considerando que a educação em saúde bucal é parte do currículo escolar obrigatório no Brasil, o PPGO implementou, em 2014, um plano de ação educativo: o Projeto Sorria na Escola. O projeto é estruturado em três pilares fundamentais: a família, os educadores e as crianças, promovendo um ciclo integrado de aprendizado e prática.

As atividades desenvolvidas englobam a promoção e educação em saúde bucal, análise do conhecimento prévio dos alunos sobre higiene oral e qualidade de vida, além da execução de práticas supervisionadas de escovação. Para garantir a capacitação adequada de todos os envolvidos, foram criados cursos e materiais didáticos específicos para crianças, educadores e pais.

O projeto é realizado na Escola Estadual Prof. Pedro Voss, atendendo aproximadamente 400 alunos do ensino fundamental (ciclo I), com idades entre 6 e 12 anos. Sob a coordenação da Profa. Cristina Ortolani, a iniciativa conta com a participação ativa dos alunos do PPGO, promovendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Em 2024, a iniciativa foi ampliada para incluir também estudantes de graduação em Odontologia, fortalecendo ainda mais o vínculo entre os diferentes níveis de formação acadêmica.

As atividades, interrompidas apenas durante a pandemia, incluem:

A exploração do Mundo Mágico, uma introdução lúdica ao universo do Dentinho Aventureiro, utilizando histórias, vídeos animados e atividades interativas para engajar as crianças. Materiais pedagógicos, como cartazes e jogos, desenvolvidos por alunos da graduação, enriquecem o aprendizado. Em seguida, nas Oficinas de Escovação, são realizadas demonstrações práticas para ensinar técnicas adequadas de higiene oral. Com o auxílio de modelos dentários e escovas, as crianças praticam a escovação sob supervisão direta e recebem kits com escova e creme dental. O aprendizado também é reforçado por meio de teatro e dramatizações, onde as crianças encenam situações do cotidiano relacionadas à higiene bucal de forma criativa e dinâmica. Além disso, palestras educativas abordam temas como o uso do flúor, alimentação saudável e a importância das consultas odontológicas regulares, permitindo a interação e esclarecimento de dúvidas. Por fim, a criação de materiais educativos incentiva a expressão criativa das crianças, que produzem desenhos, cartazes e histórias sobre higiene bucal, posteriormente expostos na escola para reforçar coletivamente os conhecimentos adquiridos.

Em 2024, foram iniciados levantamentos epidemiológicos de cárie e avaliação clínica dos dentes, para futura ação efetiva de enfrentamento à cárie.

Este projeto exemplifica o compromisso do PPGO com a disseminação do conhecimento e a formação de profissionais comprometidos com a promoção da saúde pública. A integração entre pós-graduação e ensino básico não apenas fortalece a inserção social do programa, mas também gera impactos positivos diretos na formação acadêmica e na qualidade de vida das crianças atendidas.

Impacto Econômico, Social e Cultural do Programa

Uma das vertentes de ação do PPGO é os projetos de forte impacto socioeconômico e cultural. Os projetos são desenvolvidos em parcerias com órgãos públicos, sociedades de pais, escolas públicas, terceiro setor, e envolvem desde a assistência a populações com necessidades especiais, desenvolvimento de protocolos de atendimento, capacitação profissional, até inovação tecnológica para diminuição dos custos de reabilitação. Muitos dos projetos apresentados no último relatório quadrienal foram aprimorados e novas iniciativas foram desenvolvidas. Seguem os principais projetos desenvolvidos pelos professores do PPGO no quadriênio:

Reabilitação de Pacientes com Deformidades Bucomaxilofaciais Decorrentes de Câncer Bucal – Parceria com o Terceiro Setor: OSCIP - Instituto Mais Identidade

Para viabilizar atividades assistenciais e científicas na área de reabilitação bucomaxilofacial da Universidade Paulista (UNIP), em parceria com a disciplina “Cirurgia de Cabeça e Pescoço” da Unifesp, foi fundada a Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Instituto Mais Identidade. Presidido pelo Prof. Luciano Dib, o Instituto é uma entidade sem fins lucrativos que se dedica ao atendimento de pacientes com deformidades faciais, contando com a participação de docentes e discentes da UNIP e a aplicação de técnicas inovadoras desenvolvidas no PPGO. As ações do Instituto geram um impacto social significativo, não apenas ao possibilitar a reabilitação e reintegração de pacientes à sociedade, mas também ao formar profissionais altamente especializados para o manejo e reabilitação desses pacientes. Além disso, são promovidas iniciativas preventivas voltadas à comunidade, reforçando o compromisso com a inclusão e a qualidade de vida. A parceria entre a UNIP e o Instituto resultou na construção de um Centro de Atendimento dentro das dependências da clínica do curso de Odontologia – Indianópolis. Esse centro conta com uma infraestrutura moderna e completa, incluindo: salas de atendimento clínico; centro cirúrgico; laboratório convencional de prótese; laboratório digital com tecnologia de ponta e impressão 3D; “color-room”, um ambiente projetado especialmente para a tomada de cores e escaneamento facial; salas de aula, reuniões e atendimento psicossocial. O PPGO tem participação ativa tanto nas atividades assistenciais quanto na produção de pesquisas de alto impacto, sendo responsável pelo desenvolvimento de estudos que redefinem os parâmetros da reabilitação facial. O Centro de Atendimento iniciou suas atividades em 2020, em plena pandemia de Covid-19, consolidando-se como um marco dentro da estrutura acadêmica. Essa iniciativa inédita posiciona a UNIP como incubadora do Instituto, alinhada às diretrizes de responsabilidade social e inovação dentro do espectro ESG.

Nos últimos anos, a parceria PPGO – Instituto Mais Identidade transformou a vida de mais de 300 pacientes, proporcionando reabilitações maxilofaciais que impactaram não apenas os pacientes, mas também suas famílias, promovendo uma reinserção social significativa. Esse trabalho vai além da reabilitação física, incluindo suporte psicossocial por meio de uma colaboração com o Curso de Psicologia da UNIP, onde professores e alunos atuam conjuntamente para fortalecer a autoestima e recuperar a identidade dos pacientes.

Além disso, a parceria, por meio de propostas de protocolos terapêuticos resultantes das pesquisas desenvolvidas no PPGO, gera inovação tecnológica, reduz custos e amplia o atendimento e a reinserção social da população. Entre 2022 e 2024, por meio de um acordo com a Secretaria da Pessoa com Deficiência do município de São Paulo, foram atendidos 40 pacientes com deformidades oculopalpebrais, uma iniciativa pioneira na capital. Até então, esse tipo de atendimento era de responsabilidade estadual, tornando essa ação um marco na assistência municipal. Esse atendimento foi viabilizado por meio de verbas (R$ 1.955.000) obtidas diretamente junto ao Ministério da Saúde, por meio do Programa PRONAS/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência).

Essas são apenas algumas das inúmeras conquistas dessa parceria, que geram avanços acadêmicos, formação de profissionais especializados, inovação científica e tecnológica, além de uma melhora expressiva na qualidade de vida dos pacientes. O impacto dessa iniciativa é amplamente reconhecido, refletindo-se em centenas de matérias e reportagens publicadas em veículos de grande circulação, como O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal da Bahia, UOL, Globo, G1, além de emissoras como SBT, Globo e Record. Esse reconhecimento evidencia como a pesquisa acadêmica na odontologia tem um papel fundamental na transformação da sociedade brasileira.

Núcleo de Promoção de Saúde Bucal

O Núcleo de Promoção de Saúde Bucal foi criado para fomentar a integração entre ensino, pesquisa e extensão para promover a saúde bucal, prevenir doenças bucais e oferecer tratamentos odontológicos de qualidade, priorizando o atendimento a populações vulneráveis e o desenvolvimento de abordagens clínicas baseadas em evidências. Outro objetivo é capacitar alunos de graduação e pós-graduação para o desenvolvimento e aplicação de programas que promovam a saúde bucal e ofereçam tratamento odontológico, com ênfase na redução das desigualdades no acesso aos cuidados e na melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas.

Atualmente, o Núcleo conta com três projetos: Sorria na Escola, GruPAM (Grupo de Pesquisa e Apoio à Microcefalia) e Sorria Paraty.

A seguir estão descritas as ações do GruPAM e Sorria Paraty.

1. Sorria na Escola (descrito no item “Interface com o Ensino Básico”)

2. GruPAM

Desde 2018, o PPGO, sob a liderança da Profa. Cristina Ortolani, tem se destacado na assistência a crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus, consolidando uma ação inovadora e de grande impacto social e científico. Inicialmente conduzidos em Associações de Pais em cinco estados do Nordeste, os atendimentos foram retomados em 2022, após a pandemia, na AFAEAL – Associação das Famílias de Anjos do Estado de Alagoas, no bairro Benedito Bentes, Maceió.

A infraestrutura adaptada para os atendimentos, como o uso de um ônibus consultório cedido pela então Deputada Estadual Jó Pereira, garantiu a continuidade das ações. Em abril de 2023, a equipe retornou a Maceió para uma semana intensiva de atendimentos e coletas de dados científicos, fortalecendo o compromisso do Programa com a pesquisa aplicada. Atendimentos subsequentes foram realizados em setembro e novembro do mesmo ano, ampliando o impacto da iniciativa.

Graças a uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Maceió, a AFAEAL e o PPGO da UNIP, as crianças com microcefalia passaram a ser atendidas na Unidade de Referência em Saúde Dr. Ib Gatto Falcão, no Tabuleiro do Martins. A iniciativa não apenas ofereceu atendimento odontológico especializado, mas também implementou abordagens terapêuticas inovadoras, como avaliação da saúde bucal, procedimentos dentários, triagem para cirurgia de freio lingual, aplicação de laser, bandagem terapêutica e uso de óleos essenciais para bruxismo, além de promover orientações detalhadas sobre higiene bucal.

O projeto também se destacou na disseminação do conhecimento, promovendo palestras voltadas para pais e cuidadores sobre técnicas adaptadas de escovação e saúde bucal.

A capacitação de dentistas da rede pública sobre o atendimento odontológico de crianças com microcefalia fortaleceu a continuidade da iniciativa e garantiu um legado de conhecimento aplicado.

O impacto do Programa ganhou reconhecimento midiático, sendo amplamente divulgado em reportagem e canais institucionais da Prefeitura de Maceió. Além disso, a participação da Profa. Cristina Ortolani no “III Seminário Vivendo e Aprendendo com a Microcefalia”, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde e AFAEAL, fortaleceu o intercâmbio científico e o reconhecimento institucional do projeto.

Um dos grandes marcos da iniciativa foi a obtenção de equipamentos odontológicos para a AFAEAL, viabilizada por um projeto submetido e aprovado junto à Pró-Vida. A divulgação dos resultados da pesquisa em entrevistas de rádio e TV impulsionou a captação de doações, culminando na inauguração, em dezembro de 2024, do consultório odontológico na sede da associação, garantindo a continuidade e ampliação dos atendimentos.

Este projeto representa um modelo de integração entre ensino, pesquisa e extensão, demonstrando um compromisso sólido com a transformação social e a geração de conhecimento científico de alto impacto. A estruturação de parcerias estratégicas e a inovação nas abordagens terapêuticas consolidam a iniciativa como referência nacional no atendimento odontológico a crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus.

3. Projeto Sorria Paraty

Lançado em 2024, o Sorria Paraty é um projeto voltado à promoção da saúde bucal de crianças da rede pública municipal de Paraty. Resultado de uma parceria entre o PPGO da UNIP e a Prefeitura de Paraty, pretende acompanhar parte das crianças e jovens da região que participarem do projeto.

A ação comprova que a união entre o setor privado e o público pode impactar a saúde da população e criar uma realidade mais saudável e consciente para as futuras gerações.
O diferencial do projeto está na abordagem contínua e estruturada, que vai além das tradicionais campanhas pontuais de escovação. O objetivo é criar um modelo sustentável de cuidado, com acompanhamento periódico dos escolares, integração entre professores e profissionais da saúde e envolvimento das famílias no processo educativo.

Dividido em oficinas, o projeto mescla educação e combate efetivo à cárie, com o dentista à frente da saúde bucal no local mais frequentado pelo público-alvo: a escola.

Os participantes recebem as informações, e, em seguida, é realizado o levantamento epidemiológico de cárie e avaliação clínica dos dentes, com ação efetiva de enfrentamento à cárie.
Toda ação é realizada de forma lúdica, com informações do e-book “Por que é importante escovar os dentes”, escrito pela Dra. Cristina Ortolani e Dra. Carla Alciati, lançado na FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), em 2023.

Durante os dias das ações, são realizadas as seguintes atividades: Oficinas práticas de escovação; Distribuição do livro “Por que é importante escovar os dentes?”; Distribuição de kits de escova e creme dental; Escovação supervisionada; Avaliação de risco de cárie; Teste de pH salivar; Avaliação do índice CPOD; Avaliação das oclusopatias; Enfrentamento à cárie com ART (Tratamento Restaurador Atraumático); Orientação para os professores de como abordar o tema saúde bucal nas aulas.

A primeira ação aconteceu nos dias 12 e 13 de agosto de 2024, com a participação de alunos do PPGO da UNIP, sob coordenação da Profa. Cristina Ortolani, e beneficiou 165 crianças do Centro Integrado Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente.

Em novembro, expandindo ainda mais o impacto da iniciativa, as ações foram levadas para uma escola da rede pública, uma escola quilombola e uma escola em uma aldeia indígena. Dessa forma, promoveu-se conhecimento e atendimento odontológico às comunidades que mais precisam, fortalecendo nosso compromisso com a inclusão e a equidade na saúde bucal.

As ações foram na Escola Municipal Casa da Criança, Patitiba, no dia 18 de novembro, onde foram atendidas 155 crianças de 7 a 9 anos. Na Escola Municipal José de Melo, Quilombo do Cabral, em 19 de novembro (período da tarde), atendendo 50 crianças na faixa etária de 4 a 12 anos. Na Aldeia Itaxi, Colégio Indígena Estadual Guarani Tava Mirim, Paraty Mirim, no dia 19 de novembro (período da manhã), onde foram atendidas 80 crianças da aldeia Itaxi, faixa etária de 1 a 9 anos.

No Dia da Consciência Negra foi promovida uma ação de saúde bucal no Quilombo do Campinho, atendendo 37 crianças, reforçando nosso compromisso com a equidade e o bem-estar de todas as comunidades.

As ações repercutiram com publicações nas mídias sociais da Prefeitura de Paraty e jornal.

Além da prevenção da cárie, o Sorria Paraty busca criar um ambiente escolar onde a saúde bucal seja vista como parte essencial do desenvolvimento infantil, formando crianças mais conscientes e capacitadas para manter hábitos saudáveis ao longo da vida.

Projetos de Inclusão Social Denominados “Universidade na Comunidade”

Em parceria com os cursos de graduação e pós-graduação, essa iniciativa promove inclusão social e cidadania para populações em situação de vulnerabilidade e risco nas regiões periféricas de São Paulo e arredores. O PPGO integra essa ação por meio do projeto “Universidade na Comunidade: avaliação do grau de conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis a partir das experiências sexuais”.
Após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIP, além da aplicação do questionário, são oferecidas oficinas educativas, abordando temas essenciais para a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida. Quando identificadas manifestações orais, os participantes são encaminhados ao CEAPE-UNIP para diagnóstico e tratamento especializado.

Como parte do compromisso com a educação e conscientização, foi desenvolvida uma cartilha educativa e um blog elucidativo, ambos voltados para esclarecer dúvidas e ampliar o acesso à informação. O projeto conta com a participação ativa de alunos da graduação, iniciação científica e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), consolidando uma experiência acadêmica transformadora e de impacto social.

Coordenadoria IST/AIDS – CEAPE (Centro de Estudos e Atendimento a Pacientes Especiais – PVHIV/Aids) UNIP – PPGO: Essa parceria promove um atendimento de excelência para pessoas vivendo com HIV/Aids. O CEAPE UNIP se destaca não apenas pelo acolhimento qualificado, mas também pelo seu papel fundamental na pesquisa e na formação acadêmica. Os pacientes são atendidos por alunos da graduação, especialização, mestrado e doutorado, contando com total suporte logístico e acesso ao que há de mais avançado na odontologia.

As ações dessa parceria são oferecidas de forma totalmente gratuita. Sempre que os cirurgiões-dentistas dos 16 SAE (Serviços de Atendimento Especializado da Coordenadoria IST/Aids) enfrentam dificuldades no fechamento de um diagnóstico ou necessitam de exames como biópsia, citologia esfoliativa, tomografia computadorizada, raio-X panorâmico e oclusal, além de testes de biologia molecular, os casos são encaminhados ao CEAPE UNIP para avaliação e tratamento personalizado. Além do atendimento clínico, são oferecidos, no mínimo, seis vezes ao ano, Cursos de Educação Continuada para os cirurgiões-dentistas da Coordenadoria IST/Aids e do Programa Consultórios de Rua. Nessas capacitações, compartilhamos os conhecimentos mais atualizados, preparando os profissionais para os desafios da prática diária e garantindo um impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes. Atualmente, os eventos ocorrem online, ministrados por professores e alunos da pós-graduação da UNIP, que também oferecem suporte contínuo aos profissionais no encaminhamento de pacientes para diagnóstico e tratamento no CEAPE UNIP. Além dessas iniciativas, mantém-se um atendimento semanal dedicado aos pacientes em tratamento de HIV/Aids na Unidade do SAE CECI – Jabaquara. Devido à falta de estrutura para um consultório odontológico na unidade, o CEAPE assumiu integralmente essa demanda. Esse compromisso com a saúde bucal da população vivendo com HIV/Aids se mantém há mais de 25 anos, consolidando-se como uma referência na promoção do bem-estar e qualidade de vida desses pacientes.

Hospital dos Rins e Hipertensão da UNIFESP

Atendimento odontológico aos pacientes com insuficiência renal – transplantados renais ou em processo de transplante, com o objetivo de promover saúde bucal em todos os níveis e também melhorar a qualidade de vida dos mesmos. Manual educativo com foco específico para essa população está em fase de editoração.

Projeto de Inserção Social com Crianças com Transtorno do Espectro Autista

Ação social realizada na Associação dos Amigos da Criança Autista (AUMA), uma ONG e escola especializada no atendimento de pessoas autistas, durante a 1ª Feira Cultural da AUMA (abril de 2023 - SP). Participaram do evento aproximadamente 50 famílias e a ação contou com palestras e doação do manual produzido pela Profa. Vanessa Pecorari, sua orientanda Cristina Nunes Arruda e com o doutorando Wagner dos Santos e Santos, orientando do Prof. Elcio Magdalena Giovani.

A atividade educativa interativa teve como objetivo promover a integração, a reflexão, o aprendizado e o conhecimento entre os participantes a respeito de como ajudar a criança com transtorno do espectro autista a vencer o medo e ter uma experiência positiva no dentista. Também foi fornecido aos pais um modelo de pictograma e, ainda, foi entregue a todas as crianças presentes um kit contendo escova e pasta de dente fornecido pelos Cirurgiões-Dentistas palestrantes. O manual “Como ajudar crianças com Transtorno do Espectro Autista a vencer o medo e ter uma experiência positiva no dentista” também foi entregue aos pais e dirigentes da ONG e está disponibilizado aos cirurgiões-dentistas com interesse na área.

Parceria do PPGO (Prof. Elcio Magdalena Giovani) com a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) / OMS (2018 a 2024) e com a Coordenadoria IST/Aids do Município de São Paulo, na Área da Assistência

Concomitantemente ao projeto de inserção social e de promoção da saúde realizados por essa parceria, também foram desenvolvidos cursos de educação continuada, com o intuito de socializar conhecimentos e atualizar todos os Cirurgiões-Dentistas da RME (Rede Municipal Especializada), da Atenção Básica e os Cirurgiões-Dentistas que atuam em clínicas particulares. Essas ações refletem diretamente na melhoria do conhecimento dos profissionais, o que repercute na qualidade do atendimento à população. Durante o quadriênio, foram realizados 29 cursos/encontros, com média de participação de 35 cirurgiões-dentistas por evento, totalizando uma média geral de 1.015 profissionais capacitados. Os cursos e encontros foram ministrados por professores, discentes ou egressos da UNIP orientados pelo Prof. Elcio M. Giovani.