Aluna de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP participa de projeto com apoio da FAPESP
A aluna do Programa de Doutorado em Engenharia de Produção da UNIP, Cristina Corrêa de Oliveira, sob a orientação do professor Jair Minoro Abe, desenvolveu, em conjunto com os acadêmicos do curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, da Faculdade de Tecnologia do Estado – FATEC – Zona Leste, um software, em fase de teste, que poderá encurtar o tempo entre a identificação de um potencial doador de órgão e a escolha de um receptor compatível. O projeto conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.
O trabalho está sendo feito em parceria com os pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, Luciana Haddad, Jair Minoro Abe e Alex Cassenote. O algoritmo vem sendo desenvolvido pelo Grupo de Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial da UNIP, coordenado pelo professor supracitado Jair.
A pesquisa intitulada eTransplante foi um dos destaques na edição de 2014 da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza – FETEPS, na qual conquistou o primeiro lugar na categoria Informática e Ciências da Computação. O projeto também foi premiado no Congresso Nacional de Iniciação Científica e apresentado no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado entre 27 e 29 de maio, no município de Recife – Pernambuco.
O sistema chamou a atenção internacionalmente e foi aprovado para ser apresentado em julho na 6th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics, em Las Vegas – EUA.
Mais informações: http://agencia.fapesp.br/novo_sistema_pode_agilizar_doacao_de_orgaos/21446/