Alunos da UNIP participam do Programa Top China Santander Universidades 2014
Os alunos Carlos Henrique da Silva Mendonça, do curso de Engenharia Elétrica do campus Brasília, Livia Marino Rosa, do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Campinas, e Maysa Santo Andréa, do curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Bauru, participaram do Programa Top China Santander Universidades 2014, que teve como tema O homem e o ambiente – desenvolvimento sustentável.
Os estudantes contemplados tiveram a oportunidade de conhecer a Universidade Jiao Tong, localizada na cidade de Shanghai, além de realizarem cursos sobre sustentabilidade e língua e cultura chinesas.
Segundo a acadêmica Maysa, o programa de intercâmbio Top China foi uma grande oportunidade em sua vida, “aproveitei a experiência pessoal, pois tive a chance de conhecer um país milenar, com uma cultura riquíssima e lugares incríveis, e também cresci profissionalmente. A arquitetura exige um amplo repertório estilístico para nortear um projeto de qualidade e Shanghai e Pequim são cidades repletas de construções incríveis, tanto contemporâneas quanto antigas, capazes de causar admiração e instigar a criatividade de qualquer pessoa”, declarou.
Já o aluno Carlos relata que passar três semanas na China foi uma das maiores experiências de sua vida. “O Programa Top China proporcionou um intercâmbio entre duas universidades chinesas e vinte quatro universidades brasileiras, o que faz deste projeto um evento ímpar e diferenciado de qualquer outro, pois cria relações que incentivam pesquisas entre professores de diferentes instituições”.
Carlos disse ainda que “a participação da professora e diretora do Setor de Relações Internacionais, Laura Ancona Lopez, que ministrou a palestra Art and Sustainability e do professor do curso de Engenharia Elétrica, Edval Delbone, que discorreu sobre Energetic Sustainability, ambos da UNIP, foi gratificante. Eles demonstraram domínio e destreza em suas áreas e todos os estudantes ficaram motivados, cativados e envolvidos durante as apresentações”.