Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP é premiado em Congresso Internacional
De 20 a 24 de setembro, em Ajaccio, na ilha francesa de Córsega, ocorreu o Congresso Internacional Advances in Production Management Systems – APMS. O evento é organizado anualmente pela International Federation for Information Processing – IFIP, instituição vinculada à editora de periódicos Springer, destaque no âmbito mundial de Engenharia de Produção.
O congresso contou com a participação de aproximadamente 70 universidades de todos os continentes, diversas empresas, destacando-se AirBus - França, Cirrelt – Canadá e NIST – Estados Unidos, mais de 300 participantes e cerca de 237 trabalhos apresentados.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista (PPGEP – UNIP) teve participação marcante em diversas atividades, presidindo sessões, apresentando trabalhos, organizando e dirigindo 16 trabalhos. Estiveram presentes no APMS nove alunos e seis professores, que se responsabilizaram pela apresentação dos 33 artigos aprovados.
A aluna Sivanilza Teixeira Machado obteve maior destaque no evento com seu trabalho intitulado A mathematical Model to Assess the Pig Transportation Process under Tropical Conditions, sob orientação da professora Irenilza de Alencar Nääs, que foi classificado como o melhor. A estudante foi homenageada e contemplada com o prêmio de distinção The Burbidge Award. Cabe salientar que na segunda fase de avaliação foram classificadas 11 propostas, sendo nove de universidades europeias. Na terceira, entre os três finalistas, a UNIP concorreu com a Universidade de Trondheim – Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega e Universidade de Tecnologia de Varsóvia – Polônia.
Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, professor Oduvaldo Vendrametto, ”trata-se de uma conquista internacional importante para o curso e para a Universidade. A importância e os desdobramentos já estão surgindo por meio do interesse dos professores de universidades estrangeiras, em firmar acordos de cooperação para pesquisas e outras atividades”.
Em 2015, a APMS será realizada no Japão. Porém, o reconhecimento pela participação do Programa de Pós da UNIP no evento, desde 2008, levou os organizadores da IFIP a proporem a realização de uma edição no Brasil em 2016, com cooperação da UNIP e coordenado pela professora Irenilza de Alencar Nääs.