Aluna da UNIP participa do Programa Top Espanha Santander Universidades 2013
A aluna Bruna Thomaz Alves, do curso de Turismo, campus Santos, contemplada com uma bolsa de estudos pelo Programa Top Espanha Santander Universidades 2013, falou sobre sua experiência na Universidad de Salamanca – Espanha.
O fascínio por diferentes lugares e outras culturas está vinculado à personalidade de quem escolhe ser independente e feliz com atividades de exploração turística. É o que ocorre com Bruna Thomaz, de 23 anos, graduanda do último semestre de Turismo, que aproveitou a oportunidade de um intercâmbio para melhorar as suas habilidades profissionais e planejar novos voos.
O avanço na carreira da aluna deve-se à sua participação no Programa Top Espanha, voltado a estudantes e professores de universidades brasileiras, que promove o intercâmbio cultural e contribui para a capacitação de universitários e docentes para o mercado de trabalho. A iniciativa oferece bolsas de estudos para a realização de um curso de língua e cultura espanhola, por três semanas, na Universidad de Salamanca - USAL.
Por meio do site da UNIP, Bruna teve conhecimento do programa de bolsas e fez sua inscrição. Por ter as melhores notas, e pelo forte interesse em participar do Programa Top Espanha, ela foi selecionada pela Universidade. De malas prontas, a estudante trocou o litoral paulista pelo verão europeu e partiu para Salamanca, em junho de 2013, retornando ao Brasil em julho do mesmo ano.
No curso de língua e cultura espanhola, ela aprimorou os seus conhecimentos, por estudar Turismo, e treinou o vocabulário, o que já está contribuindo com a sua atuação no mercado de trabalho. Em sala de aula, aprendeu o uso correto de conjugações verbais e expressões, escreveu redações no idioma e viveu intensamente os momentos de conversação. Segundo Bruna, “a disciplina de conversação foi a que mais trouxe benefícios, porque nos falávamos durante a aula inteira e a professora já ia corrigindo os erros de pronúncia e gramática”.
De Salamanca ao Guarujá, os impactos do intercâmbio foram imediatos na carreira da graduanda, que ao voltar para o seu ambiente de trabalho, um hotel na cidade do Guarujá, percebeu o seu avanço na qualidade do atendimento personalizado ao público estrangeiro, não só pela facilidade de se comunicar em espanhol, mas por entender melhor os seus costumes. “Essa viagem foi de grande importância, pois conheci melhor outra cultura. Antes, eu tinha dificuldade para entender espanhol e, depois do intercâmbio, isso se tornou bem mais fácil, ajudando no meu contato com os hóspedes. Transformou também a minha opinião como profissional de turismo, após vivenciar a profissão de uma maneira tão prazerosa”, declarou.
Hoje, Bruna Thomaz já consegue identificar as diferenças entre as expressões em espanhol dos povos nativos de países da América do Sul e as dos da Espanha. “Isso é de grande utilidade quando eu me comunico com hóspedes espanhóis”, afirma.
Mesmo com o pouco contato com o idioma no curso técnico em Turismo Receptivo, que ela fez pelo Centro Paula Souza, Bruna se considera no nível intermediário de conhecimento, após o programa em Salamanca. A estudante pretende iniciar um curso de espanhol em 2014 e acredita que a experiência vivida facilitará a fixação dos conhecimentos e permitirá que tenha fluidez no idioma.
“Eu desejo fazer o exame para obter o Diploma de Español Lengua Extranjera - DELE”, diz.
No aspecto acadêmico, Bruna conta que teve a oportunidade de experimentar alguns procedimentos de sua área vistos na Universidade. Pessoalmente, ficou maravilhada com sua primeira viagem para o exterior. Quanto ao futuro profissional, a jovem promissora pretende continuar na área de hotelaria, mas não descarta a possibilidade de trabalhar com eventos.
O Programa de Bolsas de Estudos, além das aulas, incluiu passagem aérea, hospedagem e alimentação, por três semanas. “Em minha opinião é uma iniciativa maravilhosa, pois oferece ao aluno a chance de melhor se qualificar durante a sua formação no nível superior e, muitas vezes, favorece pessoas que não teriam condições de pagar por uma experiência desse tipo. Parabenizo o Santander e torço para que muitos outros alunos ainda possam ser contemplados com essas bolsas”, conclui.
O Programa Top Espanha Santander Universidades vai conceder 120 bolsas para 31 universidades brasileiras. Para participar, os graduandos e os professores das instituições parceiras do programa devem preencher o formulário eletrônico, no site do Santander Universidades e entregar os documentos requisitados em sua universidade.