Convênio entre UNIP e a Universidade UNISON proporciona vinda de alunos mexicanos ao Brasil

A UNIP e a Universidade de Sonora – UNISON, do México, firmaram Convênio de Cooperação Científica, que possibilita várias ações acadêmicas conjuntas, entre as quais se destacam o intercâmbio de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP e da Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da UNISON.

Desde 2010, a UNIP recebeu dez alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial e Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Sonora, permitindo aos estudantes a realização de pesquisas sobre temas comuns ao Brasil e ao México.

De 2010 a 2014 os estudantes contemplados com o intercâmbio foram:

            Aluno

                        Pesquisa

Carlos Miguel Luna Zavala

Balanço de Energia do Estado de Sonora

Alma Angelina Flores Soto

Análise do Ciclo de Vida da Carne Bovina no Estado de Sonora: Etapa de Sacrifício

 

Ramón Ernesto Romero Medina

Programa de Gestão Ambiental na Empresa Tyco Eletronics Mexico S.A

 

Minerva Gallardo Ybarra

Produção Mais Limpa e Prevenção à Poluição na Área de Montagem Phillips Paddle

 

Ricardo Ferrá Valencia

Uso Eficiente da Energia Elétrica em um Sistema de Refrigeração de uma Processadora de Carne Suína

 

Martha Cecília Marín Landeros

Innovacíon Sustentable de Sauna com Tecnologia Solar en Clima Árido

 

Alejandra Lopez Montes

Oportunidades de Produção Mais Limpa em Funilarias Brasileiras

 

David Slim Zepeda Quintana e Glória Yasmin Qzuña Leyva

Programa de Servicios Sustentables en Salones de Belleza

 

Sara Patricia Verdugo Silva

Sistema de Transporte Universitario Sustentable

 

O Programa de Pós-Graduação da UNISON possui um Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (Status Conacyt).  Tal programa possui excelência com competência internacional, e tem como característica a participação de professores e alunos de diferentes universidades europeias e americanas.

A internacionalização da Pós-Graduação fortalece a pesquisa, a formação dos estudantes e a possibilidade de explorar temas que empregam diferentes visões acadêmicas.