Convênio entre UNIP e a Universidade UNISON proporciona vinda de alunos mexicanos ao Brasil
A UNIP e a Universidade de Sonora – UNISON, do México, firmaram Convênio de Cooperação Científica, que possibilita várias ações acadêmicas conjuntas, entre as quais se destacam o intercâmbio de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP e da Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da UNISON.
Desde 2010, a UNIP recebeu dez alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial e Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Sonora, permitindo aos estudantes a realização de pesquisas sobre temas comuns ao Brasil e ao México.
De 2010 a 2014 os estudantes contemplados com o intercâmbio foram:
Aluno |
Pesquisa |
Carlos Miguel Luna Zavala |
Balanço de Energia do Estado de Sonora |
Alma Angelina Flores Soto |
Análise do Ciclo de Vida da Carne Bovina no Estado de Sonora: Etapa de Sacrifício |
Ramón Ernesto Romero Medina |
Programa de Gestão Ambiental na Empresa Tyco Eletronics Mexico S.A |
Minerva Gallardo Ybarra |
Produção Mais Limpa e Prevenção à Poluição na Área de Montagem Phillips Paddle |
Ricardo Ferrá Valencia |
Uso Eficiente da Energia Elétrica em um Sistema de Refrigeração de uma Processadora de Carne Suína |
Martha Cecília Marín Landeros |
Innovacíon Sustentable de Sauna com Tecnologia Solar en Clima Árido |
Alejandra Lopez Montes |
Oportunidades de Produção Mais Limpa em Funilarias Brasileiras |
David Slim Zepeda Quintana e Glória Yasmin Qzuña Leyva |
Programa de Servicios Sustentables en Salones de Belleza |
Sara Patricia Verdugo Silva |
Sistema de Transporte Universitario Sustentable |
O Programa de Pós-Graduação da UNISON possui um Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (Status Conacyt). Tal programa possui excelência com competência internacional, e tem como característica a participação de professores e alunos de diferentes universidades europeias e americanas.
A internacionalização da Pós-Graduação fortalece a pesquisa, a formação dos estudantes e a possibilidade de explorar temas que empregam diferentes visões acadêmicas.