Alunos da UNIP relatam suas experiências no Programa Top China Santander Universidades 2013
Os alunos Andressa de Souza Ferraz, do curso de Arquitetura do campus Sorocaba, Ian Leonardo de Agostino Biella, campus Indianópolis, também estudante de Arquitetura, Leonardo Ferreira dos Santos, do curso de Engenharia Civil, campus Ribeirão Preto, e Tulio Galletti, do curso de Engenharia Mecatrônica, campus Goiânia, foram contemplados com bolsas de estudo pelo Programa Top China Santander Universidades 2013, e relataram suas experiências no País.
Tulio Galletti observa que para conhecer uma cultura milenar como a da China é necessário vivê-la como seus habitantes. Diz ainda que a possibilidade de conhecer a China por meio de parceria da UNIP com o Programa Top China Santander Universidades significou vivenciar a discrepância entre ocidente e oriente.
Durante três semanas, os alunos estudaram assuntos relacionados ao tema central do Programa Sustentabilidade e Gestão de Recursos. A partir deste tema, aprenderam, com profissionais de diferentes áreas, sobre como o Brasil e a China estão lidando com a escassez de recursos naturais, quais são seus principais problemas atuais e quais atitudes estão sendo tomadas para garantir uma sustentabilidade futura.
Nas palestras realizadas na Universidade, foram discutidos temas como a poluição, suas causas e consequências, as diferentes formas de energia, os impactos ambientais e seus desafios, responsabilidade social, entre outros tópicos. Observou-se que países em desenvolvimento como o Brasil e a China, apresentam alguns problemas semelhantes em determinados aspectos e desenvolveram algumas possíveis soluções diferentes para esses mesmos problemas.
O curso foi muito importante para formar nos alunos um ponto de vista que será essencial no para a prática e realização de suas ideias posteriormente. “A interação entre professores e alunos se deu de forma intensa, por meio do debate diário a respeito dos temas centrais”, afirmou Tulio.
Durante o período letivo, inúmeros passeios foram realizados com objetivos acadêmicos e de lazer, como visitas às cidades de Pequim e Shangai, além de museus, templos, a grande muralha da China, a Cidade Proibida e os estádios das Olimpíadas realizadas em 2008.
Segundo Tulio, o gigante oriental tem características muito particulares com as quais os brasileiros podem aprender. “A China é um país que consegue aliar o seu grande crescimento econômico à manutenção de suas tradições. Isso é possível pela importância que os chineses dão à sua história, valorizando detalhes com perfeccionismo”, concluiu.
A aluna Andressa de Souza relata que nunca havia imaginado que seria possível viajar para China até conhecer o Programa Top China por meio da UNIP.
“Tudo foi uma experiência única em minha vida, um sentimento de alegria e liberdade, foi inexplicável. Quando cheguei ao País me encantei com a beleza do local e com a recepção calorosa, então percebi que estava junto com os melhores alunos das universidades brasileiras e chinesas.”
Andressa se encantou com todos os lugares que visitou na cidade de Shangai e com o conhecimento que lhe foi transmitido desde o início. A hospitalidade e a atenção aos estrangeiros, o respeito às diferenças culturais, e a estrutura acadêmica de alta qualidade foram aspectos que facilitaram a estadia. Para a aluna, tudo que foi aprendido na China permanecerá como uma experiência única em sua vida, e declarou ser grata à UNIP, ao Santander Universidades, e à Universidade de Pequim e Shangai Jiao Tong.
Ian Leonardo, aluno do curso de Arquitetura contou que saiu de seu país para conhecer outras culturas e outras formas de agir e de pensar, rompendo barreiras, quebrando paradigmas e preconceitos impostos pela sociedade brasileira. “Senti-me exatamente como uma criança nascendo em um novo mundo, onde as coisas simples se tornaram fascinantes”, relatou.
A China o encantou desde a recepção feita pelos estudantes chineses aos estrangeiros. Também houve passeios interessantes que mostrarama arquitetura nova e suntuosa de Shangai e trouxeram a oportunidade de conhecer pessoas e provar uma culinária diferente em bons restaurantes.
Em uma visita sozinho ao Museu da Arquitetura, Ian pôde conhecer evolução da arquitetura chinesa desde seus ancestrais e observar a perfeição dos detalhes, os materiais usados e as formas empregadas. Ian Leonardo agradece imensamente à UNIP e ao Santander pela oportunidade.
Leonardo Ferreira dos Santos relata que foi a primeira vez que viajou ao exterior e que em Shangai fez muitos passeios para explorar a cidade, onde visitou diversos pontos famosos, entre eles o Centro de Planejamento Urbano, que considerou o mais interessante, pois demonstrou como o povo chinês se preocupa com o futuro de suas cidades.
Além de assistir às palestras sobre Desenvolvimento Sustentável, Leonardo realizou cursos de língua chinesa, e teve aulas de história e cultura da China na Universidade de Pequim. Além da vivência acadêmica, o aluno teve a oportunidade de visitar a Peking Opera, um teatro tradicional da China, o Acrobatic Show, o Beijing Urban Planning Exhibition Hall, o Hu Tong, o Sammer Palace, o Museu Nacional, o Tian’na Men Square e a Cidade Proibida. Nas visitas individuais conheceu outros lugares históricos como o Pearl Market, Mercado da Seda, Wangfoujin, Templo do Céu e o Lama’s Temple.
“Posso dizer que esta experiência mudou minha vida. Não há maneira de ir para a China e não ser transformado. A viagem me ensinou não apenas sobre sustentabilidade, mas sobre o quanto importante a China é para nós.”