Aluna do curso de Educação Física realiza trabalho voluntário na Austrália

A aluna do curso de Educação Física campus Paraíso, Marcela da Paz Takami, que foi contemplada com uma bolsa de estudos pelo programa Ciência sem Fronteiras em 2012 para estudar na Austrália, realizou um trabalho voluntário com deficientes físicos durante seu intercâmbio.

A estudante teve a oportunidade de realizar o trabalho voluntário na Disabled Alternative Road Travel Service – DARTS, que opera na área nordeste de Sydney e organiza programas recreativos, atividades educativas e sociais, além de oferecer viagens diárias para adultos com deficiência física que utilizam cadeira de rodas. “Minhas funções neste trabalho eram auxiliar o motorista no embarque e desembarque dos deficientes do ônibus e ser responsável por um deles durante o dia de passeio. Dentre as deficiências havia pacientes com esclerose múltipla, paralisia cerebral, espinha bífida ou lesão cerebral adquirida através de lesão ou derrame”, contou.

Marcela considerou o trabalho extremamente importante e enfatizou:“Aprendi muito sobre o universo dos deficientes físicos, além de poder realizar comparações entre os sistemas de apoio ao deficiente australiano e o brasileiro”.

A vivência de Marcela na DARTS foi conquistada por intermédio da orientação que a acadêmica obteve na disciplina de Fundamentos da Reabilitação. Desse modo ela pôde unir a teoria vista em sala de aula com a experiência prática, o que rendeu a ela um bom rendimento na disciplina.