Aluno de Biomedicina relata sua experiência na Finlândia

O aluno Jonatam Rodrigo Crispim da Rocha, do curso de Biomedicina, campus Campinas, que foi premiado com uma bolsa de estudos pelo Programa Ciência sem Fronteiras, relatou sua experiência na University of Eastern Finland, parceira da UNIP na Finlândia.  “A Finlândia é um país de belezas naturais em meio à neve”, resumiu.

Em sua primeira semana no país, Jonatam participou da integração e orientação que a Universidade promoveu  com os estudantes internacionais. “Todos foram muito solícitos a tudo que fosse necessário. Esse suporte oferecido pela Universidade é um reflexo da importância dada à qualidade de ensino e  aos professores, o que faz da Instituição um lugar incrível”, ressaltou o aluno.

A University of Eastern Finland permite aos alunos cursarem disciplinas inovadoras, de caráter internacional, que tratam de questões como saúde pública global e genética epidemiológica.  Além de oferecer ao aluno um aprendizado básico sobre a língua local, o ensino finlandês atribui grande importância ao auto-aprendizado e ao planejamento dos estudos.  “Não posso deixar de relatar o quanto foi importante para mim essa experiência.  Volto feliz, maravilhado e renovado ao Brasil”, declarou.

Jonatam revelou ainda que, devido ao contato com estudantes do mundo inteiro, conseguiu aprender sobre diversas culturas e travar amizade com outros estudantes, com quem ainda mantém contato. “Foi um grande aprendizado sobre cultura e relações interpessoais”, afirmou.

Tomado por gratidão e reconhecimento, Jonatam disse ainda que “nada seria possível se não tivesse o apoio da reitoria e da direção da Universidade Paulista -UNIP” e agradeceu à professora Laura Ancona Lopes, do Setor de Relações Internacionais, à doutora Marília Millan, do Setor de Pesquisa, à sua orientadora, à professora Claudia Minazaki, à coordenadora do curso de Biomedicina, professora Ana Beatriz Rossetti Santos e a todos os funcionários desses setores que, em menor grau, também contribuíram para o seudesempenho.

Ao final, o aluno deixou uma mensagem a todos os acadêmicos da UNIP. “Acreditem em vocês mesmos, lutem e aproveitem cada oportunidade que a vida lhes oferecer; vocês poderão fazer a diferença”.