Alunos da UNIP retornam do México
Os onze alunos da UNIP selecionados para o programa de bolsas Ibero-Americano Santander Universidades, e que cursaram um semestre letivo na Universidade Tecnológico de Monterrey, no México, retornaram ao Brasil.
A aluna Ana Claudia Narumi Kameda, do curso de Psicologia, campus São José dos Campos, recebeu reconhecimento pelo melhor desempenho acadêmico entre os 170 alunos contemplados por programas internacionais que estudaram no segundo semestre de 2012 na Universidade Tecnológico de Monterrey.
A aluna Suelen Marcolino, do curso de Relações Internacionais, campus Paraíso, descreve sua experiência: “Estudar no México foi uma experiência inesquecível. O Tec de Monterrey está entre as três melhores universidades mexicanas e possui uma estrutura fantástica. Suas instalações nos permitem praticar diversos tipos de esportes e participar de atividades culturais como teatro e dança, além de possuir uma biblioteca supermoderna. O campus Querétaro é muito seguro e, em época de provas finais, fica disponível aos alunos no período da madrugada. Os professores são exigentes, todavia também são muito acessíveis. De minha parte foram muitas e longas as madrugadas de estudo, mas elas valeram muito a pena. O Tec também possibilita aos alunos a oportunidade de desenvolver serviços sociais, assim pude trabalhar como voluntária em uma instituição que presta auxílio a imigrantes indocumentados. Aprendi muito a respeito das questões de imigração do país e tive contato com um mundo surpreendente e histórias de vida admiráveis. O México é um país lindo e é possível fazer viagens curtas mesmo durante o semestre letivo, sendo que muitas delas são organizadas pela própria universidade. Além disso, o custo de vida é baixo em relação ao nosso e há grande facilidade de se encontrar boas ofertas de moradias para estudantes em Querétaro. Viver uma cultura diferente por um semestre inteiro e conviver com estudantes de diversos países foi uma experiência enriquecedora e contribuiu muito para minha formação não somente acadêmica, mas pessoal. Um aprendizado que se leva para a vida inteira”, conclui.
Cristiane Sfeir Alves, aluna do curso de Arquitetura, campus Sorocaba, também falou sobre o intercâmbio. “Foi uma experiência incrível, tanto como estudante quanto pessoal. Eu gostei muito da universidade, do ensino, do México, das pessoas e de todo suporte que nos deram. Também queria dizer que, no encerramento do semestre, eu fui contemplada com um certificado e um livro porque obtive o maior progresso no curso de espanhol avançado.”
A aluna Gracinéia Spirandelli Frias de Oliveira, do curso de Ciências Biológicas, campus Bauru, realizou estágio no Centro del Agua para America Latina y el Caribe (CAALCA) e participou de um projeto que recebeu a aprovação de uma patente, na qual seu nome consta como o de um dos inventores. “Iniciei meu trabalho auxiliando no cultivo de microalgas, realizado em laboratório. Simultaneamente trabalhava junto ao grupo de pesquisa que iniciava a criação de um fotobiorreator para a produção de microalgas. Auxiliei em sua construção, nos testes de funcionamento, nas correções, nas adaptações e em todo o processo até a solicitação de registro de sua patente, que foi aceita com o número MX/a/2012/013047. Sinto-me muito feliz e orgulhosa por ter participado deste projeto juntamente com uma equipe de profissionais de alto nível, que sempre me tratou com muito carinho e respeito, elogiando meu trabalho e meu país.”
Daniela Possidenti Meira, aluna do curso de Ciências Biológicas, campus São José dos Campos, apresentou o projeto de pesquisa Biodegradación de levadura residual por acción del hongo P. sanguineus, desenvolvido no CAALCA.“No dia 15 de novembro de 2012, no Congresso de Engenharia Química do Instituto Tecnológico de Durango, em Durango, México, fui convidada a apresentar esse projeto em nome de todos do meu grupo. Foi uma experiência maravilhosa e inédita, por ser a primeira vez em que me apresentei para um auditório composto por estudantes e professores internacionais e, além de tudo, por falar em espanhol, uma língua que aprendi há quatro meses. Graças a Deus, deu tudo certo. E isso foi o mais gratificante” relata a aluna.
O aluno Marcelo de Toro de Oliveira, do curso Publicidade e Propaganda, campus Araçatuba, também descreve sua vivência no exterior, “o Tec de Monterrey nos informou com grande êxito que representamos muito bem a UNIP porque, no geral, todos obtiveram boas qualificações. Foi uma experiência única e muito bem aproveitada durante todo o semestre no exterior.”
A UNIP parabeniza os alunos pelos ótimos resultados acadêmicos obtidos no México.