Aluna de Ciências Biológicas apresenta projeto no Congresso Nacional de Engenharia Química do México

A aluna do curso de Ciências Biológicas, Daniela Possidenti Meira, campus São José dos Campos, contemplada com a Bolsa de Estudos Ibero-Americana Santander Universidades em 2012, apresentou um projeto de pesquisa no Congresso Nacional de Engenharia Química do México, realizado no dia 15 de novembro na cidade de Durango.

 

O projeto “Biodegradación de levadura residual por acción del hongo P. sanguineus” foi conduzido no Centro del Agua para America Latina y el Caribe (CAALCA), local onde Daniela fez estágio e integrou o grupo de pesquisa composto pelos professores da Universidad Tecnológico de Monterrey doutor Roberto Parra Saldívar (chefe do grupo) e doutora Diana Cárdenas, e pelos estudantes mexicanos Marko Rentería, Ana Luisa Parra, Kerime Guerrero e Victor Castañeda.

 

Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que a biodegradação da levedura residual pelo Pycnoporus sanguineus é possível. A aluna Daniela relata sua experiência: “Fui convidada a apresentar esse projeto em nome de todos do meu grupo. Foi uma experiência maravilhosa e inédita, por ser a primeira vez em que me apresentei para um auditório composto por estudantes e professores internacionais e, além de tudo, por falar em espanhol, uma língua que aprendi há quatro meses. Graças a Deus, deu tudo certo. E isso foi o mais gratificante.”