Abertura do Encontro Científico e do Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC-CNPq

Em 16 de outubro, nos campi Indianópolis, Alphaville, Marquês, Campinas, Brasília, Goiânia e Manaus, ocorreu a abertura do Décimo Segundo Encontro Científico e do Décimo Quarto Encontro de Iniciação Científica UNIP / PIBIC-CNPq.

No campus Indianópolis, a professora doutora Isabela Almeida Pordeus, coordenadora da Área de Odontologia da CAPES, proferiu a palestra Pesquisa científica brasileira em odontologia.

No campus Alphaville, o professor doutor João Eduardo Coin-Carvalho e a professora doutora Mônica Cintrão França Ribeiro ministraram a palestra Compromisso Social na Formação Profissional: os grupos de pesquisa e a extensão comunitária.

No campus Marquês, o professor doutor Arnaldo Luiz Ryngelblum articulou a palestra Gestão do sucesso e gestão de problemas.

No campus Campinas/Swift, a professora doutora Raquel Machado Coutinho apresentou a palestra A produção de resíduos sólidos e o papel do profissional da saúde.

No campus Brasília, o professor doutor Oduvaldo Vendrametto proferiu a palestra Conhecimento como vantagem competitiva.

No campus Goiânia, a professora doutora Maristela Dutra-Correa administrou a palestra Odontogeriatria – odontologia do futuro. Estamos preparados?.

No campus Manaus, o professor doutor Wagner Ginotti Piris ministrou a palestra Humanidade e infração penal: a ruptura lógico-conceitual da teoria do crime.

O Encontro Científico, que objetiva divulgar a produção intelectual dos corpos docente e discente da Universidade Paulista – UNIP, foi composto por conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos, workshops, comunicações coordenadas e exposição dos cartazes dos Grupos de Pesquisa.

 

No Décimo Quarto Encontro de Iniciação Científica, com apoio UNIP/PIBIC – CNPq, verificou-se o resultado do trabalho de alunos de Graduação e de professores orientadores. Foi um momento de compartilhar e divulgar as pesquisas concluídas. Houve, ainda, para o público de mais de cem pessoas, a apresentação oral de 14 pesquisas com apoio do CNPq, avaliadas pelo Comitê Institucional e pelo Comitê Externo do PIBIC-CNPq.

Além das apresentações orais, a exposição dos banners contou com os estudos de 103 alunos pesquisadores (em um universo de 148 pesquisas realizadas) que se somaram ao público interessado. Tratou-se de uma profícua oportunidade de troca de conhecimentos entre professores e alunos, troca esta que, em um plano maior, ocorreu também com a comunidade acadêmica e científica do país.