Alunos de Engenharia participam do Décimo Segundo Encontro Científico no campus Campinas
O Décimo Segundo Encontro Científico, realizado no campus Campinas, aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de outubro, paralelamente ao Décimo Quarto Encontro de Iniciação Científica UNIP/PIBIC-CNPq. Enquanto os alunos do Programa de Iniciação Científica apresentaram os trabalhos das pesquisas desenvolvidas no Encontro, professores e convidados ilustres participaram do evento apresentando temas relevantes ao desenvolvimento de pesquisas. O tema desse Encontro foi voltado à Sustentabilidade dos Processos.
Os alunos dos cursos de Engenharia Civil, Mecatrônica, Mecânica, Elétrica e Produção participaram de um ciclo de palestras dirigidos ao corpo discente do campus. No dia 17 de outubro, no auditório, o professor da UNIP Mário Mollo Neto apresentou a palestra A falta de Engenheiros no Mercado Brasileiro e o Impacto no Desenvolvimento Tecnológico. Mário discursou sobre o crescimento econômico do Brasil nos últimos anos, traçou um paralelo entre as economias emergentes e os países desenvolvidos, enfocando a necessidade da formação adequada e da precisão de um número maior de engenheiros formados no mercado de trabalho.
No dia 18, os alunos assistiram à palestra do professor Éder Carlos Moreira, intitulada A Sustentabilidade do Ser – A Matemática da Vida, que trouxe uma discussão em primeiro plano sobre como a Matemática pode ser útil na solução de problemas, seja no cotidiano ou no campo da Engenharia. Em seguida o palestrante falou sobre a divisão do tempo para organizar as tarefas, da necessidade do autoconhecimento para a melhor adequação das ocupações. Segundo o professor Éder, a apresentação teve o objetivo de motivar os estudantes para que consigam alcançar os objetivos determinados durante a realização do curso de Graduação. “Na ocasião, os alunos do curso de Pedagogia, na companhia da coordenadora Maria Helena Gonçalez, também participaram atentamente, já que estão estudando como funciona o sistema de numeração decimal, bem como a ilustração disso no ensino fundamental”, explicou o professor.
Ainda, no dia 18, o professor José Benedito Sacomano proferiu a palestra As Oportunidades Profissionais na Economia. Sacomano enfatizou a carência de profissionais de Engenharia no mercado de trabalho e destacou a qualidade da formação acadêmica como parâmetro para alcançar vagas de destaque.