Programa de Pós-Graduação da UNIP conta com a participação de professores da Universidade de Sonora

A UNIP e a Universidade de Sonora, no México, são signatárias de convênio de cooperação científica, que tem possibilitado várias ações acadêmicas conjuntas, entre as quais se destacam a troca de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP e da Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Sonora.

 

Dentro do caráter de intercâmbio e de pesquisa conjunta do convênio, no mês de junho, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP recebeu os professores visitantes Luís Eduardo Velázquez e Nora Elba Munguía. Juntos, eles realizaram atividades de pesquisa no Programa e ministraram um workshop sobre Serviços Sustentáveis em Micro, Pequenas e Médias Empresas, nos dias 28 e 29 de maio.

 

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Biagio Giannetti, Cecilia de Almeida, Feni Agostinho e Silvia Bonilla foram os anfitriões acadêmicos dos docentes visitantes e os organizadores do evento.

 

O workshop reuniu 51 profissionais, representando quatro estados e trinta e sete instituições brasileiras. Além da tradicional participação de acadêmicos de instituições de ensino superior, o workshop contou com a participação de empresários do setor de reparação automotiva e com representantes da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços para Excelência da Reparação Automotiva. Durante o curso, Velázquez e Munguía abordaram temas como: introdução à produção mais limpa e à prevenção de contaminação, avaliação de riscos ocupacionais, identificação de alternativas de solução e plano de serviços sustentáveis. Uma das atividades proposta por eles foi realizar uma visita técnica em uma oficina de reparos automotivos e observar as possíveis oportunidades de melhoria ambiental e à saúde do trabalhador.

 

“O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial e Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Sonora possui Status Conacyt (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México) de Programa de Excelência com Competência Internacional, tendo como característica a participação de professores e alunos de diferentes universidades europeias e americanas”, destaca Biagio. “A internacionalização da Pós-Graduação fortalece a pesquisa, a formação dos alunos e traz a possibilidade de explorar temas de pesquisa, empregando diferentes visões acadêmicas. Sem dúvida alguma, essas atividades são muito saudáveis para os Programas de Pós-Graduação participantes”, concluiu.