Alunos da Universidad de Sonora participam das atividades acadêmicas da UNIP

A UNIP e a Universidad de Sonora (Unison), do México, são signatárias de Convênio de Cooperação Científica que tem possibilitado várias ações acadêmicas conjuntas, entre as quais se destacam a troca de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP e da Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidad de Sonora.

 

Dentro do caráter de intercâmbio e de pesquisa do convênio, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP recebeu dois integrantes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidad de Sonora.

 

Entre os dias 4 de maio e 30 de junho, os engenheiros Ricardo Ferrá Valencia e Minerva Gallardo Ybarra permaneceram na UNIP. O professor Biagio Giannetti, líder da linha de pesquisa Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial, foi o orientador dos acadêmicos durante sua estadia na Universidade.

 

Os estudantes participaram de duas disciplinas da linha de pesquisa, realizaram várias visitas técnicas e participaram dos seminários do grupo de pesquisa do Laboratório de Produção e Meio Ambiente (Laproma). Cada um desenvolveu um tema de pesquisa: Ricardo tratou do Uso Eficiente da Energia Elétrica em um Sistema de Refrigeração de uma Processadora de Carne Suína e Produção Mais Limpa e Prevenção à Poluição na Área de Montagem ‘Phillips Paddle’ ficou a cargo de Minerva.

 

“O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial e Desenvolvimento Sustentável da Universidad de Sonora possui Status Conacyt (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México) de Programa de Excelência com Competência Internacional, tendo como característica a participação de professores e alunos de diferentes universidades europeias e americanas”, destaca Biagio e complementa que “a internacionalização da pós-graduação fortalece a pesquisa, a formação dos alunos e traz a possibilidade de explorar temas de pesquisa empregando diferentes visões acadêmicas. Sem dúvida alguma, essas atividades são muito saudáveis para os programas de pós-graduação participantes”.