Alunos da UNIP têm participação de destaque no Top China 2010
Os alunos da UNIP, vencedores do processo seletivo do programa Top China Santander Universidades, participaram de um curso sobre meio ambiente e urbanismo sob a perspectiva da sustentabilidade, realizado em uma das mais renomadas universidades chinesas, a Universidade Shanghai Jiao Tong, localizada na cidade de Xangai.
O grupo contou com três alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, Claudia Silva Carvalho de Sá, do campus de Campinas, Eduardo Henrique Carvalheiro da Silva, do campus Indianópolis, e Felipe Fernandes Scacalossi, do campus Sorocaba, além do estudante do curso de Engenharia Civil, Diego de Paula, do campus Brasília.
Os estudantes foram acompanhados pela professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção, Cecilia M. Villas Bôas de Almeida, que ministrou a palestra Emergy-based methodology to account building manufacture and cities’ sustainability (metodologia com base em emergia para avaliar a construção civil e a sustentabilidade de cidades), de acordo com a temática do curso, inspirada no lema da Expo Xangai 2010 – Cidade melhor, vida melhor.
A participação dos alunos da UNIP teve destaque desde o início das atividades, quando o aluno Diego de Paula foi selecionado pelos representantes do Santander Universidades para discursar sobre a importância do Programa Top China.
Durante três semanas, os estudantes participaram intensamente das atividades acadêmicas programadas (dez palestras de professores brasileiros e dez palestras de professores chineses), das atividades culturais (aulas de caligrafia chinesa, de mandarim e de cultura chinesa – Wushu), de visitas técnicas e de viagens (E-waste Factory, Expo Xangai, Xián, Beijing). Posteriormente, receberam nota máxima na avaliação final.
É preciso ressaltar que, além da experiência acadêmica, o Programa Top China proporcionou aos alunos e professores a oportunidade de vivenciar a China por meio do contato com alunos e professores chineses. Segundo Felipe Fernandes Scacalossi, “Escrever sobre uma experiência que me deixou sem palavras requer habilidade e será necessário um pouco de calma para assimilar todas as informações e sensações vivenciadas nessas três semanas. O Programa Top China é pioneiro desde sua proposta inicial. Qualquer pessoa que leia o edital é tomada pela imensa vontade de participar dessa empreitada surreal e de visitar um novo mundo.”