Professor e alunos de mestrado participam de Congresso em Lisboa

Entre os dias 17 e 19 de março, o professor do Programa de Mestrado em Odontologia da UNIP, doutor Élcio Magdalena Giovani, e seus orientados, Camila Correa dos Santos, Gilberto Araújo Noro Filho, Rafael Celestino de Souza e Bruno Caputo Vieira, participaram do Terceiro Congresso da Comunidade e Países de Língua Portuguesa sobre VIH/Sida e Infecções de Transmissão Sexual, realizado no Centro de Congressos de Lisboa, em Portugal.

A participação no evento foi patrocinada pela Vice-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UNIP. Os trabalhos apresentados no evento atraíram a atenção dos países Moçambique e Cabo Verde. Estes manifestaram interesse em estabelecer parcerias com a UNIP, pois acreditam que as pesquisas nessa área do conhecimento estejam muito evoluídas no Brasil. Os dois países também admiraram a inserção social que a UNIP, uma universidade privada, vem desenvolvendo com os resultados dessas pesquisas.

 

No dia 17 de março, a aluna Camila Correa dos Santos apresentou o trabalho Prevenção e diagnóstico das alterações e agravos de ordem sistêmica e bucal em pacientes HIV/Aids negros brasileiros. No mesmo dia, no período da tarde, o aluno Gilberto Araújo Noro Filho apresentou o trabalho Abordagem preventiva: prática de automedicação em pacientes HIV+. Ambos os trabalhos foram orientados pelo professor Élcio Magdalena Giovani.

 

O aluno Gilberto Araújo Noro Filho apresentou, no dia 18 de março, o trabalho Preservação odontológica após tratamento do carcinoma espinocelular (CEC) oral em paciente HIV+, e a aluna Camila Correa dos Santos apresentou o trabalho Expectativa dos acadêmicos de odontologia sobre o atendimento de pacientes vivendo com VIH/Sida.

 

Já no dia 19 de março, o professor Élcio Magdalena Giovani apresentou o trabalho Busca ativa na detecção precoce da correlação das manifestações de HPV em genitália masculina e feminina e na cavidade oral em pacientes HIV/Aids e HIV negativo brasileiros.