Professora da UNIP participa do Projeto Moholoholo, na África do Sul
A professora Selene Dall' Acqua Coutinho, dos cursos de graduação em Medicina Veterinária e pós-graduação em Imunopatologia Veterinária da UNIP, esteve, durante a segunda quinzena do mês de janeiro de 2009, trabalhando como voluntária no Projeto Moholoholo (http://www.moholoholo.co.za/).
O Moholoholo Wildlife Rehabilitation Centre localiza-se no sopé das montanhas Drakensberg, em Hoedspruit, na África do Sul, e é um centro de reabilitação de filhotes órfãos/abandonados e de animais de vida selvagem que sofreram ferimentos, limitações físicas ou envenenamentos, fundado em 1992.
Os animais, que são trazidos de todas as partes da África do Sul, recebem cuidados veterinários, alimentação e manejo adequados. Quando se encontram restabelecidos, são reintroduzidos em seus habitats naturais. Aqueles que sofreram lesões/limitações físicas que impeçam sua reintrodução são cuidados e mantidos no centro, que é aberto à visitação pública, com o intuito de realizar um trabalho de educação ambiental, tanto com a população local como com turistas estrangeiros.
Vários dos animais recebidos pelo centro foram resgatados de circos, eram mantidos em jaulas em propriedades privadas ou sofreram ameaças de morte por fazendeiros – por caçarem animais de seus rebanhos. O local também abriga aqueles que sofreram envenenamentos.
Além das diversas atividades exercidas no centro, a professora teve oportunidade de cuidar e acompanhar o tratamento dado a dois leõezinhos irmãos cuja mãe morreu, e, também, a dois bebês rinocerontes encontrados sozinhos em um parque nacional.
Esses animais estão recebendo toda a atenção e cuidados necessários para que possam ser soltos, assim que tenham tamanho e habilidades para sua sobrevivência no ambiente natural. Além destes, o centro abriga diferentes espécies de abutres e águias, que tiveram suas asas quebradas ou cortadas e não poderão mais voltar à natureza, pois não sobreviveriam. Somam-se ao enriquecedor contato direto que a professora teve com esses animais a discussão e o aprofundamento de conhecimentos nas áreas de conservação, reintrodução de animais na natureza e programas educacionais voltados ao meio ambiente.