Encontros Científicos e Iniciação Científica ocorrem em vários campi

 

Organizado pelas professoras Alessandra Ancona de Faria e Marina Ancona Lopez Soligo, o Décimo Primeiro Encontro de Iniciação Científica e o Nono Encontro Científico, abertos em 1º de setembro, no campus Paraíso, contaram com a presença de docentes da UNIP e palestrantes convidados.

 

No evento, o professor José Celso Contador, do programa de mestrado em administração da UNIP, falou sobre Campos e armas da competição, livro de sua autoria. Às 20h30, houve uma seção de pôsteres no saguão, que estava repleto de cartazes de grupos de pesquisa, seguida de um coquetel.

 

Os campi Marquês, Cidade Universitária, Jundiaí, Brasília, Goiânia e Manaus também fizeram no dia 1º a abertura dos encontros em suas sedes, promovidas pela vice-reitoria de pós-graduação e pesquisa da UNIP.

 

No dia 2 de setembro ofereceram-se aos participantes que compareceram ao campus Paraíso minicursos, palestras e mesas-redondas.

Minicurso: Indicadores de Sustentabilidade, com professor Biagio F. Giannetti, professor do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da UNIP.

 

Palestras: Engenharia de Software: Um Framework para a Gestão de Riscos em Projetos de Software apoiado pela Lógica Paraconsistente Anotada, com professor Marcelo Nogueira, doutorando do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da UNIP;

 

Determinação de Polifenóis em Produtos Alimentícios e Farmacêuticos usando um Biossensor de Polifenoloxidase (Pfo), Obtida De Extrato Bruto Da Casca De Banana Nanica (Musa Acuminata), ministrada pela professora Cássia Aparecida Signori Perone, líder do grupo de pesquisa Desenvolvimento de Biossensores: Biológicos, Farmacêuticos e Ambientais da UNIP;

 

Comunicações Coordenadas, com o coordenador do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção professor Oduvaldo Vendrametto; Inclusão Digital: uma visão crítica, proferida pelo professor do programa de mestrado em Comunicação da UNIP Edilson Cazeloto.

 

Mesas-redondas: Influência do poder dos atores nas estratégias empresariais, com a presença do professor Arnaldo Ryngelblum e da mestranda Tânia Melchor;

 

Moda, Comunicação e Cultura, com a professora do programa de mestrado em Comunicação da UNIP Solange Wajnman.

        

Dando continuidade ao evento, o campus Paraíso cedeu espaço, em 3 de setembro, para palestras, workshops e mesas-redondas.

 

Palestras: Cenários ambientais, ministrada pelo professor do programa de mestrado em Administração da UNIP João Maurício Gama Boaventura e pelo professor Pérsio Penteado Pinto Martins; Guerra virtual: índios transformam o computador em arco e a internet em flecha, proferida por Sidnei Marciano Pereira, mestrando em Comunicação – UNIP; Gestão do conhecimento e educação corporativa com professor do programa de mestrado em Administração da UNIP Roberto Bazanini; Do patrão ao empresário: resgate de um percurso nas imagens do cinema nacional, ministrada pela professora de Sociologia da UNIP Neusa Meirelles Costa.

 

Mesas-redondas: A prática educativa em questão: entre a formação e a prática avaliativa, que contou com a presença da coordenadora de eventos de pós Graduação da UNIP Alessandra Ancona de Faria, da professora da UNIP Márcia Lopes Reis e da graduanda em pedagogia Andréa Schmitz Boccia;

 

Diagnóstico agros socioeconômico para a construção de cenários em áreas tradicionais e de expansão das redes de cana-de-açúcar, com os professores do programa de mestrado em Administração da UNIP Alfredo José Barreto Luiz, Celso Augusto Rimoli e Ernesto Michelangelo Giglio.

 

Workshops: Oficina de criatividade: encontro de Máscaras, com as professoras do POIT (Programa Objetivo de Incentivo ao Talento) Luana de André Sant´Ana e Maria Helena Carvalho de Oliveira;

 

Temas polêmicos em ciência, com as professoras do programa de mestrado em Medicina Veterinária Leoni Bonamin e Ana Flávia Popi e o livre-docente da Unesp  Carlos Renato Zacharias Doutor