UNIP e FIESP se unem para promover a Produção mais Limpa

Um grupo de 12 instituições de ensino superior, incluindo a Universidade Paulista - UNIP, assinou um protocolo de intenções com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), no dia 24 de março.

 

A finalidade do protocolo é promover e difundir ações de cooperação para a conscientização de profissionais do setor produtivo e do meio acadêmico sobre a importância da prática de produção mais limpa. A iniciativa pretende unir esforços para realizar ações voltadas ao aumento da conformidade ambiental legal e à melhoria da qualidade ambiental do Estado de São Paulo, conforme o documento assinado durante a abertura da Conferência Paulista de Produção mais Limpa, realizada na sede da FIESP. “Com essa iniciativa, estamos lançando uma nova fase do programa”, afirmou Paulo Skaf, presidente da FIESP.

Presente no evento, o líder da Linha de Pesquisa em Produção mais Limpa e Ecologia Industrial do programa de pós-graduação em Engenharia de produção da UNIP, Biagio Giannetti destacou que a UNIP e o programa de pós-graduação em Engenharia de Produção são signatários da Declaração Internacional de Produção Mais Limpa do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (Pnuma), desde 2005.

A adesão ao projeto tem propiciado intercâmbio acadêmico com pesquisadores de várias universidades do exterior, fato que mantém o programa de pós-graduação atualizado com as práticas ambientais modernas e com as de sustentabilidade. Um benefício para o aluno de graduação e pós-graduação da UNIP, resultante do convênio com a FIESP, é a possibilidade da troca de experiências com as empresas por meio dos trabalhos e pesquisas.

O protocolo de intenções assinado pela UNIP e pela FIESP prevê uma série de ações a serem desenvolvidas. Entre outros itens propostos está a realização de encontros e workshops, envolvendo alunos, professores e coordenadores, para difusão dos conceitos de produção mais limpa; inclusão do tema ou tópicos nas disciplinas ou por meio de atividades extracurriculares; divulgação e participação de eventos e ações organizadas pelos parceiros que tenham o propósito de ampliar e disseminar o tema produção mais limpa.

Neste sentido se destaca a realização do workshop internacional sobre Avanços em Produção mais Limpa que será realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio no campus Indianópolis. O workshop, que destaca-se por ser único no seu gênero, ocorre pela segunda vez na UNIP e reunirá especialistas, d Brasil e do exterior.

Informações: www.advancesincleanerproduction.net