Workshop aborda produção mais limpa nas indústrias

Os alunos de pós-graduação em Engenharia de Produção e os da graduação do curso de Engenharia participaram da Quarta Conferência Paulista de Produção Mais Limpa, realizada no campus Indianópolis, no dia 6 de março.

 

O evento que tem o objetivo de reduzir impactos ambientais derivados das indústrias, contou com uma mesa-redonda coordenada pelo professor Biagio Giannetti (líder da linha de pesquisa em produção mais limpa do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da UNIP).

 

A mesa estava composta pelo professor Pedro Frugoli (Diretoria do ICET-UNIP), por representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), pelo diretor do departamento da micro, pequena e média indústria, Carlos Roberto Monteiro, pelo técnico ambiental do departamento de meio ambiente, Rui Alves de Oliveira e pelo engenheiro da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), Flávio de Miranda Ribeiro (gerente do setor tecnologias de produções mais limpas e secretário executivo da mesa-redonda paulista de produção mais limpa).

 

Durante o debate, o Professor Biagio ressaltou que a UNIP e o programa de pós-graduação em Engenharia de Produção são signatários da Declaração Internacional de Produção mais Limpa, que faz parte do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Além disto, os pesquisadores dessa linha são sócios-fundadores da mesa-redonda e organizadores do workshop internacional sobre avanços em produção mais limpa.

 

Na seqüência, o professor Pedro Frugoli destacou que a forte interação entre a graduação e a pós-graduação possibilitou elaboração de duas disciplinas para os alunos do curso de Engenharia: uma que aborda o desenvolvimento e a sustentabilidade, e outra, no segundo semestre, que aborda a Engenharia e o meio ambiente. Essas disciplinas são administradas pelos docentes do programa de pós-graduação e são uma forma de inserir os importantes conceitos de prevenção à poluição na formação do engenheiro.

 

Carlos Roberto Monteiro falou sobre a importância do tema na micro, pequena e média indústria paulista e enfatizou a importância de formar engenheiros, que podem ser, no futuro, gestores da indústria ou empreendedores de seus negócios industriais, com uma visão mais próxima da realidade da indústria paulista.

 

A seguir, o engenheiro Flávio de Miranda Ribeiro ministrou uma palestra descrevendo a evolução do conceito da produção industrial no mundo. Segundo Flávio, no início a poluição era um sinal de progresso, mas esse conceito foi mudando, chegou nas técnicas de remediação e evolui para a produção mais limpa. Ele apresentou ainda alguns exemplos de casos de sucesso na indústria paulista.

 

Já o técnico ambiental, Eui Alves de Oliveira destacou as dezenas de experiências de sucesso da indústria paulista em produção mais limpa.

 

Finalizando o Workshop, o professor Biagio reiterou o convite para participar da V Conferência de Produção mais Limpa, que é uma iniciativa da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), que tem o intuito de realizar ações de cooperação mútua entre a Fiesp e as Universidades, para orientação e conscientização sobre a importância da gestão de Produção mais Limpa nas Empresas. A UNIP é uma das instituições de ensino que participam dessa iniciativa.