Aluno da UNIP é autor de artigo em periódico científico internacional
Segundo Silvia Bonilla, que orientou José Guilherme e coordenou o projeto de pesquisa, o Journal of electroanalytical chemistry é a principal revista internacional dedicada aos aspectos teóricos e aplicados da eletroquímica interdisciplinar e possui fator de impacto próximo de 2,6 (em 2007).
Ainda de acordo com Silvia, pelo fator de impacto da revista, a Capes a considera uma publicação de elevado padrão acadêmico (Qualis internacional A). Ela declarou, também, que raramente alunos de iniciação científica publicam suas pesquisas em periódicos de circulação internacional.
O artigo trata da caracterização das propriedades eletrocatalíticas de superfícies modificadas de platina na oxidação direta de metanol. O conhecimento gerado pode ser aplicado para baratear o uso de célula a combustível, que opera com oxidação direta de álcool. Geralmente, essa tecnologia utiliza o oxigênio como combustível para gerar eletricidade com alta eficiência e com emissões nulas ou baixas de poluentes. A célula a combustível possui potencial para revolucionar os setores de energia, transportes e entretenimento em todo o mundo.
A coordenadora do projeto explica que a publicação é resultado do trabalho em equipe desenvolvido no Lafta e que o projeto tem recebido apoio de diferentes fontes de financiamento, como o do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (bolsas de iniciação científica Pibic-CNPq).
Além desse apoio financeiro, a pesquisa, que está sendo desenvolvida em sistema de cooperação internacional com a Udelar, também recebe financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Vice-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UNIP.
O pesquisador Fernando Zinola, que ocupa o cargo diretor da Faculdade de Ciências da Udelar, esteve na UNIP por várias vezes desenvolvendo o projeto, com apoio da Fapesp.