Evento internacional reúne especialistas em produção mais limpa
Pesquisadores nacionais e internacionais discutiram sobre O papel da produção mais limpa (P+L) no desenvolvimento sustentável das sociedades modernas, durante o Primeiro Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa, que aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de novembro, no campus Indianópolis.
O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (Ppgep-UNIP) e contou com a parceria da Mesa-Redonda Paulista de P+L (fórum do qual fazem parte a Cetesb, Sabesp, Fiesp, Ciesp, Senai e IPT, entre outros), da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro) e do Journal of Cleaner Production, a publicação científica mais importante na área.
Esse foi o primeiro encontro do gênero realizado no Brasil, e conseguiu atingir plenamente seus objetivos principais: troca de informação acadêmica; apresentação de recentes realizações em P+L; compartilhamento de conhecimento entre economias emergentes e mais desenvolvidas; discussão de problemas comuns e encaminhamento de soluções; aumento do relacionamento internacional por meio dos contatos individuais e institucionais; reunião dos participantes da Mesa-Redonda Paulista de P+L e do Ministério do Meio Ambiente; e aprofundamento do tema do evento.
A presidência do comitê organizador, composta pelos professores do Ppgep-UNIP, Biagio F. Gianetti, Cecília de Almeida e Silvia Bonilla, destaca o papel da Vice Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, que se responsabilizou totalmente pela infra-estrutura do evento e cedeu alunos e professores do curso de Turismo para integrar o comitê de suporte do workshop. O encontro ainda contou com a apresentação do Coral da UNIP.
O workshop proporcionou a aproximação entre o conhecimento acadêmico e a experiência corporativa. Cerca de 60 empresas do setor industrial e 50 do setor público enviaram participantes ao evento. Além disso, foram apresentados casos de sucesso por parte de instituições que fizeram parte das atividades. A qualidade dos trabalhos resultou em um convite, por parte do Journal of Clean Production, para uma edição especial do veículo com os projetos do workshop.