UNIP inaugura Centro de Prevenção e Detecção de Câncer Bucal
No Brasil é grande a parcela da população que não pode pagar por um tratamento odontológico. Por outro lado, a oferta desse tipo de serviço na rede pública é escassa. Sem condições de manter um acompanhamento adequado da saúde bucal, muitos ficam mais vulneráveis a contrair doenças graves, como o câncer bucal.
O Centro de Prevenção e Detecção do Câncer Bucal foi criado para suprir a necessidade de expansão dos laboratórios do curso de Odontologia, e, ao mesmo tempo, oferece serviços odontológicos gratuitos à população, integrando a política de responsabilidade e inclusão social da UNIP.
As novas instalações foram inauguradas no dia 29 de outubro, com a palestra Tumores de cavidade oral, proferida pelo professor-doutor Márcio Abraão, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na ocasião, foram discutidos com os futuros dentistas a cura e a prevenção de doenças, e, nesse sentido, a importância do diagnóstico precoce. O Centro situa-se no campus Indianópolis,na Av. José Maria Whitaker, 320 e atende: de segunda e terça-feira das 13h às 14h; e de quinta-feira das 11h às 12h.
Logo após a palestra, o professor e coordenador do novo Centro de Prevenção. Luciano Lauria Dib, realizou uma cirurgia por videoconferência, demonstrando aos alunos o procedimento de retirada de um tecido cancerígeno, e as etapas seguintes, para o início da radioterapia, necessária para evitar o eventual desenvolvimento de um câncer.
Na segunda parte da inauguração, uma visita mostrou ao palestrante convidado todo o Centro, apresentando toda a estrutura e os recursos oferecidos pelas novas instalações. 'Se lembrarmos que estamos num País carente, no qual a maioria da população não pode pagar, um centro gratuito de prevenção de câncer de boca é um sonho que se realiza', comentou o professor Abraão, ao final.
Segundo Luciano Dib, 'a importância do centro de tratamento e prevenção é abrir as portas da universidade, com todos os recursos que ela tem, para uma população que as vezes é mal-informada sobre doenças da boca, sobre o procedimento no caso de apresentarem doenças na boca. Então, divulgando as formas de prevenção e possibilitando o diagnóstico precoce, faz com que esses pacientes tenham a oportunidade de um tratamento o mais rápido possível e com melhores chances de sobrevida e com menos complicações.'