Curso integra a graduação e a pós da UNIP

Pesquisadores da UNIP e da Faculdade de São Bernardo do Campo (Fasb) participaram do curso de extensão de Produção de Energia mais Limpa (Pe+L), realizado no campus Indianópolis, no período de 28 de abril a 26 de junho.

 

Dentre os pesquisadores estiveram presentes Silvia H. Bonilla, Cecília Almeida e Biagio F. Giannetti, da UNIP, e Wagner M. Alves, da Fasb. Alunos de graduação de várias modalidades de Engenharia e professores também participaram do curso.

 

No curso Pe+L foram abordados os principais desafios tecnológicos no desenvolvimento da célula a combustível de forma extensa, sendo abordados os conceitos eletroquímicos, considerações de termodinâmica e de cinética eletroquímica, parâmetros eletroquímicos importantes de funcionamento da célula a combustível, tipos de células a combustível e critérios de escolha do melhor material catalítico.

 

Foram realizadas aulas expositivas e experimentais desenvolvidas no Laboratório de Físico-Química Teórica e Aplicada (Lafta) da UNIP. Nas aulas experimentais foram realizadas caracterizações eletroquímicas das propriedades catalíticas de vários materiais, empregando medidas potenciodinâmicas e técnica versátil de construção de eletrodos desenvolvida pelos pesquisadores do Lafta, e demonstrações da aplicação da célula a combustível com um fuel cell kit car.

 

As células a combustível são, atualmente, uma realidade tecnológica de Pe+L, e as universidades brasileiras fazem esforços para ter o domínio dessa tecnologia importante e alcançar o desenvolvimento sustentável. O programa de pós-graduação em Engenharia de Produção e o Laboratório de Físico-Química Teórica e Aplicada (Lafta) da UNIP têm abordado a Pe+L e o uso de células a combustível desenvolvendo três atividades simultâneas e complementares: geração de conhecimento técnico-científico, formação de recursos humanos especializados e diálogo com a comunidade (dentro e fora da Universidade).