Pop Rua Jud: alunos de Direito da UNIP Rio Preto atendem população em situação de vulnerabilidade

A prática da responsabilidade social e o exercício da cidadania são valores essenciais e presentes na proposta acadêmica da UNIP. Esse apreço é demonstrado em inúmeras ações que destinam atenção e inclusão à comunidade no entorno de seus 27 campi. Disponibiliza-se, assim, gratuitamente, uma ampla gama de serviços executados pelos alunos, cada qual em seu curso, sob observação e orientação de seus coordenadores e professores.

Para a comunidade, tais iniciativas geram progresso e minimizam problemas; já para o aluno, a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula desenvolve suas habilidades e competências e fixa conceitos como compromisso e ética profissional.

Na UNIP São José do Rio Preto, por exemplo, sob supervisão da professora e coordenadora do curso de Direito, Eliane Cristal Nimer, e do professor e supervisor da área de Estágios, Clóvis Lima da Silva, alunos do 3º e 9º semestres prestaram atendimento à população na 9ª edição do Pop Rua Jud,  um evento de grande relevância social promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para facilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade a serviços jurídicos e públicos, como emissão de documentos, entre outros.

A ação, fruto da parceria entre o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a Prefeitura de São José do Rio Preto e a Diocese local, foi realizada em 29 de junho, das 8h às 12h, reunindo diversas instituições que se uniram em prol da cidadania.

“A participação da UNIP no Pop Rua Jud reforça o compromisso da Universidade com a formação cidadã dos nossos alunos, integrando teoria e prática em um contexto de transformação social. Atividades como essa contribuem diretamente com a comunidade e proporcionam aos estudantes uma experiência enriquecedora de empatia, responsabilidade e atuação na carreira que escolheram seguir. É uma iniciativa fundamental para o desenvolvimento acadêmico e humano dos futuros profissionais”, avalia a professora Simone Azevedo Buchala, diretora da UNIP São José do Rio Preto.