Docente participa de cerimônia de Intercâmbio Cultural

No dia 20 de março, o Clube do Choro de Santos e a Casa de Choro de Toulouse (França) assinaram um protocolo de intenções com foco em intercâmbio cultural. A cerimônia foi conduzida pela professora doutora Heloísa de A. Duarte Valente, líder do grupo de pesquisa MusiMid e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP, a convite do Clube do Choro.

Na ocasião, a professora apresentou alguns dos importantes elos entre o Brasil e a França, como as versões em francês de clássicos da MPB interpretadas por Claude Nougaro, cantor francês que desempenhou papel relevante na divulgação da música brasileira na Europa. Estiveram presentes na cerimônia Jotarelli e Geraldo Pierotti, representando o Clube do Choro, e Olivier Lob, pela Casa de Choro de Toulouse.

Após a assinatura do termo, foi realizada a tradicional Roda de Choro, com a participação de Olivier Lob, fortalecendo o espírito de celebração e troca musical entre os países.

Cabe destacar que o Choro foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil em 29 de fevereiro de 2024, com o registro aprovado durante a 103ª reunião ordinária do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O processo de patrimonialização teve início em 2015, com uma proposta que contou, entre os signatários, com o Clube do Choro de Santos.

Como parte das comemorações por esse reconhecimento, diversas ações culturais foram realizadas durante o 20º Encontro Internacional de Música e Mídia – Fly Me to the Moon: dos Independentes aos Algoritmos, realizado em setembro de 2024, em Santos. O evento contou com a parceria do Clube do Choro de Santos e do Museu do Café, reafirmando o compromisso com a valorização da música brasileira em seus múltiplos contextos históricos e contemporâneos.