Alunos de Comunicação da UNIP Campinas têm cartazes artísticos expostos na Câmara Municipal

Pesquisar, identificar, conhecer e produzir, por meio de imagens, textos e vídeos, a trajetória de vida e a produção cultural das personalidades, vivas e/ou já mortas, nascidas ou residentes em Campinas foi a proposta de um trabalho acadêmico dos alunos do primeiro semestre de 2025 dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Propaganda e Marketing da UNIP Campinas.

Idealizado pela jornalista e professora Cibele Buoro, o projeto resultou na construção de 19 perfis de artistas do município. Dispostos em cartazes em formato A3, os trabalhos valeram-se de muita criatividade, inclusive com recursos tecnológicos para apreciação do público via QR Code, chamando a atenção da Câmara Municipal de Campinas, que ofereceu o espaço para exposição, batizada de Personalidades da Cultura de Campinas.

Com muita interatividade, ao apontarem as câmeras de seus celulares para os cartazes, os visitantes tiveram a oportunidade de ler sobre a trajetória das personalidades, ouvir trilhas sonoras, conhecer fotografias, assistir a espetáculos de dança, de teatro, entre outros.

A professora explica que o primeiro passo foi pesquisar e estudar os expoentes do cenário cultural do município, por meio de reportagens veiculadas na imprensa, perfis dos artistas em suas redes sociais e sites pessoais e textos acadêmicos disponíveis na internet.

Em seguida, os alunos identificaram a produção cultural de cada um para, em um terceiro momento, contatarem os artistas com a finalidade de obter entrevistas e coletar as suas produções, em áudio, fotos ou imagens, conforme o repertório de cada perfilado, para uma exposição pública dos materiais. A produção e adequação do conteúdo para apresentação dos trabalhos foi a última etapa do processo.

“O projeto foi desenvolvido na disciplina de Cultura Brasileira Contemporânea, na qual os alunos estudam sobre as origens de nossa formação cultural a partir de obras dos mais relevantes intérpretes do país, como Darcy Ribeiro (O povo brasileiro), Sérgio Buarque de Holanda (Raízes do Brasil) e Oliveira Vianna (Populações meridionais do Brasil), entre outros de similar notoriedade”, detalha Buoro.

Além do conteúdo teórico, o objetivo foi fazer com que os estudantes de Comunicação conhecessem quem são as pessoas que produzem cultura em Campinas atualmente, como produzem, quais são os nomes da arte que os inspiram, quando foram reconhecidos pela arte que desenvolvem e os acontecimentos mais marcantes em suas vivências artísticas.

Os cartazes trazem a trajetória biográfica e cultural de Niza Tank (soprano), Hilda Hilst (escritora e poetisa), Carlos Gomes (compositor), Guilherme de Almeida (poeta), Teresa Aguiar (diretora teatral), Maria Monteiro (cantora lírica), Nelson Fidélis (compositor e sambista), Egas Francisco (artista plástico), Rodrigo Villalba (fotógrafo), Liliana Testa (bailarina), Carol Uchôa (violista), Carla Hossri (atriz e diretora teatral), Pepa D’Elia (baterista de jazz), Hamilton Rosa Jr. (cineasta), Fábio de Bittencourt (artista plástico), além dos blocos campineiros Nem Sangue Nem Areia, Tomá na Banda, Cordão da Ruidosa e Revolução Permanente.