A Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa comunica as defesas de março de 2025

Data da defesa: 10/03/2025

Autor: Saulo Giacomini Vieira

Orientador: Prof. Dr. Luciano Lauria Dib

Programa: Mestrado em Odontologia

Título: Seguimento de vinte e quatro meses de próteses oculopalpebrais fabricadas em fluxo digital

Resumo: Defeitos faciais, de etiologia congênita ou adquirida, podem resultar de eventos traumáticos, patologias diversas ou intervenções cirúrgicas. A prótese oculopalpebral, nesse contexto, assume um papel crucial na reabilitação de pacientes que sofreram perdas estruturais na região ocular e palpebral. A retenção dessas próteses pode ser alcançada por meio de duas abordagens principais, i.e., adesiva ou implantossuportada. Este estudo apresenta um acompanhamento de 24 meses de 41 pacientes que receberam próteses oculopalpebrais confeccionadas por meio de fluxo digital, com ênfase no tempo despendido para a reabilitação e sucesso dos procedimentos. Os dados obtidos revelaram que o período necessário para a reabilitação total dos pacientes variou significativamente, estendendo-se de 1 a 7 meses, com uma média de 3 meses. Em relação à confecção das próteses, observou-se uma variação temporal de 1 a 3 meses e meio, com uma média de 2 meses.

 

Data da defesa: 11/03/2025

Autor: Patricia Veronica Guimarães Pardini

Orientador: Profa. Dra. Cintia Helena Coury Saraceni

Programa: Mestrado em Odontologia

Título: Identificação da fração ativa e perfil cromatográfico de extrato vegetal com ação antimicrobiana: dioscorea altissima

Resumo: A pesquisa teve como objetivo identificar a fração ativa e obter o perfil cromatográfico do extrato Dioscorea altissima (Dioscoreaceae), previamente apontado por sua potencial ação antimicrobiana contra bactérias envolvidas na cárie dentária. Material e método: os extratos foram preparados a 100mg/ml e diluídos entre 1% e 10%. O solvente foi evaporado antes da aplicação do meio de cultura ser inoculado sobre o cromatograma. Para a difusão em bioautografia, utilizou-se Streptococcus mutans (ATCC 25175) a 1,5 × 108 UFC/ml em meio Brain Heart Infusion Agar (BHIA). Foram aplicados 10 μL da amostra em placas de sílica de 5 cm x 5 cm, posteriormente colocadas sobre meio ágar inoculado. Após gelificação, as placas foram incubadas a 36oC por 48h e submetidos ao reagente MTT para análise dos halos de inibição. Os experimentos foram realizados três vezes de forma independente e comparados com clorexidina 1%. (CHX 1%). Para a obtenção do perfil químico, o extrato foi analisado por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. A amostra foi dissolvida em acetona (4 mg/mL) e injetada (1 μL) em uma coluna capilar, e a detecção foi realizada por ionização (70eV), com identificação dos compostos baseada em padrões comerciais e na biblioteca NIST 2.0. Os tamanhos dos halos foram medidos com paquímetro eletrônico. Após a verificação da normalidade de Shapiro-Wilk e da homocedasticidade dos dados, premissas para o teste t, optou-se por realizar o teste t. Foi utilizado o teste de ROUT (Q=5%) para verificar a existência de outliers. Para todos os ensaios, foi adotado p<0,05 de significância. Resultados: em dois dos três experimentos a CHX 1% teve melhor desempenho (p<0,0001). No segundo experimento, porém, não houve diferença significativa entre o extrato e a CHX 1% (p=0,1037). A análise química revelou substâncias como o p-vinilguaiacol e o neofitadieno, que podem contribuir para a sua ação antimicrobiana. Conclusão: o extrato de Dioscorea altissima demonstrou potencial antimicrobiano promissor, comparado ao da clorexidina, o que justifica o aprofundamento dos estudos para identificação das substâncias ativas responsáveis por esse efeito. O perfil químico do extrato mostrou componentes que podem ser os responsáveis pela ação antimicrobiana do extrato. Novos estudos com vistas à purificação do extrato devem ser delineados a partir do resultado deste estudo.

 

Data da defesa: 11/03/2025

Autor: Welington da Silva Penas

Orientador: Prof. Dr. Arnaldo Luiz Ryngelblum

Programa: Mestrado em Administração

Título: Criação de sentido no campo das finanças e manobras empresariais: uso da conta de provisões para riscos

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar como as provisões para riscos são entendidas e utilizadas distintamente pelas empresas como ferramenta de gestão financeira. A análise faz uso da teoria das lógicas institucionais, a qual propõe que os atores de um campo podem buscar interpretar ou circundar as indicações da lógica prevalente no campo. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de campo baseado em entrevistas com profissionais da área financeira. Esta proposta de pesquisa está estruturada em quatro capítulos principais: Introdução, Marco Teórico, Metodologia e Resultados Esperados. Na introdução, são apresentados o tema, a relevância, o objetivo geral e específicos e o questionamento norteador da pesquisa: a inclusão de despesas nas provisões para riscos, com ênfase na construção de significado no âmbito financeiro, sob a ótica da lógica institucional. O marco teórico abrange uma análise aprofundada sobre as despesas que são comumente consideradas nas provisões para riscos e como essas considerações ajudam a gestão de riscos e das finanças corporativas. Essa definição de que despesas podem integrar a conta de provisão explora a criação de sentido no campo das finanças, fazendo uso da teoria das lógicas institucionais, e a relação entre teoria e prática na Administração. A metodologia consistiu em uma abordagem qualitativa, centrada em entrevistas semiestruturadas e análise documental. A pesquisa apresentou como resultados uma diversidade significativa nas lógicas institucionais que orientam as práticas de provisões para riscos entre as empresas entrevistadas. Dessa forma, conclui-se que o significado do que cabe na conta de provisão é amplamente influenciado pelas lógicas institucionais predominantes de cada setor pesquisado, o que evidencia que, embora existam normativas contábeis que direcionam a aplicação das provisões para riscos, essas lógicas interagem, moldam as práticas organizacionais. Em setores altamente regulamentados, a lógica regulatória tende a prevalecer, já em setores mais dinâmicos e competitivos, como o de tecnologia, a lógica de mercado e de inovação predomina.

 

Data da defesa: 14/03/2025

Autor: Leonardo Lairana Grosso

Orientador: Profa. Dra. Suzana Peres Pimentel

Programa: Mestrado em Odontologia

Título: Tratamento de mucosite peri-implantar com jateamento submucoso de pó de eritritol: avaliação clínica, imunológica, microbiológica e centrada no paciente

Resumo: Este estudo clínico, prospectivo, controlado, randomizado e de boca-dividida teve como objetivos determinar o efeito do tratamento da mucosite peri-implantar com aplicação subgengival de pó de eritritol e clorexidina sobre os parâmetros clínicos, imunoenzimáticos, microbiológicos e na avaliação centrada no paciente. Para tanto, 20 indivíduos apresentando protocolos mandibulares e que apresentavam mucosite peri-implantar foram incluídos no estudo, sendo 2 implantes em cada paciente aleatoriamente designados a dois grupos: 1) Controle – tratamento da mucosite com ultrassom e polimento com taça de borracha; e 2) Teste – tratamento da mucosite com jateamento submucoso de pó de eritritol. Os parâmetros clínicos, coletas de fluido peri-implantar e biofilme subgengival foram realizados no baseline, 3 e 6 meses. A avaliação centrada no paciente foi realizada ao final imediato do tratamento e 24 horas após o procedimento. A avaliação do tempo de cada procedimento, realizada por cronometragem em tempo real, não foi feita nos 6 primeiros pacientes, apenas nos 14 subsequentes. A avaliação imunoenzimática dos níveis de marcadores inflamatórios e ósseos (IL-1β, IL-4, IL-6, IL-10, IL-17, TGF-β, TNF-α, INF-γ, DKK1, OC, OPN, OPG, SOST, RANKL, MMP-1, MMP-2, MMP-9) será feita pela ferramenta Luminex/MAGpix e análise do microbioma serão conduzidas após o término do acompanhamento de 6 meses de todos os pacientes incluídos no estudo. Até o momento, foram coletados os dados clínicos e questionário VAS de 22 pacientes (29 atendidos e 7 drop-outs). A cronometragem não foi feita nos 9 primeiros pacientes, apenas nos 17 subsequentes.

 

Data da defesa: 21/03/2025

Autor: Fernando Antônio Rodrigues Neves

Orientador: Profa. Dra. Barbara Heller

Programa: Mestrado em Comunicação

Título: Folha de S.Paulo na cobertura da guerra da Rússia versus Ucrânia (2022-2024): diluição do real e pós-verdade

Resumo: A pesquisa analisou o noticiário da Folha de S.Paulo, embasada nos conceitos de memória, diluição do real, pós-verdade, pós-memória e noticiabilidade. Os autores que orientaram as análises foram Orlandi, Hirsch, Halbwachs, Pollack, Rivera, Seixas, Traquina, Peucer, Sousa, Silva, Bosi e Araujo. O trabalho identificou, nas matérias veiculadas, que o jornal foi opinativo, quando deveria manter-se informativo, deixando, portanto, de publicar o contraditório. Certos elementos identificados na construção dos textos indicam que seus autores partiram de ideias preconcebidas, orientadas pela visão do antagonismo EUA x URSS, presente na Guerra Fria. Essa orientação influenciou na maneira de eles interpretarem os fatos reais e deixou o leitor sem condições de tirar suas próprias conclusões a respeito dos acontecimentos. O trabalho também mostrou que a forma como o consenso é desenvolvido faz parte de uma estratégia de governo que atua a partir da manipulação de ideias, a fim de direcionar as opiniões da sociedade.