Em visita ao Laboratório Sirius alunos da UNIP exploram inovações científicas e tecnológicas

Alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Mecânica, Psicologia, Logística, Gestão de Recursos humanos e Finanças, dos campi Tatuapé e Norte da UNIP, visitaram, no dia 12 de março de 2025, o Laboratório Sirius, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP. Acompanhados pelos professores Aldo Roberto, Claudio Scheidt Guimarães e Lucio Leonardo, e pelos coordenadores Silvia Helena Ramos Hernandes e João Auada, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e os projetos desenvolvidos no local e seus avanços em áreas como saúde, agricultura, energia renovável e sustentabilidade, reforçando a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento nacional.

Durante a visita, os gestores Gustavo e Natacha, responsáveis por monitorar o grupo, destacaram a importância das tecnologias industriais, da computação quântica e do acelerador de partículas, que estão em constante evolução. Eles enfatizaram que essas inovações são fundamentais para superar desafios globais, como a poluição ambiental, a segurança e a adoção de processos produtivos mais sustentáveis. A visita também contou com a assistência do professor Rogério Traballi, que colaborou na organização e divulgação da visita técnica para a direção e coordenadores da UNIP.

O professor Claudio Scheidt Guimarães ressaltou a relevância dos estudos contínuos e especializados para enfrentar questões como a das Smart Cities (Cidades Inteligentes Sustentáveis) e da poluição ambiental. “Essas questões exigem estudos contínuos, científicos e especializados, além da valorização e reconhecimento do gestor diante das atuais demandas mundiais”, afirmou.

O Laboratório Sirius, uma infraestrutura aberta à comunidade científica brasileira e internacional, é supervisionado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Ele permite que centenas de pesquisas acadêmicas e industriais sejam realizadas anualmente, por milhares de pesquisadores, contribuindo para a solução de grandes desafios científicos e tecnológicos, como novos medicamentos e tratamentos para doenças, novos fertilizantes, espécies vegetais mais resistentes e adaptáveis e novas tecnologias para agricultura, fontes renováveis de energia, entre muitas outras potenciais aplicações, com fortes impactos econômicos e sociais.

A experiência foi enriquecedora para os alunos, que puderam vivenciar na prática conceitos discutidos em sala de aula. “As experiências aqui descritas tratam da conceituação dos estudos aplicados em aulas práticas como parte dos recursos metodológicos destinados aos alunos dos cursos da UNIP”, destacou o professor Claudio Scheidt. Ele ainda complementou: “Hoje se percebe a importância da parceria com o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) como forma de rever os conceitos teórico-metodológicos e expressar o diálogo produzido em sala de aula, através de observações feitas no desenvolvimento técnico-científico e reforçadas pelo método da prática.”

A UNIP reafirma a importância da participação dos alunos como um fator agregador de valores profissionais e ressalta o seu comprometimento em mediar e promover a participação dos discentes e docentes em eventos semelhantes.