Aluna de Ciências Contábeis contemplada pelo Santander Universidades relata experiência em Salamanca

Aluna de Ciências Contábeis da UNIP Marquês, Bianca Estela Marcondes Santiago foi contemplada com a bolsa de estudos do Programa Santander Universidades - Top Espanha para realizar um curso de espanhol na Universidade de Salamanca (Espanha) que durou três semanas.

“Participar do Top Espanha foi uma das experiências mais incríveis da minha vida, definitivamente. Primeiro, porque foi um divisor de águas, abriu minha mente para oportunidades que jamais achei que teria”, relata a estudante sobre sua experiência na Universidade de Salamanca.

Para Bianca, a oportunidade foi um marco em sua vida, como ela mesma define em suas palavras: “Sou uma mulher preta e venho de uma família simples que lutou para se sustentar. Somente eu tenho diploma universitário, e essas possibilidades normalmente são associadas a pessoas com melhores condições. Mas, contrariando isso, fui escolhida pela banca de professores, que me mostrou que a oportunidade está ali para todos. Basta correr atrás, se dedicar e mostrar todo o nosso potencial.”

Na experiência internacional, a aluna teve contato com diferentes culturas, o que enriqueceu sua visão de mundo e permitiu desenvolver valiosas conexões de amizades e redes de contato profissionais.

Com muitos elogios ao método de ensino da Universidade de Salamanca, a estudante de Ciências Contábeis ficou impressionada com a qualidade que o Programa Santander proporciona para os estudos do idioma espanhol. “Desde o início, todo o material e a conversação são feitos na língua espanhola, o que nos desafia a aprender rapidamente. Por isso, o intercâmbio é o método mais eficaz para desenvolver um idioma. Todos os dias tínhamos aula durante toda a manhã e atividades para desenvolver à tarde. Mas o que me ajudou foi também poder explorar a cidade, com guias turísticos e outros alunos, conversar com moradores locais e comerciantes, e ouvindo, assim, o espanhol em sua essência, fui me familiarizando com a língua e conseguindo desenvolvê-la”, destaca Bianca.

A participação em um intercâmbio acadêmico é vista como um diferencial no mercado de trabalho, pois permite ao aluno o contato com novas culturas e aprendizados. Neste caso, o aprendizado da língua espanhola gerou bons resultados para a trajetória profissional de Bianca, como ela contabiliza: “Hoje trabalho em uma multinacional, na qual estagiava quando realizei o intercâmbio. Converso diariamente com pessoas de outros países, inclusive da Espanha, entendo o idioma, consigo aplicar a conversação, e isso é excelente para mim como profissional.”

Para a Vice-Reitoria de Internacionalização Acadêmica da UNIP, essa experiência faz parte dos objetivos do setor, que é fomentar o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas e promover intercâmbios de professores, alunos e pesquisadores. O primeiro passo para uma oportunidade como essa é entrar em contato com o setor.

Os estudantes com interesse em internacionalizar-se podem acessar a página da Internacionalização Acadêmica da UNIP, onde encontrarão informações sobre bolsas de estudo, universidades estrangeiras parceiras e todos os procedimentos necessários para uma experiência enriquecedora no exterior.