Excelência: aluno de Radiologia da UNIP Campinas conquista nota máxima no Enade da Região Sudeste
Danilo Leandro Lopes Sanches, aluno do curso de Radiologia da UNIP Campinas, conquistou a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) da Região Sudeste: nada menos do que 84,8 de 100 pontos.
O Enade avalia o desempenho dos concluintes quanto aos conteúdos programáticos presentes nas diretrizes curriculares, às habilidades e competências para a atuação profissional e aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, considerando um egresso ético, humanista, crítico, reflexivo, solidário e comprometido com questões sociais, culturais e ambientais e com o exercício da cidadania e dos direitos humanos.
Obstinado em estudar para atingir esse excelente desempenho, Danilo dedicava toda a sua atenção tanto às aulas teóricas como às realizadas no laboratório de Radiologia, onde participava de dinâmicas que favoreciam o desenvolvimento com simulações das práticas cotidianas da profissão.
Sua trajetória na UNIP começou em 2014, mas, por questões adversas, necessitou trancar a matrícula dois anos depois. “Meu filho ainda era muito pequeno e não tínhamos com quem deixá-lo para eu estudar. Mesmo assim, consegui concluir os dois primeiros anos. Nunca desisti dos estudos e continuei estudando por conta própria até quando, com o apoio do professor Emerson Cardoso, decidi retornar e concluir o curso. Sempre fui autodidata, comprei meus livros, fiz minha biblioteca particular e durante as madrugadas estudava em busca de mais conhecimento, o aperfeiçoamento sempre foi meu norte. Recebi com muito orgulho a convocação para a avaliação do Enade e, para mim, era só uma prova. Mas me dediquei, passei a madrugada anterior à prova estudando com o material que o professor Emerson me deu. Quando amanheceu, estava com a sensação de que a minha preparação estava em dia e fui muito tranquilo fazer a prova”, conta Danilo.
A conquista é também motivo de orgulho para a UNIP: é a resposta ao ensino ofertado. O professor Emerson Sousa Cardoso, coordenador geral do curso de Radiologia, explica que a nota do Enade é muito importante, pois reflete a qualidade do processo de ensino-aprendizagem em relação aos professores, à metodologia utilizada e à infraestrutura oferecida para a formação completa dos estudantes. “O Enade é um indicativo de competência acadêmica e de formação do aluno. Danilo poderá incluir em seu currículo a conquista da nota máxima na sua região, o que o torna diferenciado, já que apresenta ao mercado de trabalho seu ótimo desempenho acadêmico e sua formação técnica específica. Em alguns casos, a boa nota no Enade é valorizada em programas de pós-graduação e para seleção de bolsas de estudos”, detalha Emerson.
A professora doutora Christiane Mazur Doi, coordenadora da Comissão de Qualificação e Avaliação de Cursos – CQA/UNIP, que elabora e avalia materiais instrucionais, além de acompanhar, propor, analisar e validar avaliações de aprendizagem, complementa que, com base no desempenho dos estudantes no Enade, entre outros elementos, são calculados os Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Assim, o bom resultado na prova reflete, em termos amplos, a qualidade institucional e, em termos específicos, o aproveitamento do aluno na sua graduação. Foi exatamente o que aconteceu com Danilo Sanches.
“O objetivo do Enade está em sintonia com a missão da UNIP de ser um centro de geração e difusão do saber, articulando atividades de ensino, de pesquisa e extensão, em consonância com as demandas da sociedade contemporânea e do mundo do trabalho, respeitando a diversidade e cultivando a solidariedade, a inclusão, os valores humanos e a ética, visando à formação de cidadãos qualificados que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico da sua região de influência”, explica Christiane Mazur.
Parabéns, Danilo Leandro Lopes Sanches!