Professor da UNIP relata sua experiência na Croácia pelo Erasmus+

A Internacionalização Acadêmica é uma das estratégias mais eficazes para ampliar horizontes educacionais e promover a troca de conhecimento entre culturas. A UNIP valoriza essa perspectiva e incentiva seus professores a participar de programas internacionais como o Erasmus+, que oferece oportunidades únicas de aprendizado e colaboração global.

A seguir, Rodrigo Franco Gonçalves, professor doutor da UNIP, compartilha sua enriquecedora experiência em uma renomada faculdade na Croácia pelo Erasmus+. Ele descreve desde sua apreensão inicial às valiosas conexões acadêmicas e culturais que estabeleceu. Confira o depoimento completo e descubra como a internacionalização pode transformar a educação e expandir fronteiras.

 

Relato do professor doutor Rodrigo Franco Gonçalves

Em 2019, recebi o convite para participar de uma Semana Erasmus+ em uma importante faculdade do interior da Croácia. Minha primeira reação foi de apreensão, pois nada sabia da região na qual a universidade estava localizada.

Resolvi aceitar a experiência. E foi excelente!

Minha primeira boa impressão foi com a hospitalidade e gentileza do povo croata com o turista. Hospedei-me em lugares simples, familiares.

Cheguei ao meu destino, na cidade de Požega, num domingo à noite, com tudo fechado. Na segunda de manhã começariam as atividades na Faculdade de Engenharia.

Ao chegar à faculdade – Politécnico de Požega – fui conhecendo outros colegas participantes da Semana Erasmus+, que compunham um grupo eclético: um professor indiano, um professor butanês, duas professoras ucranianas, duas professoras canadenses, uma professora bielorrussa e uma professora azerbaijana. Conhecemos também nossos anfitriões, todos muito receptivos e simpáticos; informais como nós, brasileiros. Nossa primeira atividade foi realizar, no auditório da faculdade, uma apresentação para os alunos sobre nossas respectivas instituições, cidades e países. Minha apresentação causou surpresa quando falei que eu vinha de uma cidade com 18 milhões de habitantes, pois Požega é uma cidade de apenas 30 mil habitantes. Após as apresentações, fizemos um tour pela cidade e fomos recepcionados pelo prefeito. No caminho, fiz amizade com o vice-diretor da faculdade, professor Berislav Andrlić, que me convidou para uma conversa e com quem já realizei três publicações internacionais:

  • MARTINS, G. J. D. U.; REIS, J. Z.; PETRONI, B. C. A.; GONÇALVES, R. F.; ANDRLIĆ, B. Evaluating a Blockchain-Based Supply Chain Purchasing Process Through Simulation. In: IFIP ADVANCES IN INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY, v. 1, p. 325, 2020.
  • Fostering Sustainable Rural Tourism: Mitigating CO2 Emissions through Technology and Eco-friendly Travel Practices. Publicado em: https://repozitorij.ftrr.hr/islandora/object/ftrr:230
  • LACKOVIC, K.; ANDRLIĆ, B.; GONÇALVES, R. F. Marketing Information Systems in the Development of Construction Facilities. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON RECENT TRENDS AND APPLICATIONS IN COMPUTER SCIENCE AND INFORMATION TECHNOLOGY. Tirana, 2021. Proceedings of the 4th International Conference on Recent Trends and Applications in Computer Science and Information Technology, v. 2.872, 2021.

A principal atividade do Politécnico de Požega é a produção vinícola, em torno da qual desenvolvem cursos e pesquisas em diferentes áreas de conhecimento: Administração e Marketing, Engenharia Agroindustrial e Química, Ciências Agrárias, etc. Eles contam com uma vinícola-laboratório, onde tivemos uma aula muito agradável.

Minha atividade didática, intitulada Business Model Innovation and Digital Transformation, focou em empreendedorismo de inovação, em uma sala com cerca de 15 alunos. Trabalhamos em grupos, de forma interativa, construindo business model canvas, entre outras técnicas interativas. A comunicação em inglês fluiu muito bem e havia predisposição dos alunos para trocar ideias.

Destaco que, do conjunto de experiências vividas, a mais interessante foi o convívio com pessoas de culturas tão diferentes. Mantenho contatos eventuais com alguns. Participei on-line de um evento promovido pelo colega indiano em sua universidade, no qual encontrei outros colegas na Semana Erasmus+. Participo de uma rede formada pela colega de Belarus e consegui manter, via LinkedIn, contato com as colegas da Ucrânia, mesmo em meio à guerra. Mantenho amizade e atividades acadêmicas com o professor Berislav, com publicações em parceria, como as citadas anteriormente. O colega indiano, professor doutor George C. Mathew, me convidou para participar de um evento on-line da sua instituição, o Institute of Science and Technology, em Kerala, Índia, no qual proferi a palestra Opportunities and Challenges in Internet Business.