Primeiro Workshop de Citometria de Fluxo do PPG-PAE da UNIP
Nos dias 21 e 22 de setembro, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental (PPG-PAE) da UNIP, com apoio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, proporcionou uma experiência única para os entusiastas das Ciências da Saúde: o Primeiro Workshop de Citometria de Fluxo.
Professores especialistas do PPG-PAE e convidados de destaque, incluindo representantes da UNIFESP, da Fiocruz e da Beckman Coulter Diagnostics, além de um professor da UCEVA da Colômbia, compartilharam conhecimentos sobre os fundamentos, aplicações, novidades e potenciais dessa técnica em constante evolução.
No primeiro dia, a programação iniciou com a ilustre presença da professora doutora Ivana Barbosa Suffredini, vice-coordenadora do PPG-PAE, que gentilmente fez a abertura do evento e compartilhou a trajetória de 20 anos do programa. Em seguida, no período da manhã, ocorreram as palestras da professora doutora Patricia Xander, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) campus Diadema, e da professora doutora Anuska Marcelino Alvares Saraiva, do PPG-PAE da UNIP, sobre os fundamentos da citometria e suas aplicações.
No período da tarde, foi a vez da participação de especialistas como Gabriel Dessoti Barreto, responsável técnico pela plataforma de citometria de fluxo da Fiocruz-SP, que trouxe atualizações sobre citometria espectral, montagem e análise de painéis multiparamétricos. Além disso, o Dr. Bruno Paredes, assessor científico em citometria de fluxo da Beckman Coulter Life Science, abordou os avanços na análise de micro e nanopartículas, como as vesículas extracelulares.
Ao final, a professora doutora Elizabeth Cristina Pérez Hurtado, do PPG-PAE da UNIP, moderou uma mesa-redonda e os participantes puderam tirar dúvidas específicas em relação a seus experimentos. Foram discutidas e apresentadas maneiras de aplicar a citometria de fluxo para obter melhores resultados.
O segundo dia do Workshop foi marcado por atividades práticas no laboratório de Biologia Celular e no anfiteatro do Centro de Pesquisa da UNIP. As atividades foram coordenadas pelas professoras doutoras Anuska e Elizabeth e tiveram como foco a montagem e leitura de experimentos por citometria de fluxo.
Durante a tarde, o evento recebeu o professor doutor Juan Sebastian Henao, da Unidad Central del Valle del Cauca (UCEVA), Colômbia, que abordou a análise de dados utilizando o software FlowJo, uma ferramenta essencial para análise e interpretação dos resultados obtidos por citometria de fluxo. O professor compartilhou suas experiências e dicas para utilizar o FlowJo de maneira eficiente.
Os participantes do Primeiro Workshop de Citometria de Fluxo, estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Saúde da UNIP e de outras instituições de ensino, tiveram a oportunidade de vivenciar experiências práticas relacionadas à montagem de protocolos para fenotipagem, análises de viabilidade e apoptose e quantificação de citocinas por meio da técnica de CBA. Essas atividades foram de extrema importância para enriquecer o aprendizado, proporcionando uma formação mais completa para a futura atuação na área da Saúde.
A relevância e o sucesso do evento foram evidenciados por depoimentos e mensagens dos participantes, que elogiaram a organização, a escolha dos palestrantes e o conteúdo enriquecedor abordado. E tudo isso só foi possível graças ao apoio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e ao comprometimento do PPG-PAE da UNIP, que em 2023 celebra 20 anos de fundação.
Com essa semente plantada, a expectativa é grande para a próxima edição do Workshop de Citometria de Fluxo do PPG-PAE em 2024.