Toyota financia pesquisas de alunos do Mestrado em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP

As pesquisas dos alunos Talita Rolim de Freitas Lima e Thiago Mündel Ribeiro Santos, do Programa de Mestrado em Patologia Ambiental e Experimental da UNIP, estão sendo financiadas pela empresa Toyota.

O financiamento foi acordado por meio do professor doutor Welber Senteio Smith, que desenvolveu, entre 2014 e 2021, pesquisas sobre a planta das instalações da Toyota de Sorocaba, SP. Os bons resultados do trabalho levaram ao interesse pela continuidade das pesquisas, tanto pela empresa quanto pela UNIP, e à proposta do financiamento dos projetos dos alunos do Programa de Mestrado da UNIP.

O acordo foi firmado no primeiro semestre de 2022 e o início dos trabalhos se deu no dia 4 de agosto, com a integração das equipes. Na fábrica da Toyota de Sorocaba ocorreu a apresentação detalhada do projeto, o desenvolvimento do cronograma de trabalho e a visita ao local onde a pesquisa será realizada.

Intitulados Recolonização da assembleia de peixes em um riacho tropical após atividades restaurativas e Biotopo, os projetos a serem desenvolvidos pela Toyota e pela UNIP contemplam a avaliação das atividades restaurativas realizadas em um riacho localizado na planta da empresa. Há ainda outro projeto a ser desenvolvido que visa avaliar as espécies da biodiversidade local e escolher espécies chaves, que nortearão ações de conservação da empresa em Sorocaba.

O professor Welber ressalta que “são iniciativas pioneiras e sem exemplos similares no Brasil. O projeto Biotopo, por exemplo, é desenvolvido no Japão e foi trazido para o Brasil recentemente.”