Doutorado e Mestrado em Odontologia da UNIP tem sua qualidade reconhecida pela CAPES/MEC
O Programa de Doutorado e de Mestrado em Odontologia da Universidade Paulista - UNIP teve um salto de qualidade na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, subindo sua nota para 5, conceito que corresponde a ótimo desempenho.
O resultado decorre do esforço conjunto dos alunos, professores, coordenadores e egressos, que também são avaliados. De acordo com a Profa. Dra. Cintia Saraceni, coordenadora do programa, a nota é um reconhecimento ao trabalho sério e dedicado ao longo dos anos no propósito de formar docentes e pesquisadores qualificados e aptos a competirem no mercado de trabalho. Ela destaca, ainda, que cada participante do programa, dentro de suas atribuições, fez sua parte e contribuiu para a obtenção da boa nota.
A notícia enobrece a universidade, pois a avaliação da CAPES é detalhada e criteriosa. Segundo dados expressos no site da instituição, o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) pode ser dividido em dois processos que dizem respeito à entrada e permanência dos cursos de mestrados e doutorados. “Os processos são conduzidos com base nos fundamentos de reconhecimento e confiabilidade, fundamentada na qualidade assegurada pela análise dos pares; nos critérios debatidos e atualizados pela comunidade acadêmico-científica a cada período avaliativo; na transparência firmada na ampla divulgação das decisões, ações e resultados no site da CAPES e nas páginas das áreas de avaliação”, diz o texto.
Ainda segundo a instituição: “A Avaliação Quadrienal é parte do processo de Permanência e é realizada em 49 áreas de avaliação, número vigente em 2020, seguindo sistemática e conjunto de quesitos básicos estabelecidos no Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).”