Aluna da UNIP recebe menção honrosa no Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica
A Universidade Paulista - UNIP parabeniza a aluna do quarto ano do curso de Odontologia, Ana Carolina Bontempi, pela conquista da menção honrosa na trigésima nona edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO, na categoria Myaki Issáo, Iniciação Científica (IC).
Ana Carolina foi aluna de IC, com bolsa FAPESP, orientada pela professora doutora Denise Carleto Andia, docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UNIP. Foram justamente os resultados da sua pesquisa de IC-FAPESP que ela apresentou no congresso da SBPqO. O painel apresentado, intitulado PPARγ e CTNNB1 podem estar associados ao comprometimento fenotípico inicial de células mesenquimais, faz parte de uma linha de pesquisa com o objetivo de investigar mecanismos biológicos, sobretudo a regulação epigenética de células-tronco derivadas de tecidos orais.
Em sua pesquisa, em particular, Ana Carolina estudou células-tronco do ligamento periodontal e observou que células coletadas de pacientes diferentes possuem diferentes potenciais para se diferenciar em células do tecido ósseo (osteoblastos) ou em células do tecido adiposo (adipócitos). Em particular, os genes PPARγ (ligado à predominância da adipogênese) e CTNNB1 (ligado à predominância da osteogênese) foram estabelecidos como genes marcadores para predizer esse comprometimento fenotípico inicial que cada um dos pacientes pode conter, no perfil de suas células-tronco do ligamento periodontal. O grupo de pesquisa, portanto, inicia o estabelecimento de um painel gênico que pode direcionar a definição de perfil fenotípico de tais células.
O estudo foi financiado pela FAPESP e desenvolvido nas dependências do Laboratório de Pesquisa da UNIP.