Programa de pós-graduação da UNIP leva conhecimento científico para além dos muros da universidade

Entre os meses de abril e junho de 2021, foi realizada a disciplina Tópicos Especiais Aplicados à Educação, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Patologia Ambiental e Experimental (PPGPAE) da Universidade Paulista - UNIP. A disciplina faz parte de um programa de integração dos cursos de mestrado e doutorado com a educação básica, um intercâmbio previsto no Plano Nacional de Educação, e tem como principal objetivo levar conhecimento científico para além dos muros da Universidade. Os professores Eduardo F. Bondan e Thiago B. Kirsten foram os responsáveis pela edição deste ano.

Os professores, juntamente com uma turma de pós-graduandos do PPGPAE, apresentaram propostas para melhorar a qualidade de ensino da educação básica nas escolas públicas e promover a capacitação dos docentes dessas escolas. Como nas edições anteriores, os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof. Pedro Voss, localizada no município de São Paulo, SP, foram o público-alvo do projeto.

O objetivo principal da disciplina foi incentivar a inserção social dos pós-graduandos, isto é, seu engajamento em procurar soluções para promover a igualdade social, inserindo na vida de pessoas menos favorecidas o acesso à informação de qualidade. A inserção social é uma das alternativas mais eficazes para que a estrutura social se desenvolva numa perspectiva justa, na qual os valores humanos sejam privilegiados.

Devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19, a edição deste ano da disciplina se deu, excepcionalmente, toda de forma virtual. Os encontros entre os professores responsáveis, os alunos de pós-graduação e os responsáveis pela Escola Estadual, foram realizados especialmente via videoconferências pela plataforma Zoom.
O tema central a ser abordado não poderia ser outro senão a COVID-19. Ao longo dos encontros, foram elaborados conteúdos científicos e educativos especialmente formatados em linguagem de fácil entendimento para as crianças envolvidas no projeto. No total, 21 pós-graduandos participaram ativamente da disciplina.

Divididos em grupos, os alunos de pós-graduação criaram produtos que pudessem ser visualizados e manipulados pelos alunos da Escola Estadual, além de duas revistinhas de história em quadrinhos, com personagens infantojuvenis que, de maneira descontraída, falam sobre a origem do vírus, as formas de prevenção, a importância da vacinação e o risco das fake news envolvendo o tema. Cada revistinha contou ainda com jogos e atividades voltados para a faixa etária (jogo dos 7 erros, caça palavras, enigmas etc.) e dezenas de exemplares delas foram impressos para a distribuição na Escola Prof. Pedro Voss. Foi elaborado também um jogo de tabuleiro ao estilo “Jogo da Vida”, com perguntas e respostas sobre esses temas, e uma maquete de isopor para ensinar sobre as propriedades do vírus. Por fim, houve a produção de um vídeo (disponível no YouTube) para apresentar os impactos positivos e negativos da pandemia no meio ambiente.

Além dos formatos entregues na escola para a manipulação in loco das crianças, todos esses produtos foram disponibilizados em versão digital, para que os alunos pudessem também vê-los em smartphones juntamente com seus familiares, ampliando, assim, a disseminação do conteúdo científico-educativo. Para tanto, foram distribuídos banners na Escola Estadual contendo links e QR Codes para acessar os produtos digitais.


Toda a produção foi revisada cientificamente pelos professores do PPGPAE. Ao término da disciplina, os pós-graduandos entregaram o material (banners, jogos, revistinhas, maquete e folhetos informativos) na Escola Estadual Prof. Pedro Voss e os alunos puderam interagir e aprender com os produtos. A direção da escola confirmou o impacto positivo do material nas crianças e professores, divulgando inclusive o programa em suas redes sociais.