Professores do PPGEP da UNIP ministram curso on-line para a Universidade Normal de Pequim
Entre os dias 30 de novembro e 17 de dezembro de 2020, os professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Paulista - UNIP, doutor Biagio F. Giannetti, doutora Cecília Almeida e doutor Feni Agostinho, a convite da Beijing Normal University (BNU – Universidade Normal de Pequim), ministraram um curso para alunos de graduação e pós-graduação da universidade chinesa. O curso foi oferecido inteiramente on-line, via plataforma Zoom.
Intitulado Science-Based Evaluation System Centered in Food-Energy-Water (FEW) Nexus and Real Wealth, o curso teve como objetivo a troca de informações das principais características das ferramentas de contabilidade ambiental utilizadas para o diagnóstico e gerenciamento de sistemas de produção, visando atingir maiores níveis de sustentabilidade.O programa foi dividido em três módulos. O primeiro, ministrado pela doutora Cecília Almeida, definiu e explorou o Nexo Ambiental, apresentando as perspectivas dessa ferramenta para atender aos Objetivos de Sustentabilidade (ODS) da ONU, por intermédio do gerenciamento de recursos e da sustentabilidade.
No segundo módulo, o doutor Feni Agostinho apresentou algumas das ferramentas de avaliação da sustentabilidade utilizadas pelos professores do Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProMA) da UNIP em suas pesquisas, tais como: Modelo de Sustentabilidade de Cinco Setores (5SEnSU); Procedimento de Avaliação da Sustentabilidade em Processos de Operação e Produção (SUAPRO); e Método Multiescalar de Avaliação de Sustentabilidade (SUMMA).
No terceiro e último módulo, o doutor Biagio F. Giannetti explorou os conceitos da Contabilidade Ambiental e Emergia, desde seus conceitos básicos, construção de diagramas e modelos mentais, até a aplicação da ferramenta em pesquisas realizadas pelos professores do LaProMA-UNIP. Além disso, o professor apresentou conceitos de resiliência e sustentabilidade, o Projeto SUNSHINE e, por fim, projetou oito possíveis mundos pós-COVID-19.
A UNIP e a Beijing Normal University são signatárias de um convênio de cooperação científica que tem possibilitado várias ações acadêmicas conjuntas, entre as quais a nomeação dos doutores Biagio F. Giannetti (desde 2016) e Feni Agostinho (desde 2018) como integrantes do Programa Chinês de Recrutamento de Especialistas Estrangeiros pela BNU.