UNIP proporciona vivência internacional aos alunos
Com o propósito de formar líderes preparados para atuarem de maneira eficaz no mercado global, a Universidade Paulista - UNIP empenha-se para gerar oportunidades de estudo e pesquisa no exterior para seus alunos, assim como atrair o interesse de estrangeiros pelo Brasil.
Atualmente, a UNIP mantém cooperação com 125 instituições e agências internacionais de ensino por meio da área de Internacionalização Acadêmica. O objetivo do setor é promover o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas com intercâmbios de professores, alunos e pesquisadores; atividades de pesquisa conjunta; publicações no âmbito nacional e internacional; colaboração e participação em seminários e encontros acadêmicos; troca de material didático e outras informações; concepção de programas acadêmicos internacionais e projetos específicos para a graduação, pós-graduação, programas de mestrado e doutorado.
Stephanie Freitas Pinheiro, aluna de Economia, fez intercâmbio virtual na Universidade de Piura, no Peru, e aprovou a experiência. “Desde o primeiro contato com a área, o suporte foi excelente. Foi feito um trabalho incrível, motivando todos que chegam em busca de uma oportunidade internacional”, declara.
A estudante conta que recebeu ajuda durante todo o trâmite. “Além de divulgar as vagas e fazer o processo de seleção, após aprovada, o departamento de Internacionalização da Unip deu-me todas as diretrizes de como eu deveria prosseguir. Foi feita minha inscrição, o envio da documentação e a intermediação dos primeiros contatos com a universidade que estava concedendo a bolsa”, afirma.
Quando questionada a respeito de como foi a experiência, Stephanie disse que se surpreendeu com a organização e o nível de excelência da universidade; ela adquiriu amadurecimento, um grande aprendizado em sua área de estudo e, sobretudo, um enorme crescimento pessoal. “Relacionei-me com alunos, ainda que de maneira virtual, que demonstraram muito sobre seu país e sua cultura. Com isso, criei amizades e um vínculo muito grande com o Peru. Termino meu intercâmbio com uma perspectiva diferente da que tinha no começo do ano, com um olhar muito mais amplo e culturalmente mais abrangente e, claro, com o desejo de conhecer mais de perto o povo e as terras peruanas.”
A Universidad Abierta Interamericana (UAI), na Argentina, foi a escolha do aluno de Psicologia Mateus Cardeal de Oliveira Lima. Com o auxílio do setor de Internalização da UNIP, ele cursou Psicologia Jurídica Forense. “O departamento consegue transmitir de forma muito clara, segura e profissional possibilidades incríveis de aperfeiçoamento acadêmico e pessoal. O curso de internacionalização, utilizado como premissa para habilitar alunos a realizarem inscrições a bolsas, é exemplar. Todo suporte, atenção e cuidado que fornecem ao aluno fizeram-me sentir que, entre todas as opções de universidades disponíveis para iniciar minha graduação, acertei em cheio ao escolher a Universidade Paulista”, comenta.
Mateus conta que a experiência foi espetacular. Além das aulas, fez muitos trabalhos individuais e em grupo, aperfeiçoou-se nessa área da Psicologia e desenvolveu a língua espanhola. “Os argentinos gostam muito de trabalhos acadêmicos; durante o semestre letivo, fiz exatos 11 trabalhos, sem contar as participações em fóruns na plataforma da universidade. Aproveitei também para assistir a várias palestras sobre diferentes temas; inclusive, tive a honra de participar de um evento em que Nicolás Trotta, ministro da Educação da Argentina, e Martín Benavides, ministro da Educação do Peru, foram palestrantes. Sou grato à UNIP por proporcionar um momento tão enriquecedor em minha jornada acadêmica. Sem o suporte impecável do departamento de Internacionalização, nada disso seria possível! Convido todos os colegas universitários a conhecerem as incríveis oportunidades internacionais que a universidade nos oferece”, finaliza.
Conheça a área de Internacionalização Acadêmica da UNIP.