Pesquisadores da UNIP prestam tributo à obra e legado de Enzo Tiezzi em artigo científico
Os professores Biagio F. Giannetti, Cecília M. V. B. Almeida, Feni Agostinho e o doutorando Federico Sulis, todos integrantes do Laboratório de Produção e Meio Ambiente (LaProMA), do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIP, juntamente com pesquisadores da Universidade de Siena (Itália) e do Trinity College Dublin (Irlanda), publicaram um trabalho científico no qual discutem as contribuições de Enzo Tiezzi (1938-2010) para os dias atuais. Enzo Tiezzi foi um cientista italiano que promoveu o conceito de sustentabilidade mundialmente e trabalhou em seus fundamentos epistemológicos, adotando principalmente abordagens sistêmicas e transdisciplinares.
Tiezzi forneceu importantes contribuições para novos e mais amplos horizontes, superando as fronteiras entre os diferentes campos científicos e entre as esferas científica e humanística, sem deixar de enfatizar a beleza da biodiversidade e da diversidade cultural, em direção àquela abordagem holística em que a Natureza não é algo fora de nós, mas algo de que fazemos parte, como uma gota de água no oceano. Os conceitos desenvolvidos por ele em suas pesquisas são amplamente utilizados atualmente pelos pesquisadores da área de concentração Produção Mais Limpa e Ecologia Industrial, do PPGEP-UNIP.
A Rede de Avanços em Produção Mais Limpa (ACPN), que tem o professor Biagio Giannetti como fundador e diretor global, publicou em sua página uma homenagem a Enzo Tiezzi, relembrando os 10 anos de seu falecimento. O tributo e o link para o referido trabalho científico podem ser acessados por meio do site www.advancesincleanerproduction.net
Biagio Giannetti, em conversa com o professor Federico Pulselli, da Universidade de Siena, prestou depoimento sobre a vida e a obra de Enzo Tiezzi, destacando o impacto de suas ideias na formação do LaProMA. O vídeo está disponível na página do Facebook do Ecodynamics Group.