UNIP organiza on-line o Nono Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa

No dia 26 de maio de 2020, ocorreu o Nono Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa (9th IWACP), sediado na cidade australiana de Melbourne. A necessidade de isolamento social devido à COVID-19 acarretou uma mudança em seu formato. Diferentemente de todas as outras edições, o 9th IWACP foi realizado inteiramente on-line. Em aproximadamente 8 horas de material de cunho acadêmico, disponível gratuitamente por meio de um Logbook, é possível ter a experiência muito próxima de uma participação presencial.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção (PPGEP) da UNIP, em parceria com a Rede de Avanços em Produção mais Limpa (ACPN), com a Universidade Deakin e com o ARC Centre of Excellence for Electromaterials Science, foi responsável pela realização e organização do 9th IWACP na Austrália. Outras instituições também participaram para promover o sucesso do evento, tais como: UNIFI (Universidade de Florença, Itália), Universidade de Kent (Reino Unido), UNISON (Universidade de Sonora, México), Instituto de Tecnologia de Illinois (EUA), Universidade de Manitoba (Canadá) e CUC (Universidade de la Costa, Colômbia).

Realizado e organizado pela UNIP desde 2007, o IWACP é voltado para pesquisadores e profissionais das áreas de Engenharia de Produção e de Meio Ambiente, além de áreas correlatas. O evento deste ano contou com a apresentação de 274 trabalhos provenientes de 42 países, um webinar, 10 conferências e uma oficina de trabalho com enfoque nas novas abordagens sobre os avanços da produção mais limpa em todo o mundo. As atividades tiveram como objetivo estimular a discussão em torno do tema: Visando o Nexus Energia-Água-Alimento Sustentável: a contribuição para a Produção Mais Limpa.

Durante a programação on-line, foram abordados os seguintes assuntos:

- China-US: Integrated Systems Modeling of Food-Energy-Water (FEW) Nexus for Urban Sustainability – com Zhifeng Yang (Beijing Normal University, China).

- From Energy Efficiency to Cleaner Production. The Need to Widespread Environmental Concern – com Alexis Sagastume Gutierrez (Universidad de la Costa, Colômbia).

- Conceptual Frameworks and New Frontiers in Energy Justice – com Benjamin Sovacool (Sussex University, Reino Unido).

- The Energy Budget of Large-Scale Land Acquisitions: The Potential Role of Cleaner Production in Mitigating Climate Impacts – com Saleen Ali (University of Delaware, EUA).

- First Mover Advantages Amid a Clean Energy Boom – com Marilyn Brown (Georgia Institute of Technology, EUA).

- Electrochemical Energy Storage - Beyond 2020 – com Maria Forsyth (Deakin University, Austrália).

- Towards to 'Ammonia Economy' – com Doug MacFarlane (Monash University, Australia).

- Beyond Physical Flows to Cultural Complexities in Nexus Thinking: The Case of Biosolids-to-Biochar Transformation – com Lauren Rickards (RMIT University, Austrália).

- The Deakin Waurn Ponds Microgrid – com Adrian Panow (Deakin University, Austrália).

- Protecting Environmental Rights through International Grievance Mechanisms? – com Susan Park (University of Sydney, Austrália).

- Developing and Diffusing Fuel-Cell Vehicles: Governance Strategies and Experiences in Japan – com Gregory Trencher (Tonoku University, Japan).

 

Os pesquisadores Alexis Sagastume Gutierrez e Zhifeng Yang foram agraciados com o Prêmio ACPN, por representarem duas gerações da Rede em Avanços em Produção Mais Limpa (ACPN). Gutierrez foi premiado na categoria Pesquisador Jovem e Zhifeng Yang, na categoria Pesquisador Sênior.

O evento, que contou também com o apoio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, é um fórum multi e interdisciplinar de troca de informações e resultados de pesquisa sobre tecnologias, conceitos e políticas baseadas em uma produção mais limpa, projetado com o objetivo de auxiliar a mudança para uma sociedade sustentável. O professor do PPGEP da UNIP e fundador da ACPN, Biagio F. Giannetti, afirma: “Este tem sido um ano especial de grande aprendizado e de reflexão para a comunidade acadêmica. Mesmo com o isolamento social que a situação da pandemia recomenda, a comunidade acadêmica precisa continuar conectada e trocando experiências. Por este motivo, neste contexto tão particular, o evento foi realizado de forma on-line e gratuita.” 

Nesse sentido, ainda segundo Giannetti, “o evento foi realizado com sucesso e deixa um legado importante que pode ser consultado por meio de seu website, a qualquer momento. O IWACP 2020 alcançou números expressivos de participação de pesquisadores, com apresentação de trabalhos de alta qualidade. Mais do que nunca a comunidade científica da ACPN, chefiada pela UNIP, mostra sua liderança no mundo acadêmico, apresentando estudos que promovem as desejadas mudanças que o desenvolvimento sustentável exige.”