Segundo Workshop Internacional em Indústria 4.0

O Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da UNIP realizou o Segundo Workshop Internacional em Indústria 4.0, nos dias 1º e 2 de outubro, no campus Indianópolis. 

O evento foi organizado pelos professores do Grupo de Pesquisa da UNIP/CNPq Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais, José Benedito Sacomano, Márcia Terra da Silva, Rodrigo Franco Gonçalves e Silvia Helena Bonilla, juntamente com o professor convidado Walter Cardoso Sátyro. Contou ainda com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP.

Na manhã do primeiro dia, a sessão de abertura foi composta pela coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP, Marina da Camino Ancona Lopez Soligo, pelo coordenador do Programa de Doutorado em Engenharia de Produção da UNIP, Oduvaldo Vendrametto, e pelo diretor-executivo de Tecnologia da ABIMAQ, João Alfredo Saraiva Delgado. Falando sobre o tema Industry 4.0 from ABIMAQ´s Vision, Delgado demonstrou excelente domínio tecnológico do assunto e apresentou um panorama completo da realidade atual do país em termos de inovação dos processos de produção nas indústrias.

No período da tarde, o presidente da VDI – Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, Maurício Muramoto, proferiu a palestra Good German Practices for Industry 4.0, propiciando uma discussão científica interativa com a plateia, composta por professores, estudantes e profissionais da área.

No segundo dia, o diretor-geral da Kuka Roboter do Brasil, Edouard Mekhalian, apresentou o tema World Advances and Challenges of Robotics in Brazil, provocando um debate sobre o uso de robôs colaborativos em empresas do Brasil e do mundo. À tarde, a palestra Rethinking Quality with Industry 4.0, proferida pelo CEO da Hexagon, Danilo Lapastini, trouxe uma reflexão, por sua vez, sobre o conceito de qualidade no âmbito da Indústria 4.0.

O Segundo Workshop Internacional em Indústria 4.0 foi um evento gratuito e aberto para a participação de professores, estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais interessados em aprimorar os conhecimentos nas áreas de inovação e novas tecnologias.