Aluno de Psicologia realiza intercâmbio no Uruguai e participa de Jornada de Psicologia na Argentina

Em agosto de 2018, o aluno do curso de Psicologia do campus Bauru, José Augusto Santos de Oliveira, participou do processo seletivo da Universidade para concorrer à bolsa Ibero-Americana Santander Universidades, com apoio da área de Internacionalização Acadêmica da UNIP. O aluno contou com o incentivo do coordenador do curso de Psicologia na unidade, Ulisses Herrera Chaves.

Após ter sido selecionado, o país escolhido para a realização do intercâmbio foi o Uruguai, para onde José Augusto embarcou no segundo semestre de 2019. “Viver em Montevidéu e compartilhar a cultura com o povo do Uruguai tem sido uma experiência incrível. Meus estudos estão sendo realizados na Universidad de la República Uruguay (UdelaR), por meio de uma parceria com a UNIP”, conta o aluno.

O estudante tem ampliado seu aprendizado acadêmico e vivenciado a forma como os uruguaios abordam suas políticas públicas, com pautas diferenciadas de outros países da América Latina. “Estudo espanhol por meio do programa de ensino de línguas da UdelaR, aperfeiçoando o conhecimento do idioma na convivência cotidiana. Além disso, participo de um grupo de extensão de formação de tutores denominado Grupo Tutoria entre pares-territorialidad, o qual medeia o acesso e a permanência na universidade, garantindo sua democratização. Também compartilho com os uruguaios determinados conhecimentos estudados no Brasil, tais como o psicodiagnóstico interventivo fenomenológico existencial e os estudos sobre Paulo Freire.”

No intercâmbio, o aluno já teve a oportunidade de apresentar, na Jornada de Psicologia Social Comunitária, que ocorreu na Universidade de Buenos Aires – UBA (Argentina), um estudo de caso realizado por meio de uma análise biopsicossocial sobre a tragédia de Mariana, em Minas Gerais. O trabalho foi orientado pela professora da UNIP, Fernanda Antunes Alves Costa. “Em tempos de muitas tragédias ambientais no Brasil, fomos parabenizados pelo trabalho realizado e convidados pelo coordenador da jornada de Psicologia Social Comunitária, Eduardo Tissera, a retornar para futuros eventos na Universidad de Buenos Aires. Além disso, sigo compartilhando a experiência com professores e alunos na Universidad de la República”, relatou José Augusto.