Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção participa da EXPOMAFE 2019

O Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da UNIP, representado pelo Grupo de Pesquisa sobre Indústria 4.0, liderado pelo professor José Benedito Sacomano, marcou presença na Segunda EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial. O evento foi realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), de 7 a 11 de maio de 2019, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

A EXPOMAFE 2019 contou com mais de 750 marcas expositoras, nacionais e internacionais, representando uma grande possibilidade de aprendizagem e intercâmbio de ideias, além de propiciar novas oportunidades para expositores e visitantes. Quatro instituições privadas de ensino participaram da feira, entre elas a UNIP, que se destacou com seu estande, no qual apresentou soluções para a Indústria 4.0, como a impressora 3D, e kits CLP de ensino, desenvolvidos pela Universidade e expostos para testes. A impressora 3D funcionou durante todos os dias do evento, para que alunos e visitantes pudessem se familiarizar com essa nova possibilidade de impressão. No estande, também ficou em exposição o livro Indústria 4.0, escrito por professores e alunos do Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção da UNIP e publicado pela Editora Blucher.

A UNIP colaborou ainda nas atividades do Parque de Ideias, promovendo palestras e discussões. A convite da Universidade, o professor da USP Mauro de Mesquita Spinola falou das Pesquisas internacionais sobre a Indústria 4.0, destacando os elementos tecnológicos da quarta revolução industrial, como a Internet das Coisas, a Internet de Serviços e os sistemas físicos-cibernéticos. Já o professor José Benedito Sacomano e seu orientando Pedro Gabriel Ferreira discorreram sobre O papel do ensino da Engenharia na Indústria 4.0. Eles destacaram a mudança de paradigmas gerada com a nova Revolução Industrial e a necessidade de se definir um arcabouço conceitual para estudar o impacto dessas transformações nas atividades produtivas. Em seguida, apresentaram o projeto de pesquisa do doutorando Pedro Ferreira, que propõe uma nova forma de ensino para os alunos dos cursos de Engenharia da UNIP, visando sua capacitação para atuarem adequadamente no mercado de trabalho.

O Programa de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção tem contribuído para o entendimento do fenômeno da Indústria 4.0 de forma inovadora, com disciplinas que integram aspectos conceituais e palestras de diretores de empresas que trabalham com as novas tecnologias e oferecem o seu know-how aos estudantes.