Professores do PPGEP participam de Semana Internacional na Universidade Politécnica de Bialystok

Entre os dias 8 e 12 de abril, os professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Paulista - UNIP, João Gilberto Mendes dos Reis e Márcia Terra da Silva, participaram da Semana Internacional da Universidade Politécnica de Bialystok (BUT), na Polônia.

O evento reuniu 53 participantes de 28 países e teve fomento do programa europeu de apoio à ciência, conhecido como Erasmus+. A Semana Internacional de Bialystok foi organizada visando promover maior contato entre os participantes para o desenvolvimento de parcerias, intercâmbio de estudantes e professores, formação de grupos de pesquisa e publicação conjunta de artigos científicos. Além de possibilitar a troca de conhecimentos, a Semana contou com palestras e apresentação das universidades pelos congressistas e pelos anfitriões poloneses, bem como reuniões com os diretores das faculdades presentes.

Na ocasião, o professor João Gilberto ministrou aula sobre Logística no Agronegócio (Logistics in Agribusiness Supply Chains), enquanto a professora Márcia Terra abordou o tema O trabalho na Indústria 4.0 (Working in Industry 4.0). Foi uma oportunidade para os docentes da UNIP compartilharem com alunos e professores poloneses as pesquisas que vêm realizando no PPGEP.

A participação deles na referida Semana Internacional fez parte da parceria estabelecida entre a Universidade Politécnica de Bialystok e a UNIP, por meio do Setor de Internacionalização Acadêmica, dirigido pela professora Laura Ancona Lopez Freire, também coordenadora institucional do Erasmus+ para a UNIP. Os resultados foram imediatos, como a cooperação futura em pesquisa, o intercâmbio de alunos e professores da pós-graduação e a possibilidade de cooperação no âmbito de cursos de dupla titulação, não só com a instituição anfitriã mas também com aquelas dos diversos países ali representados. Nesse sentido, já no segundo semestre de 2019, um professor da Politécnica de Bialystok irá participar de cursos na pós-graduação stricto sensu da UNIP, por uma semana.

Para o PPGEP, significa mais um passo para fortalecer seu processo de internacionalização, na sua contínua ascensão junto ao sistema de avaliação da Capes, e para a UNIP, representa um marco a mais na sua consolidação como grande centro de pesquisa de referência nacional e internacional.