Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção organiza sessão especial em evento na Alemanha

Após o sucesso da sessão especial de 2016, apresentada durante a Conferência Internacional sobre Avanços em Sistemas de Gerenciamento de Produção (International Conference on Advances in Production Management Systems), ocorrida no Brasil, em Foz do Iguaçu (PR), o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UNIP (PPGEP-UNIP) continua sua atuação marcante no processo de internacionalização do Programa. Realizada este ano na cidade de Hamburgo, Alemanha, entre os dias 3 e 7 de setembro, a Conferência contou com mais de 150 integrantes de 28 países.

 

Nesta edição, o PPGEP organizou uma sessão temática chamada Production Management in Food Supply Chains, que visou discutir a questão da produção de alimentos. Com a população mundial superando 7 bilhões de pessoas e com previsão de chegar a quase 10 bilhões em 2050, tudo que se refere à produção e à redução das perdas e desperdícios de alimentos passou a ser de fundamental importância para governos e organizações de gestão e fomento.

 

Nesse sentido, a sessão buscou abordar questões de logística e produção que possam auxiliar na melhoria do processo de produção de alimentos e na redução das perdas ao longo das cadeias de suprimentos. Desta vez, foram apresentados nove trabalhos de profissionais e estudantes de oito países. O professor João Gilberto Mendes dos Reis  destaca a relevância da iniciativa do PPGEP-UNIP: “Estamos plantando a semente para o desenvolvimento de pesquisas que promovam a ampliação do volume de alimentos disponível, bem como a redução das perdas nas cadeias de suprimentos.”

 

Cabe salientar ainda que o Programa, por meio seus grupos de pesquisa – como o Grupo de Estudo das Redes Produtivas do Agronegócio e o RESUP - Grupo de Pesquisa em Redes de Suprimentos e Qualidade e Produtividade –, vem desenvolvendo pesquisas que visam contribuir para reduzir os efeitos desse problema e, nessa perspectiva, a sessão especial trouxe enormes contribuições para a temática.

 

Neste ano, três professores e cinco alunos da UNIP participaram da Conferência. O professor Oduvaldo Vendrametto destaca “a importância dos alunos e professores em um evento que recebeu apreciação especial na avaliação da CAPES como sendo um dos pilares do Programa, reconhecido por esta entidade na Avaliação Quadrienal de 2017 com nota 5 de 7. Esses eventos, além de aumentar a bagagem científica, modificam a maneira como os estudantes enxergam o mundo por meio da convivência com outras culturas.”

 

A edição de 2018 será na Coreia do Sul e espera-se um crescimento na participação de integrantes e conferencistas da UNIP e de outros países.